Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Você pode comprar on-line com segurança em sites confiáveis, usando senhas fortes e exclusivas ao criar contas, e tomando cuidado com golpes de phishing. A internet permitiu que os varejistas vendessem on-line e fornecessem uma maneira conveniente de fazer compras. No entanto, as compras on-line também expõem pessoas a possíveis ataques cibernéticos que podem colocar em risco a perda de informações pessoais e financeiras.
Continue lendo para saber mais sobre a importância de fazer compras on-line com segurança e como proceder.
A importância de fazer compras on-line com segurança
Embora as compras on-line sejam convenientes e ofereçam certas vantagens, você precisa ter cautela, pois pode se expor a ataques cibernéticos. Se você não tiver cautela com a maneira de comprar on-line, pode facilmente ser vítima de ataques como phishing, MITM e ataques de spoofing que tentam roubar suas informações pessoais e financeiras. Depois que um cibercriminoso rouba suas informações, ele pode usá-las para fazer compras no seu nome, vender as informações a terceiros, cometer roubo de identidade ou alguma outra forma de fraude. As dicas a seguir são maneiras de fazer compras on-line com segurança para evitar ser vítima de ataques cibernéticos.
1. Compre em sites confiáveis
Você deve fazer compras em sites confiáveis para evitar revelar informações pessoais em sites falsos. Os varejistas mais confiáveis têm seus próprios sites para comprar on-line. No entanto, cibercriminosos criam sites falsos para enganar e fazê-lo pensar que está comprando de um vendedor legítimo com a intenção de roubar suas informações de conta ou cartão de crédito. Antes de clicar em um site de compras, faça uma pesquisa básica sobre o varejista para verificar a legitimidade do negócio. Você pode consultar as avaliações on-line para ver se algum comprador foi enganado por vendedores ilegítimos que tentaram direcioná-lo por anúncios digitais ou nas redes sociais.
Você também deve verificar a URL para garantir que não esteja prestes a clicar em um site falso. A melhor maneira de verificar se um site é legítimo ou não é usando o Relatório de Transparência do Google, que informa se o site é seguro. Você também pode consultar a URL para ver se algo parece estranho, como letras trocadas por números ou caracteres que podem estar fora do lugar.
2. Use senhas fortes e exclusivas
Você precisa proteger suas contas on-line com senhas fortes e exclusivas. Suas contas bancárias e de compras podem conter informações privadas, como informações de cartão de crédito ou endereço. Se você reutilizar a mesma senha ou usar apenas senhas fracas que são fáceis de adivinhar, suas senhas poderão ser facilmente quebradas por cibercriminosos e suas contas on-line poderão ser comprometidas. Uma senha forte para cada conta pode proteger suas informações privadas contra cibercriminosos.
Uma senha forte é uma combinação única e aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais com pelo menos 16 caracteres. Ela deve omitir quaisquer informações pessoais, números ou letras sequenciais e palavras de dicionário comumente usadas.
Pode ser difícil criar e controlar todas essas senhas longas e complexas, e é por isso que muitas pessoas recorrem à reutilização de senhas fracas. No entanto, você pode usar um gerenciador de senhas para controlar todas as suas senhas. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena e gerencia suas informações pessoais com segurança em um cofre criptografado. Um gerenciador de senhas também garante que você use senhas fortes, identificando senhas fracas salvas e solicitando que você as atualize e reforce.
3. Aprenda a detectar golpes de phishing
Cibercriminosos tentarão realizar ataques de phishing para roubar suas informações pessoais. Os ataques de phishing são um tipo de ataque cibernético que engana os usuários e faz com que revelem suas informações pessoais. Cibercriminosos enviam e-mails ou mensagens de texto aos usuários com a intenção de fazer com que cliquem em um anexo ou link malicioso. Uma vez que o usuário clica no link malicioso, ele se conectará com um site falso que baixa um malware no seu dispositivo ou o engana para que o mesmo revele suas informações pessoais.
Você precisa aprender a detectar tentativas de phishing para evitar revelar suas informações pessoais à pessoa errada. Se você receber um e-mail não solicitado de um remetente suspeito que solicita urgentemente suas informações confidenciais, esse é um sinal claro de um e-mail de phishing. E-mails de phishing geralmente contêm erros gramaticais e ortográficos, links ou anexos não solicitados, ou ofertas que parecem boas demais para serem verdade. Se você receber e-mails ou mensagens de texto contendo qualquer um desses sinais, evite qualquer interação para proteger suas informações pessoais.
