Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Você pode ajudar a evitar a perseguição cibernética protegendo seus dados com um gerenciador de senhas, permanecendo privado nas redes sociais e seguindo outras práticas recomendadas de segurança cibernética para manter você e seus dados seguros.
Continue lendo para saber as melhores dicas para evitar a perseguição cibernética.
O que é perseguição cibernética?
A perseguição cibernética é a perseguição realizada usando tecnologia. Envolve assédio repetido e alarmante que inclui mensagens indesejadas e chamadas telefônicas que podem conter ameaças, monitoramento de atividades online, rastreamento com dispositivos eletrônicos, ameaças de publicar informações confidenciais e muito mais. Os perseguidores cibernéticos podem hackear as contas e dispositivos das vítimas para roubar informações (incluindo dados de localização) e instalar malware, que é um software malicioso que pode permitir que rastreiem e monitorem a vítima.
Estatísticas de perseguição cibernética
- Em 2019, houve quase 3 milhões de vítimas de perseguição com tecnologia, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA.
- A maioria das vítimas – 67% – conhecia seu perseguidor.
- Uma parte significativa da perseguição cibernética foi cometida por parceiros íntimos da vítima, 18% da perseguição apenas por tecnologia e 35% da perseguição que incluiu comportamentos de perseguição cibernética e perseguição tradicional.
- 22% das vítimas de perseguição cibernética foram espionadas por seu perseguidor usando dispositivos de captura de áudio, câmeras ou software de monitoramento em computador.
Efeitos da perseguição cibernética
A perseguição cibernética faz com que as vítimas temam por sua segurança ou pela segurança de alguém que conhecem. Como resultado, há consequências significativas para a saúde mental das vítimas. Elas podem sofrer de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e sintomas como depressão, ansiedade, raiva e medo.
Há também um impacto financeiro para vítimas de perseguição cibernética. Honorários advocatícios e as despesas da restauração ou substituição de contas e dispositivos hackeados podem ser caros. A vítima pode até precisar se mudar para uma casa diferente ou pagar por segurança extra, como câmeras.
Ajude a evitar a perseguição cibernética com um gerenciador de senhas
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta segura que armazena senhas e outras informações confidenciais em um cofre digital que pode ser acessado apenas pela senha principal do usuário. É uma ferramenta importante para segurança cibernética pessoal. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a proteger um usuário:
Proteja suas contas e dispositivos com senhas fortes
Um importante componente da perseguição cibernética é comprometer as contas e dispositivos das vítimas para roubar informações confidenciais, instalar malware, como registradores de teclas para monitorar suas atividades e rastrear sua localização.
Criar senhas exclusivas e fortes para cada conta e dispositivo ajuda muito a evitar que um perseguidor cibernético obtenha acesso. Uma senha forte tem pelo menos 16 caracteres com uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
Um gerenciador de senhas facilita gerando e armazenando senhas fortes com segurança para cada uma de suas contas. O preenchimento automático permite que você faça login em suas contas sem precisar digitar uma senha de 16 caracteres para cada uma. Os gerenciadores de senhas lembram suas senhas para você, a única senha que você precisará lembrar é sua senha principal.
Armazene arquivos confidenciais com segurança
Bons gerenciadores de senhas permitem que você armazene mais do que senhas, eles permitem que você armazene e compartilhe com segurança registros confidenciais. Essa é uma medida importante para se proteger contra malfeitores, incluindo perseguidores cibernéticos, visto que a perseguição cibernética geralmente inclui ameaças de expor informações confidenciais obtidas após hackear seus dispositivos ou contas e acessar arquivos não criptografados.
Revogue permissões para senhas e arquivos seguros
O compartilhamento seguro de arquivos é uma maneira conveniente de compartilhar senhas e outras informações confidenciais com amigos e familiares. Ele também permite que você revogue o acesso a um registro a qualquer momento, o que é importante porque os infratores de perseguição cibernética são geralmente alguém que a vítima conhece. Se você precisar revogar o acesso a informações de qualquer pessoa, um gerenciador de senhas facilita isso.
Outras maneiras de evitar a perseguição cibernética
Um gerenciador de senhas é um componente importante para se manter seguro online, incluindo para ajudar a prevenir-se contra a perseguição cibernética, mas há outras medidas importantes para manter você e seus dados seguros e protegidos.
1. Limpe sua pegada digital
Sua pegada digital são todas as informações que as pessoas podem encontrar sobre você online. Isso pode ser seu perfil em redes sociais, registro eleitoral, informações em sites de busca de pessoas, qualquer notícia sobre você e muito mais.
Limpar sua pegada digital pode ser demorado, mas vale a pena para proteger suas informações de contato, localização e detalhes pessoais que podem ser usados para perseguir você online. Excluir contas antigas, solicitar que sites de busca de pessoas retirem suas informações e sempre monitorar a internet em busca de novas informações disponíveis sobre você ajudará muito a evitar a perseguição cibernética.
2. Bloqueie redes sociais e use configurações de privacidade fortes
As redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas, mas às vezes é fácil esquecer que as informações que você compartilha podem ser usadas contra você por cibercriminosos, incluindo perseguidores cibernéticos. É importante usar configurações de privacidade fortes para que as pessoas que você não adicionou não possam ver suas informações.
Compartilhar demais nas redes sociais pode afetar sua privacidade. Você deve ser cuidadoso e evitar postar detalhes que possam revelar informações, como seu endereço residencial ou outras informações de identificação pessoal. Você também nunca deve postar da sua localização atual, por exemplo, espere até depois de sair do restaurante para postar as fotos da sua deliciosa refeição. Se um perseguidor tiver você como alvo, ele pode usar essa postagem para encontrá-lo pessoalmente.
As redes sociais não são o único lugar onde você deve ser cauteloso sobre o que você compartilha. Você também não deve postar informações pessoais em fóruns online, por meio de bate-papos em jogos, ou em qualquer outro lugar que um estranho possa vê-las.
3. Use uma VPN ao interagir com estranhos online
Uma rede privada virtual, ou VPN, é uma maneira de criptografar seu tráfego na web. Embora as VPNs tenham limitações, elas podem esconder sua verdadeira localização das pessoas online. Interagir com outras pessoas em servidores, como quando você joga jogos online, pode resultar em ou facilitar a perseguição cibernética.
Usar uma VPN pode ajudar a evitar crimes cibernéticos, incluindo doxxing e a perseguição cibernética, que podem acontecer na comunidade de jogos online.
4. Bloqueie usuários que te incomodam
O comportamento de usuários grosseiros ou agressivos e assediadores pode se transformar em perseguição cibernética. Se alguém se comportar de forma inadequada com você online, bloqueie a pessoa imediatamente para limitar o acesso a informações sobre você.
Embora o bloqueio não impeça um perseguidor cibernético persistente de encontrar outras maneiras de persegui-lo, essa importante etapa limita sua capacidade de visualizar suas informações, evitando alguns danos. O acesso limitado às suas contas também pode ajudar a neutralizar a situação. Se você acredita que um usuário criou novas contas com o propósito de assediar você, você pode bloquear essas contas também e denunciar o usuário, pois a maioria dos sites tem uma política contra esse comportamento.
As melhores práticas de segurança cibernética podem ajudar a evitar a perseguição cibernética
A perseguição cibernética nunca é culpa da vítima, mas as vítimas podem ajudar a limitar danos e evitar a perseguição cibernética seguindo as práticas recomendadas de segurança cibernética, como usar senhas fortes e exclusivas, criptografar arquivos e usar configurações de privacidade online, incluindo bloquear usuários.