Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Atualizado em 28 de novembro de 2023.
Uma VPN, ou rede privada virtual, é um serviço que protege sua conexão de internet e sua privacidade online. Ela funciona criptografando sua conexão de internet, mascarando seu endereço IP e permitindo utilizar redes Wi-Fi públicas com segurança. Uma VPN cria uma rede privada criptografada dentro da rede pública, fornecendo uma camada extra de segurança e privacidade. Ela pode ajudar a impedir que cibercriminosos coletem seus dados para vender na dark web ou para usá-los em ataques cibernéticos direcionados contra você.
Continue lendo para saber mais sobre como uma VPN funciona, os diferentes tipos de VPNs, os benefícios de utilizar uma e como ela melhora sua postura de segurança cibernética.
Como uma VPN funciona?
Uma VPN funciona conectando o usuário a um servidor de forma segura e anônima. Sem uma VPN, um usuário é conectado diretamente à internet por meio do provedor de serviços de internet (ISP) sem qualquer proteção. No entanto, com uma VPN, o usuário se conecta a um cliente VPN que encaminha o tráfego de internet para um servidor de VPN através de uma conexão criptografada, conhecida como túnel. Em seguida, o servidor de VPN transmite o tráfego do usuário para a internet sob o endereço IP do servidor de VPN.
O roteamento do tráfego de internet através de um servidor de VPN cria um túnel criptografado que permite a conexão segura dos usuários ao servidor de VPN. Isso impede que o ISP ou qualquer outro terceiro veja seus dados, pois o tráfego é criptografado e apenas o usuário e o servidor de VPN possuem a chave de descriptografia.
Uma VPN também mascara o endereço IP do usuário, já que o endereço IP do servidor de VPN é utilizado para acessar a internet, ao invés do endereço IP real do usuário.
Quais são os tipos de VPNs?
Diferentes tipos de serviços de VPN conectam você a um servidor de VPN. Um servidor fica entre o seu dispositivo e o serviço da web desejado.
VPN pessoal
Uma VPN pessoal, também conhecida como VPN “comercial” ou para “consumidores”, refere-se a serviços destinados ao uso pessoal. VPNs pessoais confiáveis criptografam sua conexão e ocultam sua identidade online. Elas permitem alterar sua localização geográfica, garantindo que sua segurança não seja comprometida.
VPN de acesso remoto
Uma VPN de acesso remoto, também chamada de VPN baseada em cliente ou VPN cliente-servidor, permite conectar seu dispositivo a uma rede privada fora do escritório da sua organização. A criptografia de VPN é utilizada para segurança e proteção dos dados enquanto são transferidos para dentro e fora da rede privada.
VPN ponto a ponto
Uma VPN ponto a ponto conecta várias redes em diferentes locais. Por exemplo, se uma empresa possui dois escritórios, uma VPN ponto a ponto poderia ser utilizada para conectá-los ao escritório central. Esse tipo de VPN é comumente utilizado por organizações com várias unidades em regiões diferentes de um país ou do mundo.
VPN móvel
Uma VPN móvel pode ser a melhor opção se você não tiver uma conexão estável na mesma rede durante a sua sessão. Com uma VPN móvel, a conexão é mantida mesmo ao mudar de rede Wi-Fi ou de dados móveis, ao perder sua conexão ou desligar seu dispositivo.
Quais são os benefícios de utilizar uma VPN?
Uma VPN permite utilizar a internet com segurança criando uma conexão criptografada para os seus dados, tornando sua atividade online irrastreável. Aqui estão os benefícios de utilizar uma VPN.
Conexão segura
Ao transmitir seus dados por uma rede desprotegida, como uma rede Wi-Fi pública, cibercriminosos podem acessar seus dados. Cibercriminosos podem usar seus dados para lançar ataques de phishing direcionados e tentar roubar suas informações pessoais. Normalmente, eles utilizam ataques man-in-the-middle (MITM) que aproveitam redes inseguras ou fabricadas para interceptar comunicações e roubar dados confidenciais.
Uma VPN cria uma conexão de internet segura que é criptografada, tornando os dados transmitidos ilegíveis para qualquer pessoa que tente espioná-lo. Isso permite acessar com segurança dados confidenciais, como suas informações financeiras ou credenciais de login sem qualquer acesso não autorizado. Uma VPN oferece proteção contra alguns tipos de ataques MITM, uma vez que sua conexão de internet é criptografada e os dados enviados não podem ser lidos por cibercriminosos.
Permaneça anônimo online
Sites e aplicativos podem rastrear sua atividade online sem o seu conhecimento. Terceiros tentam coletar seus dados e reunir informações sobre você. Cibercriminosos usam esses dados coletados para vender na dark web ou lançar ataques de phishing direcionados.
Uma VPN mantém sua atividade online anônima mascarando seu endereço IP. Com uma VPN, o endereço IP do servidor de VPN é utilizado ao invés do endereço IP do usuário. Isso torna a atividade online do usuário irrastreável e impossível de ser coletada por adware ou cibercriminosos.
Evite a limitação da largura de banda
A limitação da largura de banda ocorre quando a velocidade da sua internet é reduzida intencionalmente pelo seu ISP ou por alguém que tenha controle sobre o desempenho da sua rede Wi-Fi, como um administrador de rede. Normalmente, a limitação de largura de banda ocorre quando há atividades online com alta transferência de dados, como jogos, streaming e downloads de arquivos grandes. A limitação também pode ocorrer ao atingir seu limite de uso de dados.
