Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um
Atualizado em 8 de novembro de 2023.
Como um nômade digital, você pode proteger seus dados usando senhas fortes, habilitando a MFA e usando um gerenciador de senhas. Com o surgimento dos nômades digitais, é necessário saber como se manter protegido de ataques cibernéticos ao viajar de cidade em cidade ou de país em país.
Continue lendo para saber mais sobre o que é um nômade digital, os riscos de ser um e maneiras de proteger seus dados.
O que é um nômade digital?
Um nômade digital é alguém que ganha a vida on-line enquanto trabalha em vários locais. Semelhante aos trabalhadores remotos, os nômades digitais não são fixados em um único local, como um escritório, e podem trabalhar de qualquer lugar, desde que tenham acesso on-line.
Os nômades digitais são um tipo de trabalhador remoto. Embora muitos trabalhadores remotos montaram escritórios em suas casas, os nômades digitais não têm uma residência fixa ou espaço de trabalho. Em vez disso, eles viajam e trabalham de lugar em lugar, vivendo um estilo de vida nômade. Os nômades digitais geralmente precisam usar espaços públicos, como cafeterias ou bibliotecas públicas para trabalhar. Eles dependem de dispositivos com conexão à internet sem fio que se conectam a redes Wi-Fi públicas ou pontos de acesso móveis para fazerem seu trabalho onde quer que estejam.
Os riscos de ser um nômade digital
Embora viver como um nômade digital possa parecer incrível, este estilo de vida vem com muitos riscos de segurança que podem colocar você e sua empresa em risco. Com seu ambiente de trabalho em constante mudança, espera-se frequentemente que você se equipe adequadamente e se proteja para o trabalho on-line. Aqui estão alguns dos riscos que vêm com a vida de um nômade digital:
Senha fraca
O maior risco que os nômades digitais enfrentam é o uso de senhas fracas para proteger suas contas e dispositivos. As senhas são a primeira linha de defesa contra cibercriminosos. No entanto, senhas fracas podem ser facilmente quebradas por cibercriminosos. Os cibercriminosos podem realizar ataques de força bruta para adivinhar as senhas de um nômade digital por meio de tentativa e erro. Se um nômade digital usar uma senha fraca, os cibercriminosos podem comprometer suas contas e roubar informações confidenciais, colocando a empresa em risco.
Sinais de uma senha fraca incluem:
- Informações pessoais
- Números ou letras sequenciais (como 12345)
- Palavras comuns do dicionário
- Menos de 16 caracteres
Outro sinal de uma senha fraca é seu reuso em várias contas.
Ataques de phishing
Como os nômades digitais realizam todo o seu trabalho on-line, eles são geralmente expostos a ataques de phishing. Os ataques de phishing são um tipo de ataque cibernético no qual um cibercriminoso envia uma mensagem para um usuário para induzi-lo a revelar informações confidenciais. Os ataques de phishing são frequentemente enviados por e-mails ou mensagens de texto com uma solicitação para baixar um anexo malicioso ou clicar em um link falso. O objetivo deste ataque é instalar malware no dispositivo do usuário ou direcioná-lo para um site falso para revelar suas informações confidenciais.
Os cibercriminosos podem usar o ataque de comprometimento de e-mail empresarial para enganar os nômades digitais para revelar informações confidenciais sobre si mesmos ou sobre a empresa. O comprometimento de e-mail empresarial é um tipo de ataque de phishing que se faz passar por alguém de uma empresa para roubar informações confidenciais. Se não forem devidamente treinados, os nômades digitais podem facilmente cair nesses tipos de golpes e comprometer sua empresa.
Dispositivos desprotegidos
As empresas geralmente fornecem às suas equipes o equipamento necessário para fazer seu trabalho. No entanto, muitos nômades digitais tendem a ser contratados independentes, o que significa que devem fornecer e proteger seus próprios equipamentos para acessar arquivos e aplicativos da empresa. Os sistemas corporativos geralmente contêm funcionalidades de segurança e software adicionais que uma pessoa comum pode não instalar em seus próprios dispositivos.
Muitas vezes, os nômades digitais usam dispositivos pessoais que podem não ser criptografados e protegidos por um software de segurança. Eles também podem usar esses dispositivos para realizar tarefas não relacionadas ao trabalho. Isso coloca os nômades digitais em um risco ainda maior de violação de segurança, o que pode comprometer seus dispositivos que contêm arquivos confidenciais da empresa.
Wi-Fi público
Os nômades digitais optam geralmente por espaços de coworking e estações de trabalho públicas que fornecem redes Wi-Fi disponíveis publicamente. Embora conveniente, o Wi-Fi público pode colocar os nômades digitais em risco de ataques cibernéticos, como ataques indiretos (MITM). Os ataques MITM são um tipo de ataque cibernético no qual um cibercriminoso intercepta dados entre duas partes que estão trocando informações. O Wi-Fi público não é criptografado e permite que cibercriminosos espiem e roubem facilmente quaisquer dados transmitidos por ele. Os cibercriminosos também podem enganar os usuários para se conectarem às suas redes Wi-Fi falsas, dando ao cibercriminoso controle total sobre seus dados.
Compartilhamento de arquivos sem criptografia
O software local oferece às empresas controle e segurança ao compartilhar informações confidenciais internamente. Sem os meios adequados, os nômades digitais tendem a usar meios alternativos de compartilhamento de arquivos que não são criptografados, como e-mail ou outros aplicativos de mensagens. Esses métodos de comunicação podem ser facilmente hackeados, expondo informações a cibercriminosos.
