Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Não, usar redes Wi-Fi públicas em aeroportos não é seguro porque você pode compartilhar seus dados privados sem saber com um cibercriminoso. Como as redes públicas não são seguras e os aeroportos estão cheios de pessoas em movimento, os cibercriminosos as atacam com frequência para roubar informações confidenciais e obter acesso às contas online das vítimas.
Continue lendo para saber por que é tão perigoso usar o Wi-Fi do aeroporto e como se manter seguro se você precisar usá-lo durante uma viagem.
Os riscos de usar o Wi-Fi do aeroporto
Embora possa ser conveniente usar o Wi-Fi do aeroporto quando você está sentado em um portão para seu voo, há muitos riscos envolvidos com o uso de redes Wi-Fi públicas de aeroportos.
Falta de proteção adequada
Os aeroportos veem milhares de pessoas diferentes a cada dia, e qualquer pessoa pode se conectar a redes Wi-Fi públicas de aeroportos. Como as pessoas estão viajando de todo o mundo, você nunca pode ter certeza das intenções de alguém ao se conectar a redes Wi-Fi públicas. Alguém no próximo portão pode ser um hacker esperando que você se conecte à rede Wi-Fi pública do aeroporto. Como a rede Wi-Fi pública nos aeroportos está desprotegida, você corre o risco de se conectar a ela e ter suas informações privadas roubadas por cibercriminosos.
Malware
O uso de redes Wi-Fi públicas torna suas informações vulneráveis a qualquer pessoa com intenções maliciosas. Os hackers podem estar se escondendo em plena vista e podem instalar malwares no seu dispositivo sem que você esteja ciente. Um malware pode infectar seu dispositivo se você clicar em uma mensagem de phishing, acessar um site falsificado ou baixar arquivos ou aplicativos maliciosos na internet. Ao usar redes Wi-Fi públicas, como as disponíveis em aeroportos, você compromete a segurança de suas informações e dados privados.
Ataques indiretos (MITM)
Os ataques indiretos (MITM) envolvem um cibercriminoso que intercepta os dados enviados entre duas pessoas. O objetivo dos ataques MITM é roubar dados privados ou confidenciais, como informações financeiras. Como o nome sugere, o intermediário nesse esquema é o cibercriminoso que manipulará redes Wi-Fi públicas para interceptar o tráfego e coletar dados privados. Ao se conectar a redes Wi-Fi de aeroportos desprotegidas, você aumenta muito seu risco de ser alvo de ataques MITM, pois qualquer pessoa pode fazer login e interceptar o tráfego da web.
Invasão de roteadores
Quando um cibercriminoso hackeia um roteador WiFi, ele pode obter o controle dos dados da internet e instalar malwares, o que afetaria qualquer outra pessoa que esteja conectada à rede. Se um hacker fez isso com a rede Wi-Fi do aeroporto e você se conectou à rede pública, seu dispositivo correria o risco de ser infectado por um malware, pois o hacker controla o roteador.
Como se manter seguro utilizando o WiFi do aeroporto
Apesar dos riscos potenciais de usar redes Wi-Fi públicas de aeroportos, ainda há algumas maneiras seguras de usar redes Wi-Fi públicas de aeroportos, se necessário, sem comprometer a segurança dos seus dispositivos. No entanto, a maneira mais segura de se manter conectado no aeroporto é usando seu ponto de acesso móvel em vez de usar o Wi-Fi do aeroporto. Se você não tiver um ponto de acesso móvel, veja mais algumas dicas sobre como se manter seguro quando precisar usar o Wi-Fi do aeroporto.
Use uma rede privada virtual (VPN)
Para proteger sua privacidade online quando estiver em uma rede pública, use uma rede privada virtual (VPN). Uma VPN criptografa sua conexão de internet e permite que você use redes Wi-Fi públicas com segurança criando uma camada extra de segurança. As VPNs impedem que cibercriminosos coletem suas informações privadas se assumirem o controle de uma rede Wi-Fi pública.
Não faça login em contas confidenciais
Enquanto você estiver no aeroporto ou usando qualquer outro tipo de rede Wi-Fi pública, evite fazer login nas suas contas confidenciais. Como você nunca sabe se uma rede Wi-Fi pública foi comprometida, a última coisa que você quer fazer é verificar sua conta bancária enquanto estiver conectado ao Wi-Fi do aeroporto, pois isso pode dar a um hacker acesso às suas informações financeiras.
Certifique-se de que suas contas online estejam seguras
Proteja suas informações privadas garantindo que suas contas online tenham senhas fortes e a autenticação multifator (MFA) habilitada em todos os lugares que estiverem disponíveis. Uma senha é considerada forte se tiver pelo menos 16 caracteres consistindo em uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Ao usar senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas online, você tornará mais difícil para cibercriminosos obterem acesso às suas informações privadas.
A MFA é outra opção para adicionar segurança adicional às suas contas online. O objetivo da MFA é exigir uma forma extra de identificação para verificar sua identidade, como uma impressão digital, sua localização geográfica ou uma resposta exclusiva a uma pergunta de segurança, entre outras opções. Ao habilitar a MFA nas suas contas, você estará protegendo suas contas contra cibercriminosos, mesmo que eles tenham suas credenciais de login, porque precisarão fornecer as informações adicionais que apenas você conhece.
Você também pode usar uma passkey, que não exige uma senha, mas é uma forma de MFA. Uma passkey é um autenticador que está ligado a um dispositivo específico ou ao seu gerenciador de senhas, e usa um PIN, padrão de deslizamento ou até mesmo informações biométricas para confirmar sua identidade. Pense em determinados aplicativos que podem exigir seu Face ID; se você tiver seu dispositivo e ele reconhecer seu rosto, ele permitirá que você entre no aplicativo. As passkeys tornam suas contas online mais seguras porque cibercriminosos não podem fazer phishing ou roubar passkeys da mesma maneira que podem roubar uma senha.
Instale um software antivírus no seu dispositivo
Você pode proteger seu dispositivo e informações privadas instalando um software antivírus. Um software antivírus verifica seu dispositivo, detecta malwares ou vírus e os remove antes que possam infectar seu dispositivo. Como um software antivírus tem seu próprio banco de dados de vírus conhecidos, ele verificará e comparará as informações do seu dispositivo com vírus conhecidos. Se encontrar uma correspondência, ele excluirá o vírus do seu dispositivo. É incrivelmente útil ter um software antivírus instalado no seu dispositivo para evitar que malwares infectem seu dispositivo por meio de redes Wi-Fi públicas.
Mantenha seus dados protegidos ao viajar
Viajar é estressante o suficiente sem ter que se preocupar com a segurança dos seus dispositivos e dados privados. Não coloque suas informações pessoais em perigo conectando-se a redes Wi-Fi públicas de aeroportos. Em vez disso, confie no seu ponto de acesso móvel, use uma VPN, instale um software antivírus e crie senhas fortes para manter suas contas online seguras.
Comece a criar e gerar senhas fortes e exclusivas hoje com o Keeper Password Manager ao começar sua avaliação gratuita de 30 dias.