Você pode compartilhar sua senha do Wi-Fi com segurança usando uma senha forte, criando uma rede de convidados, habilitando a criptografia de seu roteador e atualizando
Você deve utilizar um gerenciador de senhas em 2024 porque eles protegem suas credenciais de login e mantêm seus dados online seguros. Os gerenciadores de senhas fazem mais do que apenas proteger e armazenar senhas; eles também armazenam suas passkeys, geram senhas novas e fortes, e permitem armazenar e compartilhar documentos importantes com segurança, como registros médicos, cartões de identificação, cartões de crédito e muito mais.
Continue lendo para saber por que utilizar um gerenciador de senhas em 2024 é importante e os riscos associados a não utilizá-los.
O que é um gerenciador de senhas?
Os gerenciadores de senhas criam, armazenam e gerenciam senhas, passkeys e outros dados. Pessoas que utilizam gerenciadores de senhas precisam memorizar uma única senha, conhecida como senha principal, para acessar com segurança o resto de suas senhas. Elas também podem optar por utilizar biometria, como o FaceID, para fazer login no cofre do gerenciador de senhas de forma simples.
Seis razões para utilizar um gerenciador de senhas
Há muitas razões para utilizar um gerenciador de senhas em 2024. Aqui estão seis das principais razões.
1. Ataques baseados em senhas são o principal vetor de ataques em 2024
No ano passado, cibercriminosos extorquiram mais de 1 bilhão de dólares em pagamentos de resgates. Ataques de ransomware, malware e baseados em senhas estão aumentando em 2024. Credenciais roubadas são comumente utilizadas por cibercriminosos para executar violações de dados com sucesso, de acordo com o Relatório de investigações de violações de dados de 2023 da Verizon. Na verdade, 71% das violações envolvem o uso de credenciais roubadas. Com frequência, cibercriminosos compram essas credenciais roubadas na dark web e as utilizam para acessar contas pessoais e de trabalho. Como muitas pessoas geralmente utilizam a mesma senha em vários sites, aplicativos e sistemas, se uma única senha for comprometida, todas as contas que utilizam a mesma senha também correm o risco de serem comprometidas.
A melhor maneira de proteger você e sua organização contra ataques baseados em senhas é utilizar um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas com recursos de monitoramento da dark web ajuda a garantir que cada uma de suas senhas seja forte e exclusiva. Ele também o notificará em tempo real se alguma de suas credenciais for encontrada na dark web para que você possa agir imediatamente alterando suas senhas.
2. Reduz a fadiga de senhas
Uma pessoa comum tem cerca de 100 contas online, incluindo contas financeiras, de redes sociais, de trabalho e escolares. Isso significa que as pessoas devem memorizar mais de 100 senhas exclusivas. Com frequência, isso leva as pessoas a utilizarem a mesma senha ou variações da mesma senha em várias contas, colocando-as em maior risco de serem comprometidas. Gerenciadores de senhas geram senhas fortes e exclusivas para contas online e as armazenam com segurança em um cofre digital criptografado. A única senha que os usuários precisam memorizar é uma senha principal para acessar suas credenciais de login e outros dados confidenciais, reduzindo significativamente a fadiga de senhas.
3. Ajuda a gerar senhas fortes e exclusivas
Gerenciadores de senhas possuem um gerador de senhas integrado que pode criar senhas fortes e exclusivas instantaneamente. Ao utilizar a função de preenchimento automático de um gerenciador de senhas, os usuários podem criar senhas para suas contas sem precisar criá-las por conta própria. Isso garante que cada uma de suas contas esteja sempre protegida por uma senha forte que não pode ser facilmente comprometida por um cibercriminoso.
4. Protege contra golpes de phishing
Muitos e-mails e mensagens SMS de golpes de phishing são criadas para levar vítimas desavisadas a sites de phishing projetados para roubar credenciais de login, detalhes de cartões de crédito e muito mais. Pode ser difícil para uma pessoa comum detectar alguns sites de phishing. Gerenciadores de senhas podem detectar facilmente sites de phishing devido às suas capacidades de preenchimento automático. Um gerenciador de senhas com uma função de preenchimento automático preencherá suas credenciais apenas se a URL do site corresponder à URL armazenada no cofre do seu gerenciador de senhas. Se o gerenciador de senhas não preencher automaticamente suas credenciais, isso é um sinal vermelho imediato de que o site em que você está não é legítimo e provavelmente é malicioso.
