Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Há várias medidas que você deve tomar após descobrir que sua identidade foi roubada, como obter uma cópia de seus relatórios de crédito, entrar em contato com seus emissores de cartão de crédito e bancos, relatar o roubo aos órgãos competentes e fazer o congelamento de segurança.
Continue lendo para saber mais sobre roubo de identidade e o que você pode fazer para reduzir os riscos de ter sua identidade roubada no futuro.
Sinais de que sua identidade foi roubada
Aqui estão alguns sinais a serem observados se você suspeitar que foi vítima de roubo de identidade.
Cobranças desconhecidas em seus extratos de cartão de crédito
Você deve sempre estar ciente das cobranças que aparecem em seus extratos e reservar um tempo para examiná-las calmamente. Se você notar uma cobrança de uma compra não foi feita por você, é possível que sua identidade tenha sido roubada. Verifique se você não foi quem fez a compra antes de começar a tomar as medidas necessárias para relatar o roubo de identidade.
Novas consultas no seu relatório de crédito
Uma consulta refere-se a uma verificação de crédito feita usando seu nome que apareceu no seu relatório de crédito. Se você não autorizou uma consulta de crédito, é provável que sua identidade tenha sido roubada e esteja sendo usada para retirar crédito em seu nome. Você deve tomar medidas imediatamente sempre que notar uma nova consulta que não autorizou.
Endereços diferentes no seu relatório de crédito
Embora seja normal que seu relatório de crédito inclua endereços atuais e antigos (que incluem endereços de trabalho e caixas postais), se um dos endereços não corresponder a nenhum com o qual você foi associado, há uma chance de sua identidade ter sido roubada e você deve relatá-la imediatamente.
Como o roubo de identidade acontece
Há muitas circunstâncias que podem levar ao roubo de sua identidade. Aqui estão algumas a serem observadas.
Ser vítima de uma violação de dados recentemente
As empresas nas quais você tem contas armazenam todos os seus dados e informações confidenciais, incluindo, mas não se limitando aos detalhes de pagamento. Se uma das empresas com as quais você tem uma conta sofrer uma violação de dados, é possível que o autor tenha conseguido seus dados pessoais, facilitando o roubo de sua identidade.
Cair em um golpe de phishing
O phishing é um ataque de engenharia social que visa persuadir você a revelar informações confidenciais através de uma ação supostamente urgente. Os golpes de phishing podem ocorrer de muitas formas, incluindo e-mails, mensagens de texto e chamadas telefônicas. Se você acha que caiu em um golpe de phishing, é possível que sua identidade tenha sido roubada, dependendo das informações que você compartilhou.
8 medidas que precisam ser tomadas após descobrir um roubo da sua identidade
Se você descobrir que foi vítima de roubo de identidade, as ações e o tempo necessário para restaurar a identidade podem ser diferentes, dependendo do tipo de roubo de identidade.
Aqui estão algumas medidas que você precisa tomar após descobrir que foi vítima de um roubo de identidade.
1. Denuncie à FTC
A Comissão Federal de Comércio (FTC) é um órgão federal que ajuda a compilar informações sobre casos de roubo de identidade. Embora o FTC não possa dar entrada em processos criminais, pode ajudar a compilar informações que podem ser usadas para relatar o roubo de identidade às autoridades e rastrear o criminoso.
Para relatar um roubo de identidade ao FTC, visite www.identitytheft.gov. Eles pedirão que você forneça o máximo de informações possível sobre o roubo de identidade, forneça um plano de recuperação e formulários pré-preenchidos, bem como cartas que você pode usar durante todo o processo de recuperação.
2. Entre em contato com seus emissores de cartões de crédito e bancos
Entre em contato com seus bancos e emissores de cartão para que possam bloquear seus cartões de crédito antes que o fraudador use qualquer parte do seu dinheiro. Se o fraudador já gastou ou retirou dinheiro das suas contas, notifique seu banco para deixá-lo ciente de que são cobranças fraudulentas, assim sua instituição financeira pode ajudar a restaurar suas perdas financeiras.
3. Congele seu crédito
Para proteção extra, você pode congelar seu crédito entrando em contato com cada uma das três agências de crédito:
Experian, TransUnion e Equifax. Você deve entrar em contato com cada agência separadamente. Congelar seu crédito com uma só agência pode colocar seu crédito em risco, pois os credores usam diferentes modelos de pontuação de crédito. Congelar seu crédito bloqueará o acesso aos seus relatórios de crédito e evitará que qualquer pessoa o acesse até que você cancele o congelamento. Ou seja, se o ladrão de identidade tentar abrir uma nova linha de crédito e seu crédito for congelado, ele não obterá aprovação para esse fim.
Você pode descongelar seu crédito a qualquer momento, basta passar por um processo de verificação antes que o congelamento possa ser suspenso.
4. Envie um boletim de ocorrência
Só é necessário registrar um boletim de ocorrência por roubo de identidade em certas circunstâncias, como:
- No caso de você conhecer a pessoa que roubou sua identidade.
- No caso da sua identidade ser usada para cometer um crime, também conhecido como roubo de identidade criminosa.
- No caso das instituições financeiras exigirem que você forneça um boletim de ocorrência para resolver disputas.
- No caso de você saber informações sobre o ladrão que a polícia pode usar para encontrar essa pessoa. Por exemplo, um endereço na mesma cidade em que você está.
