Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Atualizado em 6 de novembro de 2023.
A segurança cibernética é importante porque os ataques cibernéticos estão aumentando em frequência, geram custo para organizações e indivíduos e estão se tornando mais avançados devido ao uso crescente da inteligência artificial (IA) para realizá-los. A segurança cibernética também é importante porque ajuda a manter seus dados protegidos e minimiza o risco de ter sua identidade roubada.
Continue lendo para saber mais sobre a segurança cibernética e as práticas recomendadas que você deve seguir para se manter seguro on-line.
O que é segurança cibernética?
A segurança cibernética refere-se às medidas, tecnologia ou práticas implementadas para evitar ou minimizar o risco de redes, dispositivos e dados serem acessados por indivíduos não autorizados. Esses indivíduos são frequentemente chamados de cibercriminosos. Quando os cibercriminosos ganham acesso a sistemas e dados, seu principal objetivo é roubar os dados para usar para fins maliciosos e ganho monetário.
Cinco razões pelas quais a segurança cibernética é importante
Aqui estão cinco razões pelas quais é importante implementar e praticar ativamente a segurança cibernética.
Os ataques cibernéticos estão aumentando em frequência
De acordo com o Relatório de segurança semestral de 2023 da Check Point, houve um aumento de 8% nos ataques cibernéticos semanais no segundo trimestre de 2023 globalmente. Esse é o aumento mais significativo em ataques cibernéticos em dois anos.
À medida que os ataques cibernéticos aumentam, é importante ter medidas em vigor para minimizar o risco. Quando uma organização ou pessoa é afetada por um ataque cibernético, ele pode deixar um dano significativo que não só leva tempo para ser restaurado, mas também tem um custo alto.
Os ataques cibernéticos geram custo
O custo de um ataque cibernético varia de acordo com o tipo de ataque. De acordo com o Relatório de práticas de senhas dos EUA de 2022 do Keeper Security, 55% dos entrevistados foram vítimas de pelo menos um ataque cibernético e dinheiro foi roubado como resultado. Em média, os entrevistados perderam 378 dólares. No entanto, esse número não inclui os gastos ocultos dos ataques cibernéticos, que também incluem o dinheiro e o tempo necessários para se restaurar do incidente.
A IA está tornando os ataques cibernéticos mais avançados
A IA é um tipo de tecnologia que pode imitar a inteligência humana. A IA pode reconhecer padrões, tomar decisões e resolver problemas por conta própria, sem precisar da atenção de um humano. Você pode estar familiarizado com grandes modelos de linguagem como o ChatGPT, que é uma ferramenta específica de IA. À medida que essas ferramentas se tornam mais avançadas, os cibercriminosos estão tirando proveito delas para realizar vários tipos de ataques cibernéticos, como quebra de senhas, geração de e-mails de phishing sem erros, personificação das vozes das pessoas para realizar ataques de vishing e criação de deepfakes. As deepfakes são quando a IA é usada para criar imagens e vídeos falsos, normalmente fazendo alguém parecer com alguém que não é. As deepfakes são comumente usadas por cibercriminosos para espalhar informações falsas.
A segurança cibernética ajuda a manter seus dados protegidos
Usar práticas recomendadas de segurança cibernética garante que seus dados estejam sempre protegidos, mesmo no pior dos casos. Ao tomar precauções, como usar senhas fortes para cada uma de suas contas e garantir que você armazene seus dados confidenciais em um local seguro e criptografado, você pode evitar que seus dados cheguem às mãos de cibercriminosos, mesmo quando eles tentam atingir você.
A segurança cibernética minimiza o risco de roubo de identidade
O roubo de identidade é um objetivo comum para muitos cibercriminosos. Ao lançar ataques cibernéticos, os cibercriminosos tentarão roubar suas informações confidenciais para poderem usá-las para assumir uma ou mais de suas contas on-line, contrair empréstimos em seu nome, coletar benefícios de desemprego e muito mais.
Ao praticar ativamente a segurança cibernética, você pode reduzir o risco de ter sua identidade roubada, pois as precauções extras que tomará manterão seus dados e contas seguros.
Práticas recomendadas de segurança cibernética que você deve seguir
Aqui estão algumas práticas recomendadas de segurança cibernética que você deve seguir.
Use senhas fortes para cada uma de suas contas on-line
Senhas fortes são senhas que têm pelo menos 16 caracteres e usam uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Senhas fortes também não são reutilizadas em várias contas, não contêm informações pessoais e não contêm palavras ou frases do dicionário.
É difícil criar senhas fortes por conta própria, além disso, elas podem ser difíceis de lembrar. É melhor usar um gerenciador de senhas para criar senhas fortes e armazená-las com segurança. A única senha que você precisará lembrar é a senha mestra que usará para acessar qualquer coisa armazenada no seu cofre de senhas.
Habilite a autenticação multifatorial (MFA), onde houver essa opção
A autenticação multifatorial é uma medida de segurança que fornece uma camada adicional de proteção às suas contas on-line. Quando a MFA é ativada em uma de suas contas on-line, ela exige que você forneça uma ou mais formas de autenticação, além do seu nome de usuário e senha. Existem muitas formas de autenticação que você pode ativar e elas podem variar de conta para conta.