4. Use cartão de crédito em vez de cartão de débito
Ao fazer compras on-line, você deve usar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito. Cartões de crédito são mais seguros de usar on-line do que cartões de débito. Os cartões de crédito oferecem uma melhor proteção contra fraude para que você não seja responsabilizado por cobranças fraudulentas.
No entanto, você deve evitar armazenar suas informações de cartão de crédito em sites de e-commerce ou no seu navegador da web. Se sua conta ou dispositivo for comprometido, os cibercriminosos podem facilmente roubar suas informações de cartão de crédito quando armazenadas on-line de forma insegura. Se um comerciante sofrer uma violação de dados, as informações do seu cartão de crédito podem ser expostas caso as mantenha armazenadas no site desse comerciante. A única maneira segura de armazenar seu cartão de crédito é em um gerenciador de senhas ou carteira digital protegida por criptografia e autenticação multifator (MFA).
5. Não use WiFi público ao realizar transações on-line
O WiFi público não é criptografado e permite que cibercriminosos realizem ataques indiretos (MITM). Os ataques MITM são um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos interceptam dados enviados entre duas partes. Os cibercriminosos usam WiFi público ou criam redes forjadas para espionar e roubar dados transmitidos por WiFi público.
Você deve evitar usar WiFi público ao realizar transações on-line para que cibercriminosos não roubem suas credenciais de conta de compras ou informações de cartão de crédito. Você também deve evitar fazer compras on-line em locais públicos para evitar o shoulder surfing. Shoulder surfing é uma maneira de roubar informações na qual um criminoso olha para a tela da vítima com o objetivo de roubar quaisquer dados visíveis.
6. Use um software antivírus
O software antivírus é um programa que evita, detecta e remove vírus e malwares conhecidos no seu dispositivo. Você deve usar um software antivírus para evitar que um malware seja instalado no seu dispositivo e roube suas informações pessoais. Um software antivírus pode detectar se um site tem algum malware oculto e impedir que você acesse o site infectado.
7. Mantenha seu software atualizado
As atualizações de software corrigem falhas de segurança e adicionam novas funcionalidades de segurança que melhoram a proteção do seu dispositivo. Essas atualizações de segurança ajudarão a proteger seu dispositivo contra ameaças cibernéticas existentes e emergentes que podem comprometer seu dispositivo e suas contas on-line. Alguns ataques cibernéticos aproveitam as vulnerabilidades de segurança dos dispositivos, portanto, é preciso manter seu software atualizado para proteger seu dispositivo enquanto faz compras on-line.
8. Proteja suas contas bancárias
Você precisa proteger suas contas bancárias para proteger suas informações, evitando assim roubo de identidade e fraude de cartão de crédito. Suas contas bancárias e de compras on-line contêm informações confidenciais, como números de cartão de crédito, histórico financeiro e endereço. É preciso proteger suas contas usando senhas fortes, ativando a MFA e configurando alertas de movimentação financeira para acompanhar sua atividade financeira. É preciso também criar contas de compras on-line apenas em sites confiáveis e limitar o número de contas de compras on-line que se conectam às suas informações financeiras.
Use o Keeper® para fazer compras on-line com segurança
É possível fazer compras on-line com segurança em sites confiáveis e usando senhas fortes para proteger suas contas. No entanto, essa pode ser uma tarefa difícil devido a golpes de phishing e sites maliciosos que tentam roubar suas informações pessoais.
Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a fazer compras on-line ao fortalecer a segurança da senha e armazenar suas informações de cartão de crédito. Com a ferramenta de preenchimento automático, um gerenciador de senhas pode tornar o login e a inserção das informações do seu cartão de crédito mais fácil e seguro. Assim, é possível identificar sites legítimos de sites falsificados, pois a ferramenta não preencherá automaticamente suas informações pessoais em sites que não reconhece.
O Keeper Password Manager oferece uma extensão de navegador com a funcionalidade KeeperFill que facilita sua experiência e torna as compras on-line mais seguras. Inscreva-se para uma avaliação gratuita e faça compras on-line com segurança.