Dicas de segurança cibernética para nômades digitais
Embora ser um nômade digital traga muitos riscos de segurança, existem maneiras de proteger você e seus dados de cibercriminosos. Use essas dicas de segurança cibernética abaixo para se manter seguro sendo um nômade digital:
Use senhas fortes e exclusivas
As senhas fracas ou recicladas são uma das causas mais comuns de violação de dados. Os nômades digitais devem usar senhas fortes e exclusivas para proteger suas contas on-line. As senhas fortes são difíceis de quebrar para os cibercriminosos e ajudam a proteger suas informações confidenciais. Uma senha forte contém pelo menos 16 caracteres e uma combinação aleatória de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Você deve usar uma senha diferente para cada uma das suas contas para evitar que várias contas sejam comprometidas por uma senha exposta.
Pode ser complicado acompanhar todas as suas senhas exclusivas e complexas. É melhor usar um gerenciador de senhas para armazenar todas as suas credenciais de login. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena e gerencia suas informações pessoais com segurança em um cofre criptografado. Você pode identificar senhas fracas e alterá-las usando um gerador de senhas integrado. Os gerenciadores de senhas também podem facilitar o login preenchendo automaticamente suas credenciais de login sempre que você tentar fazer login. Eles tornam quase impossível que os cibercriminosos decifrem ou roubem suas credenciais de login.
Habilitar a MFA
A autenticação multifatorial (MFA) é um processo no qual um usuário deve apresentar uma forma adicional de verificação para acessar uma conta ou aplicativo on-line. Junto com suas credenciais de login, a ativação da MFA exige que você prove sua identidade usando autenticação adicional, como um código de uso único. Ele fortalece a segurança de suas contas e fornece uma maneira eficaz de evitar que usuários não autorizados obtenham acesso às suas contas, mesmo que tenham sua senha.
Use uma VPN
Seja você um freelancer autônomo ou trabalhe para um empregador, as redes privadas virtuais (VPN) permitem que nômades digitais tenham uma conexão segura com os desktops de seus locais de trabalho, oferecendo acesso a aplicativos e arquivos da empresa onde quer que estejam. Uma VPN é um serviço que protege sua conexão com a Internet criptografando seus dados e mascarando seu endereço IP.
Abaixo estão alguns dos benefícios de uma VPN:
- Permite privacidade — uma VPN disfarça a localização do seu dispositivo, fazendo com que ele pareça estar vindo de um local diferente.
- Protege as informações de usuários e clientes — as VPNs protegem dados confidenciais escondendo-os atrás de informações falsas.
- Possibilita segurança econômica — embora os preços possam variar, as VPNs são uma alternativa barata em comparação com muitas outras soluções de segurança.
Evite Wi-Fi público
Os nômades digitais exigem acesso à Internet para ganhar a vida, o que significa que o Wi-Fi é essencial. No entanto, você deve evitar usar Wi-Fi público. O Wi-Fi público não é seguro e permite que cibercriminosos roubem facilmente suas informações pessoais. Os cibercriminosos também podem fabricar redes para enganá-lo e fazê-lo usar tais redes, o que acaba revelando suas informações pessoais. Ao viajar como um nômade digital, você deve considerar alternativas, como usar Wi-Fi privado, usar um ponto de acesso móvel, ou comprar um ponto de acesso Wi-Fi portátil. Um hotspot Wi-Fi portátil também garantirá que você tenha acesso à Internet em qualquer lugar, a qualquer momento.
Invista em soluções de segurança cibernética
Compre produtos e serviços que ampliem sua segurança cibernética. Considere o seguinte:
- Software antivírus — esse é um programa que pode detectar códigos maliciosos e evitar que malware infecte seu dispositivo.
- Rastreador de dispositivos — tecnologia é algo caro. Compre software de rastreamento ou tags para monitorar seus dispositivos o tempo todo. Essa estratégia pode ajudar a manter sua mente mais tranquila, mesmo se seu equipamento for roubado ou estiver perdido.
- Filtro de privacidade — um filtro de monitor pode evitar que bisbilhoteiros visualizem suas informações confidenciais.
Faça backup de seus dados regularmente
A subsistência de um nômade digital depende da sua capacidade de trabalhar on-line. Você deve fazer backup do seu trabalho não confidencial em um provedor de armazenamento em nuvem, como Dropbox, OneDrive, ou, no caso de documentos confidenciais, usar o armazenamento de arquivos seguro do Keeper. Além disso, você também deve comprar um disco rígido externo como alternativa de backup. Você sempre pode acessar seus arquivos por meio do armazenamento em nuvem ou do disco rígido externo em caso de falha do seu laptop ou avaria.
Mantenha-se informado sobre a segurança cibernética
Como os nômades digitais trabalham remotamente, é muito importante se manter informado de notícias de segurança cibernética e tendências para se proteger de ataques cibernéticos e seguir as melhores práticas de segurança cibernética. Os cibercriminosos sempre estão desenvolvendo novas maneiras de atacar usuários; por isso, é importante se manter informado sobre novos ataques cibernéticos. É importante reconhecer ataques cibernéticos para evitar cair neles.
Como o Keeper protege seus dados
Você pode proteger seus dados como um nômade digital usando um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas armazenará e protegerá suas informações pessoais de cibercriminosos. Ele garantirá que você esteja usando senhas fortes. O gerenciador de senhas do Keeper é uma ótima ferramenta de proteção para seu trabalho remoto durante suas viagens. Ele usa criptografia de confiança zero e criptografia de conhecimento zero, o que garante que apenas você tenha acesso aos seus dados. O gerenciador de senhas do Keeper permite que você armazene, gerencie e compartilhe suas informações pessoais com segurança, sem medo de ser vítima de cibercriminosos.
Inscreva-se para uma avaliação gratuita do gerenciador de senhas do Keeper para proteger seus dados ao viajar.