Alguns métodos de autenticação comuns incluem senhas de uso único baseadas em tempo (TOTP) geradas por um aplicativo autenticador ou gerenciador de senhas, bem como chaves de segurança de hardware e autenticação biométrica como o Face ID.
Mantenha seus dispositivos e software atualizados
As atualizações de software não fornecem apenas novas funcionalidades aos seus aplicativos e dispositivos, mas também corrigem vulnerabilidades de segurança conhecidas, adicionam novas funcionalidades de segurança, corrigem problemas de bugs e melhoram o desempenho do seu aplicativo ou dispositivo. Quando as atualizações de software não são baixadas assim que estão disponíveis, elas deixam um buraco aberto para que os cibercriminosos explorem com malware e outros vírus. O malware é um software malicioso que pode ser usado para espionar você e rastrear suas teclas digitadas.
Assim que você souber que uma nova atualização está disponível para seu aplicativo ou dispositivo, baixe-a imediatamente. Se possível, ative as atualizações automáticas para que você não tenha que se preocupar em atualizar manualmente seus aplicativos e dispositivos.
Evite clicar em links e anexos não solicitados
É uma prática recomendada de segurança cibernética evitar clicar em links e anexos se você não tiver certeza de que eles são seguros e se não foram solicitados. Em vez de clicar em links não solicitados que afirmam ser de uma empresa legítima, navegue até o site oficial da empresa ou acesse seu aplicativo móvel.
Se você recebeu um anexo não solicitado, é mais seguro evitar abri-lo. Se você sentir que precisa abri-lo, use um software antivírus para verificar o anexo antes de abrir, para garantir que ele seja seguro. Se o seu software antivírus alertar você de que o anexo não é seguro, não clique nele e bloqueie o remetente. Veja como bloquear um remetente se seu provedor de e-mail for Gmail, Yahoo Mail, Outlook ou Proton Mail:
- Gmail: abra a mensagem de e-mail > Localize os três pontos verticais no canto superior direito > Clique em Bloquear [remetente].
- Yahoo Mail: copie o endereço de e-mail que você deseja bloquear > Vá para configurações > Clique em Segurança e privacidade > Clique no botão adicionar e abaixo de “Endereços bloqueados” > Digite o endereço de e-mail que você deseja bloquear > Clique em Salvar.
- Outlook: abra a mensagem de e-mail > Localize os três pontos verticais no canto superior direito > Clique em Bloquear e clique em Bloquear [remetente].
- Proton Mail: abra a mensagem de e-mail > Clique no endereço de e-mail do remetente no campo De > Clique em Bloquear mensagens desse remetente > Clique em Bloquear novamente para confirmar.
Armazene dados confidenciais em um local criptografado
Quaisquer dados confidenciais que você armazena on-line devem ser armazenados em um local criptografado para evitar que os cibercriminosos possam comprometê-los. A criptografia é quando os dados são convertidos de um formato legível para um formato ilegível conhecido como texto cifrado. Esse texto cifrado é ilegível por humanos e computadores até ser descriptografado. A única maneira de descriptografar dados criptografados é usando uma chave de criptografia, o que transforma os dados de volta ao seu formato original.
Um exemplo de um local seguro e criptografado onde você pode armazenar informações confidenciais está em um gerenciador de senhas. Os gerenciadores de senhas são usados principalmente para armazenar senhas, mas a maioria dos gerenciadores de senhas também pode armazenar outros dados confidenciais, como carteiras de motorista, escrituras, passaportes, números de cartão de crédito e muito mais. A chave de criptografia ao usar um gerenciador de senhas seria sua senha mestra.
Se você decidir escolher um gerenciador de senhas para armazenar seus dados, certifique-se de que ele use criptografia de conhecimento zero, pois esse é o tipo de criptografia mais seguro e garante que seus dados sejam criptografados o tempo todo.
Evite usar WiFi público
Usar WiFi público traz riscos, um dos riscos mais proeminentes são os ataques indiretos (MITM). Em um ataque MITM, os cibercriminosos interceptam dados enviados entre dois indivíduos para roubar, espionar ou modificar os dados enviados. Esse tipo de ataque é mais comum ao usar uma rede WiFi pública, pois essas redes geralmente não são seguras.
Para evitar ser vítima desse tipo de ataque, evite usar WiFi público. Se não houver outra escolha a não ser usar uma rede WiFi pública, conecte-se a uma rede privada virtual (VPN) segura antes de se conectar ao WiFi público para proteger sua conexão e dados com a internet. As VPNs criptografam seu tráfego e dados da internet e mascaram seu endereço IP, para que os cibercriminosos não possam ver sua localização.
Mantenha você e seus dados seguros com segurança cibernética
Praticar a segurança cibernética é crucial para se manter seguro on-line. Se você não tomar precauções de segurança, como usar senhas fortes e ativar a MFA em suas contas on-line, torna-se fácil para os cibercriminosos obterem acesso a elas. Os ataques cibernéticos continuam a aumentar em frequência e estão se tornando mais avançados, por isso é importante tomar medidas para evitar se tornar uma vítima.
O primeiro passo para melhorar sua segurança cibernética é proteger suas contas on-line. Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do gerenciador de senhas do Keeper hoje.