Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Para se proteger contra golpes no Zelle, envie pagamentos pelo Zelle apenas para conhecidos, cuidado com solicitações de pagamento urgentes, utilize um aplicativo diferente para enviar e receber pagamentos de estranhos, utilize senhas fortes e habilite a autenticação multifator (MFA) nas suas contas bancárias.
Continue lendo para saber sobre golpes comuns no Zelle e como evitar ser vítima desses golpes.
O que é o Zelle?
O Zelle é um aplicativo de transferência de dinheiro ponto a ponto que permite enviar e receber dinheiro de amigos e familiares. Muitos bancos, como o Bank of America, Chase e US Bank, oferecem o Zelle como uma maneira de enviar pagamentos através de seus aplicativos.
Embora geralmente seja seguro utilizar o Zelle porque ele utiliza autenticação e criptografia para proteger seus fundos, se você cair em um golpe, o Zelle não oferece proteção de pagamentos para transações autorizadas. Isso significa que se você cair em um golpe, é pouco provável que receba seu dinheiro de volta do Zelle.
Golpes comuns no Zelle
Aqui estão alguns dos golpes mais comuns no Zelle.
Golpes de produtos e serviços
Um golpe de produtos e serviços pode ocorrer ao tentar comprar um item pela internet, como no Facebook Marketplace ou no Craigslist. Um vendedor pode enganá-lo para que compre um item que não existe e solicitar que você pague pelo Zelle antes de receber seu item. Ou, o vendedor pode enviar algo completamente diferente do que você queria depois de pagar pelo item.
Utilizar o Zelle para pagar um desconhecido pode trazer riscos, principalmente porque o Zelle não oferece proteção de pagamento para transações que foram autorizadas pelo remetente. Se um vendedor insistir em utilizar o Zelle como forma de pagamento, evite comprar dele.
Golpe de personificação
Um golpe de personificação ocorre quando alguém finge ser uma empresa ou pessoa que você conhece em uma tentativa de convencê-lo a enviar dinheiro ou revelar informações pessoais. Em um golpe de personificação no Zelle, o golpista entra em contato através de e-mails, chamadas telefônicas ou mensagens SMS de phishing, fingindo ser alguém como um familiar, amigo ou colega de trabalho. A mensagem provavelmente conterá um senso de urgência, dizendo coisas como “prometo que vou pagar de volta”. Mas não tenha pressa em atender à solicitação, pois o pedido de pagamento provavelmente é de um golpista.
Golpes de emprego
Os golpes de emprego, também conhecidos como golpes de mulas de dinheiro, ocorrem quando ofertas de emprego são falsificadas para fazer com que as pessoas se candidatem. Nesse tipo de golpe, quando um emprego é oferecido aos indivíduos, o gerente de contratação pede que o candidato envie dinheiro para pagar pelo seu equipamento de trabalho e promete que a empresa o pagará de volta. No entanto, após enviar o dinheiro, o candidato ao emprego perde qualquer comunicação com a empresa. Como o candidato autorizou o pagamento para a empresa falsa, o Zelle provavelmente não o reembolsará. Agora, além da pessoa ficar sem o emprego, ela também perde tempo e dinheiro no processo.
Uma empresa legítima nunca solicitará que você envie dinheiro adiantado, de modo que isso deve ser um sinal vermelho imediato caso venha a se deparar com uma situação semelhante.
Roubo de contas
O roubo de contas é quando um golpista obtém acesso à sua conta do Zelle ou conta bancária e impede o seu acesso a ela trocando sua senha. Os roubos de contas geralmente ocorrem por meio de ataques de phishing, nos quais um golpista envia um link falso que o leva a um site que parece ser legítimo, mas que na verdade é malicioso.
Entrar na sua conta do Zelle utilizando um link malicioso enviado por um golpista fornecerá a ele as credenciais da sua conta real do Zelle, que o malfeitor pode usar para comprometer a conta e impedir o seu acesso a ela. Isso pode fazer com que você perca todo o dinheiro da sua conta bancária vinculada ao Zelle.
Cinco dicas para evitar ser enganado no Zelle
Aqui estão algumas dicas para evitar ser enganado no Zelle.