5. Altere as senhas das suas contas on-line
É possível que sua identidade tenha sido roubada por meio de contas violadas, portanto, certifique-se de tomar as medidas necessárias para proteger suas contas on-line alterando suas senhas, tornando-as fortes e exclusivas para cada conta.
Você pode alterar suas senhas rapidamente com a ajuda de um gerenciador de senhas. O Keeper Password Manager oferece uma avaliação gratuita de 30 dias para que você possa começar a proteger suas contas imediatamente. Certifique-se de que você também ative a autenticação de dois fatores (2FA) como uma camada extra de segurança. Quando a 2FA está ativada, é necessário que você verifique sua identidade com um método adicional antes de fazer login fornecendo um código por e-mail, mensagem de texto ou aplicativo de autenticação.
6. Solicite um PIN de Proteção de Identidade do IRS (PIN)
Um PIN de IP é um número de seis dígitos que o IRS designa a você para ajudar a evitar o uso indevido do seu número de previdência social, do Número de identificação do contribuinte individual (ITIN) na sua declaração de imposto de renda federal.
Você pode solicitar um PIN de IP acessando www.IRS.gov/getanippin. Depois de passar pelo processo de verificação, você receberá um PIN de IP imediatamente e receberá um novo PIN de IP a cada ano. Depois de se inscrever, não há como desativar.
7. Relate ou substitua os cartões de identificação
Em alguns casos de roubo de identidade, pode ser necessário substituir cartões de identificação perdidos ou roubados, como sua carteira de motorista, cartão de previdência social e passaporte.
Cartão de Segurança Social — você pode solicitar um novo cartão de segurança social on-line no site da Administração de Segurança Social dos EUA.
Carteira de motorista — se você acredita que sua carteira de motorista foi perdida ou roubada, você pode reportar ao departamento de trânsito de onde você se encontra e solicitar uma nova.
Passaporte – Você pode fazer um boletim de ocorrência ao perder ou ter o passaporte roubado e/ou extraviado. Você pode encontrar mais informações sobre como substituir o seu passaporte no site do Departamento de Estado dos EUA.
8. Informe aos seus credores que você foi vítima de roubo de identidade
Quando sua identidade é roubada, você pode começar a receber chamadas de credores dizendo que você deve dinheiro. Certifique-se de notificar aos credores que você foi vítima de roubo de identidade e essas dívidas não foram autorizadas por você, portanto, eles devem parar de entrar em contato com você. A FTC também tem um modelo de carta que você pode usar para enviar aos credores e informá-los que foi vítima de roubo de identidade.
Maneiras de evitar o risco de roubo de identidade no futuro
Há várias maneiras de reduzir o risco de ter sua identidade roubada no futuro. Aqui estão algumas.
Monitorar ativamente suas contas em busca de atividades suspeitas
Ficar de olho em suas contas é sempre importante porque perceber cobranças ou logins suspeitos pode diminuir o risco de ter sua identidade roubada. Isso ocorre porque quanto mais cedo você perceber, mais cedo poderá agir antes de aumentar ainda mais.
Proteja seus dados e documentos confidenciais
A melhor e mais segura maneira de armazenar suas senhas, bem como dados confidenciais, documentos e arquivos é armazená-los em um cofre criptografado baseado em nuvem, como um gerenciador de senhas. O Keeper Password Manager tem um complemento chamado Armazenamento Seguro de Arquivos, que permite armazenar arquivos, como documentos e imagens. A arquitetura de segurança de conhecimento zero do Keeper garante que apenas você possa acessar e descriptografar seus arquivos armazenados, mais ninguém.
Utilize senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas
Para manter suas contas seguras, juntamente com sua identidade, você deve sempre seguir as práticas recomendadas de senha ao criar suas contas. As práticas recomendadas de criação de senha incluem:
- Criar senhas com pelo menos 16 caracteres
- Não reutilizar senhas em várias contas
- Usar uma combinação de letras maiúsicas e minúsicas, números e símbolos
- Habilitar a 2FA/MFA quando tiver a oportunidade
- Usar um gerenciador de senhas para armazenar suas senhas
Saiba como detectar phishing
Em um mundo onde o phishing está se tornando cada vez mais comum, é difícil dizer em quem você pode confiar e em quem você não pode confiar. O phishing é um ataque de engenharia social sofisticado que tenta persuadir a vítima a divulgar informações confidenciais. Os ataques de phishing podem ser disfarçados de e-mails, chamadas telefônicas e mensagens de texto, e é por isso que é importante que você aprenda a detectá-los.
Quando se trata de detectar ataques de phishing, esteja ciente de e-mails ou mensagens de texto solicitando informações confidenciais não solicitadas e com urgência. Se você não foi quem iniciou o contato, isso é uma bandeira vermelha, pois as empresas normalmente não pedem que você revele informações confidenciais ou clique em links e anexos.
Destrua sua correspondência antes de jogá-la fora
Correspondências geralmente contém informações confidenciais que podem ser usadas para roubar sua identidade. É por isso que é importante sempre rasgar sua correspondência antes de jogá-la fora.
Para simplificar esse processo, você pode optar por faturas de contas bancárias sem papel para nunca receber suas faturas por correspondência. A maioria das instituições bancárias tem a opção de não utilizar papel nas configurações da sua conta.
Mantenha-se protegido contra roubo de identidade
O roubo de identidade pode não apenas afetar você financeiramente, mas também pode ter um preço emocional. Aprender os sinais de roubo de identidade pode ajudar a detectar antes que a ameaça se agrave ainda mais.