Como a limitação da largura de banda às vezes é acionada pelos sites que acessa ou pelo tipo de atividade realizada, se o seu ISP não puder ver o fluxo de dados que entra e sai do seu dispositivo, ele não poderá limitá-lo. Uma VPN ajuda a evitar a limitação da largura de banda, pois oculta seu tráfego do seu ISP.
Uma VPN me manterá seguro online?
Embora as VPNs protejam suas atividades online contra usuários não autorizados, você não deve confiar exclusivamente nelas para permanecer seguro online. As VPNs fornecem apenas uma proteção limitada contra cibercriminosos. Embora as VPNs o protejam contra alguns tipos de ataques MITM, elas não o protegem contra todos eles. As VPNs não protegem contra outras ameaças cibernéticas, como malwares e engenharia social. É preciso seguir as práticas recomendadas de segurança cibernética e utilizar soluções adicionais de segurança cibernética para permanecer seguro online.
Use senhas fortes e exclusivas
É necessário utilizar senhas fortes e exclusivas para proteger suas contas online. Uma VPN pode criptografar seus dados, mas ela não protege suas contas online contra ataques relacionados a senhas. Uma VPN protegida por uma senha fraca pode ser suscetível a ataques relacionados a senhas, como os ataques de força bruta. Os ataques de força bruta são um tipo de ataque cibernético que utiliza tentativa e erro para descobrir as credenciais de login de um usuário.
É necessário utilizar senhas fortes e exclusivas para dificultar que cibercriminosos quebrem suas senhas, especialmente a senha da sua VPN. Uma senha forte é uma combinação única de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais com pelo menos 16 caracteres. Deve omitir quaisquer informações pessoais, números sequenciais ou letras e palavras de dicionário comumente usadas.
Com tantas contas online, pode ser difícil memorizar todas as suas senhas fortes e exclusivas. É por isso que você precisa de um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena com segurança e gerencia suas informações pessoais dentro de um cofre criptografado. Ele ajuda a fortalecer suas senhas identificando qualquer senha fraca. Ele também ajuda a criar senhas fortes utilizando um gerador de senhas integrado. Com um gerenciador de senhas, é fácil e seguro fazer login nas suas contas online.
Instale um software antivírus
Embora uma VPN crie uma conexão segura e oculte seus dados, ela não protege o seu dispositivo contra uma infecção de malware. Um malware pode ser instalado a partir de anexos ou sites maliciosos. Ao clicar nesses anexos e sites maliciosos, eles instalam um malware no seu dispositivo. É preciso ter um software antivírus para se proteger contra ataques de malware. Um software antivírus previne, detecta e remove vírus e malwares conhecidos do seu dispositivo antes que ele seja infectado.
Habilite a MFA
A autenticação multifator (MFA) é uma medida de segurança que exige uma verificação de identidade através de formas adicionais de autenticação. Antes de obter acesso à sua conta, é necessário fornecer suas credenciais de login e uma prova da sua identidade, como uma autenticação biométrica ou um código de uso único.
A MFA fornece uma camada extra de segurança para suas contas online e impede que cibercriminosos que comprometeram suas credenciais de login obtenham acesso às suas contas. Você deve habilitar a MFA em todas as suas contas online para protegê-las contra cibercriminosos, especialmente na sua VPN.
Reconheça tentativas de phishing
Uma VPN não o protege contra ataques de phishing e outros tipos de golpes semelhantes. Um ataque de phishing é um tipo de ataque cibernético que tenta enganar usuários a revelar suas informações pessoais. Cibercriminosos enviam mensagens com um link ou anexo malicioso esperando que você clique nele. Após clicar no link malicioso, você é direcionado para um site falso que instala um malware no seu dispositivo ou o engana para que revele suas informações pessoais.
É preciso saber reconhecer tentativas de phishing para proteger suas informações pessoais. Alguns dos sinais de tentativas de phishing a serem observados são remetentes suspeitos, links ou anexos não solicitados, solicitações urgentes de informações confidenciais, e erros de gramática ou ortografia.
Apenas utilizar uma VPN não é uma solução de segurança cibernética
Utilize uma VPN para criar uma conexão segura e tornar sua atividade online irrastreável para outras pessoas. No entanto, não dependa apenas de uma VPN para permanecer seguro online. Uma VPN pode apenas proteger seu tráfego de internet contra acesso não autorizado. Uma VPN não o protege de outros ataques cibernéticos, como malwares ou phishing. É necessário implementar práticas recomendadas de segurança cibernética e investir em soluções de segurança cibernética, como um gerenciador de senhas.
Um gerenciador de senhas ajuda a proteger suas informações pessoais contra cibercriminosos, como credenciais de login, números de cartões de crédito e outras informações confidenciais. Ele ajuda a impedir que suas informações pessoais caiam em mãos erradas. Juntos, uma VPN e um gerenciador de senhas podem proteger seus dados online contra cibercriminosos e ajudá-lo a evitar violações de segurança.
O Keeper® Password Manager oferece uma solução de gerenciamento de senhas que protege suas informações pessoais utilizando criptografia de confiança zero e conhecimento zero. Isso garante que apenas você tenha acesso às suas informações pessoais. Inscreva-se para uma avaliação gratuita para começar a proteger seus dados online.