Envie pagamentos do Zelle apenas para conhecidos
Ao enviar pagamentos pelo Zelle, evite enviar dinheiro pela plataforma para pessoas que você não conhece. De acordo com o Zelle, se o pagamento for autorizado por você, ele provavelmente não será reembolsado caso tenha caído em um golpe ou enviado para a pessoa errada.
Como precaução adicional, ao enviar dinheiro para alguém que conhece, certifique-se de enviar para a pessoa certa. Você pode fazer isso enviando apenas um real e confirmando que a pessoa recebeu. Após saber que ela recebeu o dinheiro, você se sentirá mais seguro para enviar o restante.
Cuidado com solicitações de pagamento urgentes
Ao receber uma solicitação de pagamento aleatória e urgente no Zelle, é provável que seja um golpe e você deve ignorá-la. Se a solicitação de pagamento alegar ser de alguém que você conhece, entre em contato diretamente com a pessoa para confirmar. Se ela disser que não enviou a solicitação de pagamento, ignore a solicitação. Se estiver utilizando o aplicativo oficial do Zelle, também é possível bloquear o remetente acessando as suas configurações.
Utilize aplicativos diferentes para enviar e receber pagamentos
Como o Zelle não fornece proteção de pagamento aos usuários por transações autorizadas, ao enviar dinheiro para um desconhecido é melhor utilizar um aplicativo de transferência de dinheiro ponto a ponto que ofereça proteção ao comprador, como o PayPal.
Utilize senhas fortes para proteger suas contas bancárias
Golpes no Zelle podem causar mais do que perder apenas um pagamento, alguns golpistas chegam a hackear suas contas bancárias para roubar ainda mais dinheiro. Proteger todas as suas contas online com senhas fortes e exclusivas é uma prática recomendada de segurança cibernética. Garanta que suas senhas tenham pelo menos 16 caracteres e incluam uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Se for difícil criar uma senha, utilize um gerador de senhas para ajudar a criá-la.
Habilite a autenticação multifator (MFA)
A MFA é uma medida de segurança que adiciona camadas extras de proteção às suas contas online. Quando a MFA está habilitada, ao fazer login na sua conta com seu nome de usuário e senha, também é necessário fornecer fatores de autenticação adicionais, como uma senha de uso único baseada em tempo (TOTP) de um aplicativo autenticador. Quanto mais fatores de autenticação forem adicionados às suas contas, mais protegidas elas estarão contra acessos por usuários não autorizados.
O que fazer ao ser enganado pelo Zelle
Se você for enganado pelo Zelle, relate o golpe diretamente ao Zelle, relate ao seu banco e envie uma reclamação ao Centro de reclamações de crimes na internet (IC3) do FBI.
Relate o golpe diretamente ao Zelle
Se você utilizou o Zelle para fazer um pagamento que acabou sendo um golpe, relate diretamente ao Zelle preenchendo este formulário online. Depois disso, eles entrarão em contato com o banco do destinatário para relatar as informações que você forneceu para evitar que outros sejam vítimas.
Relatar o golpe ao Zelle não garante que você terá seu dinheiro de volta, isso apenas informa o Zelle para que eles possam evitar golpes futuros.
Relate o golpe ao seu banco
Além de relatar o golpe ao Zelle, relate-o também ao seu banco para saber se eles podem ajudar a resolver seu problema e reembolsar seu dinheiro.
Envie uma reclamação ao Centro de reclamações de crimes na internet do FBI
Ao ser vítima de qualquer crime cibernético, o que inclui ser enganado por um golpista, sempre relate o caso ao Centro de reclamações de crimes na internet. Relatar um incidente ajuda o FBI a rastrear as ocorrências de golpes mais recentes para que possam emitir avisos e proteger melhor o público.
Proteja-se contra golpes no Zelle
Embora o Zelle seja uma maneira fácil e rápida de enviar dinheiro para outras pessoas, é melhor enviar pagamentos apenas para quem você conhece e confia. Proteger contas online, incluindo aplicativos de transferência de dinheiro e contas bancárias é tão importante quanto ser cauteloso com as pessoas para quem envia dinheiro. Certifique-se de sempre utilizar senhas fortes e, quando possível, habilitar a MFA.
Se estiver preocupado que suas senhas não sejam fortes o suficiente, utilize um gerenciador de senhas para ajudá-lo a criar e manter suas senhas seguras o tempo todo. Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager hoje.