5. Permite compartilhar senhas, passkeys e muito mais com segurança
Compartilhar informações confidenciais de forma insegura por e-mail ou mensagem SMS pode colocar suas contas e sua identidade em risco de serem comprometidas. É importante que, ao optar por compartilhar documentos pessoais ou senhas, você o faça de maneira segura e que permita gerenciar o acesso a eles. Gerenciadores de senhas como o Keeper fazem exatamente isso. Com o Keeper Password Manager, os usuários podem compartilhar dados armazenados por meio do compartilhamento entre cofres ou com o recurso One-Time Share.
O compartilhamento entre cofres permite compartilhar o acesso a um registro com outras pessoas que utilizam o Keeper. Antes de compartilhar, você pode escolher quanto acesso deseja conceder ao destinatário, como Somente leitura, Edição, Compartilhamento e Edição e compartilhamento. Você também pode revogar o acesso ao registro a qualquer momento. O One-Time Share permite compartilhar registros com qualquer pessoa por um período limitado, mesmo se ela não for uma usuária do Keeper.
6. Funciona em vários navegadores e dispositivos
Há três tipos de gerenciadores de senhas: gerenciadores de senhas que vêm integrados aos seus dispositivos, como o iCloud Keychain, gerenciadores de senhas de navegadores, como o que acompanha o Chrome, e gerenciadores de senhas independentes, como o Keeper. Uma das maiores limitações do iCloud Keychain e de gerenciadores de senhas de navegadores é que eles não podem ser acessados de qualquer lugar. Por exemplo, não é possível acessar seus dados do iCloud Keychain a partir de um computador Windows e não é possível acessar seus dados do Chrome em outro navegador, como o Safari.
Essa limitação pode causar frustração, especialmente quando você deseja fazer login em uma de suas contas em um navegador ou dispositivo diferente. Gerenciadores de senhas independentes, por outro lado, permitem acessar seus dados armazenados a partir de qualquer lugar, não importa o dispositivo ou navegador que estiver utilizando.
Quais são os riscos de não utilizar um gerenciador de senhas?
Aqui estão alguns dos riscos associados a não utilizar um gerenciador de senhas.
Reutilização de senhas
Muitas pessoas tendem a utilizar a mesma senha ou variações da mesma senha em várias contas. Geralmente, isso ocorre porque as pessoas não conseguem memorizar senhas exclusivas para cada conta. Isso é um grande risco porque, se apenas uma senha reutilizada for comprometida, ela coloca cada conta que utiliza a mesma senha em risco de também ser comprometida.
Criação de senhas fracas
Criar senhas consideradas fortes por conta própria é difícil. Senhas fortes precisam ter pelo menos 16 caracteres e conter letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. No entanto, essas senhas fortes são difíceis de memorizar, de modo que a maioria das pessoas prefere criar senhas que sejam fracas, mas fáceis de memorizar.
Utilizar senhas fracas para contas é perigoso porque isso aumenta a probabilidade de um usuário não autorizado conseguir adivinhar ou quebrar essa senha com sucesso.
Várias redefinições de senhas
Quando as pessoas esquecem suas senhas, a primeira opção é redefini-las. Embora redefinir sua senha uma vez não seja ruim, redefini-la várias vezes pode ser. Quanto mais vezes for necessário redefinir suas senhas, maior a probabilidade de utilizar senhas fracas ou começar a reutilizá-las. Isso é especialmente verdadeiro se você não utilizar um gerenciador de senhas para ajudá-lo a criar e armazená-las.
Compartilhamento inseguro de senhas
O compartilhamento de senhas não é incomum. As pessoas compartilham suas credenciais de contas de streaming com amigos e familiares, como Spotify, Hulu e Prime Video. Ao compartilhar senhas, muitos optam por compartilhá-las utilizando métodos inseguros, como mensagens SMS e e-mails. Esses métodos de compartilhamento são perigosos porque não são criptografados, o que significa que qualquer pessoa pode interceptá-los. Além disso, ao compartilhar suas senhas de forma insegura, você não tem visibilidade sobre com quem as compartilhou. Isso torna extremamente difícil gerenciar adequadamente suas contas e quem tem acesso a elas.
Mantenha seus dados mais importantes seguros com um gerenciador de senhas
Gerenciadores de senhas são ferramentas incríveis nas quais investir para manter seus dados online seguros contra ameaças cibernéticas e criminosos. Além de proteger suas informações, eles também tornam sua experiência online muito mais fácil com suas capacidades de preenchimento automático.
Para ver como um gerenciador de senhas pode ajudar a proteger seus dados e simplificar sua experiência online, faça uma avaliação de 30 dias do Keeper Password Manager hoje mesmo.