A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
Um ataque cibernético é um ataque a computadores, redes ou sistemas por cibercriminosos na tentativa de roubar ou acessar informações confidenciais. As informações roubadas durante um ataque também podem abrir a porta para outros tipos de ataques cibernéticos, como golpes de engenharia social.
Continue lendo para saber mais sobre ataques cibernéticos e o que você pode fazer para se proteger contra eles, tanto na sua vida pessoal quanto no seu local de trabalho.
Como um ataque cibernético funciona?
Os ataques cibernéticos ocorrem na maioria das vezes com cibercriminosos explorando vulnerabilidades em um sistema ou conjunto de processos. Por exemplo, muitas pessoas não reservam tempo para atualizar regularmente seus sistemas e softwares, o que cria vulnerabilidades. As atualizações de software geralmente contêm correções de segurança e, se essas correções não estiverem instaladas, um pequeno buraco permanece aberto, que os cibercriminosos podem explorar.
Quando se trata de explorar vulnerabilidades em processos, isso pode acontecer se alguém não estiver ciente das práticas recomendadas de segurança cibernética. Por exemplo, no local de trabalho, isso pode ser um funcionário que não sabe que não deve clicar em links ou anexos não solicitados. Cibercriminosos se aproveitam daqueles que não estão cientes das práticas recomendadas e os utilizam como uma maneira de lançar seus ataques cibernéticos nos elos fracos que podem colocar toda uma organização em risco.
4 tipos de ataques cibernéticos
Confira os quatro ataques cibernéticos mais comuns a seguir.
Ataques de DDoS
Um ataque de negação de serviço distribuída (DDoS) é quando um cibercriminoso interrompe o tráfego de um servidor. Eles fazem isso sobrecarregando o servidor com uma inundação de tráfego de internet utilizando bots, o que faz com que o servidor fique lento ou pare de funcionar completamente. O objetivo de um ataque de DDoS é obstruir o serviço de um site ou aplicativo, impedindo que uma empresa faça vendas ou forneça seus serviços devido ao tempo de inatividade.
Ao realizar um ataque de DDoS em uma empresa, alguns cibercriminosos podem exigir que um resgate seja pago para encerrar o ataque.
Malware
Malware é um tipo de software malicioso que infecta dispositivos utilizando técnicas de engenharia social. Quando um malware é instalado com sucesso no seu dispositivo, cibercriminosos podem espioná-lo e roubar seus dados. Há diferentes tipos de malware, incluindo ransomware, spyware e cavalos de troia. Embora cada tipo de malware seja diferente no que pode fazer, todos eles têm o objetivo comum de roubar seus dados.
Phishing
O phishing é um ataque de engenharia social que visa convencer uma vítima a revelar informações confidenciais utilizando uma narrativa falsa. O cibercriminoso finge ser alguém que a vítima conhece, como um colega de trabalho, gerente, amigo ou empresa.
Ataques de senhas
Ataques a senhas são extremamente comuns. Muitas pessoas ficam sobrecarregadas com o pensamento de ter que criar senhas, o que resulta na reutilização de senhas ou utilização de variações da mesma senha em várias contas. Esse é um hábito de senha inadequado que muitos usuários on-line desenvolveram, o que os torna mais vulneráveis a ter suas contas comprometidas.
Alguns ataques de senhas comuns incluem:
Ataque de dicionário: explora palavras ou frases comuns do dicionário para comprometer as credenciais de login de uma pessoa.
Ataque de força bruta: utiliza métodos de tentativa e erro para adivinhar credenciais de login. Esse tipo de ataque de senhas é mais bem-sucedido em pessoas que reutilizam senhas em várias contas porque precisará de apenas uma senha comprometida para comprometer todas as contas que utilizam essa mesma senha.
Ataque de preenchimento de credenciais: utiliza um conjunto de credenciais para tentar obter acesso a mais de uma conta de uma só vez. Esse tipo de ataque de senhas também é mais bem-sucedido com aqueles que reutilizam suas senhas.
Estatísticas dos ataques cibernéticos
De acordo com nosso Relatório do censo de segurança cibernética dos EUA de 2022, empresas comuns americanas sofrem 42 ataques cibernéticos por ano e, em média, três são bem-sucedidos. No entanto, não é apenas com o número de ataques cibernéticos que as empresas devem se preocupar, mas também com as perdas financeiras que vêm com eles. Organizações que tiveram dinheiro roubado devido a um ataque cibernético perderam uma média de 75 mil dólares e 35% das organizações perderam 100 mil dólares ou mais, de acordo com o relatório.
Os ataques cibernéticos não afetam apenas empresas, eles afetam as pessoas comuns também. Nosso Relatório de práticas de senhas dos EUA de 2022 descobriu que 55% dos entrevistados foram vítimas de um ataque cibernético e 18% desses entrevistados disseram que perderam dinheiro devido ao ataque.
Como prevenir ataques cibernéticos
Embora não haja uma maneira absoluta de evitar ataques cibernéticos, há proteções que você pode utilizar para mitigar os riscos de ataques cibernéticos e diminuir os danos de ataques bem-sucedidos.
Mantenha-se atualizado sobre tudo o que está relacionado à segurança cibernética
Conhecer os tipos mais recentes de ataques cibernéticos que afetam empresas e indivíduos pode fazer uma grande diferença para se manter seguro. Você saberá quais tipos de ataques cibernéticos estão em ascensão para que possa permanecer vigilante.
Utilize senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas
Senhas fortes e exclusivas podem proteger contas contra ataques de senhas comuns que focam em senhas reutilizadas e fracas. Se você achar difícil criar senhas para suas contas ou se suas senhas são difíceis de lembrar, vale a pena investir em um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas ajuda você a criar, gerenciar e armazenar todas as suas senhas. A única senha que você precisará lembrar será sua senha principal.
Habilite a MFA
Mesmo com uma senha forte, recomendamos fortemente habilitar a autenticação multifator (MFA) como uma camada extra de segurança. Isso garante que, mesmo que alguém obtenha acesso às suas senhas, ainda precisariam verificar quem são antes de fazer login com sucesso.
Faça backup de seus dados
Fazer backup de seus dados é da maior importância. Se um cibercriminoso criptografar seus dados, você não poderá acessá-los novamente a menos que tenha feito um backup. No caso de um ataque de ransomware em que um cibercriminoso criptografa dados confidenciais e exige um resgate para descriptografá-los, você não precisaria pagar o resgate porque tem um backup dos seus dados.
Embora fazer backup de seus dados signifique que você não perderá o acesso a eles, se for vítima de um ataque, ainda deve garantir que os dados roubados não o exponham a novos ataques. Se informações de identificação pessoal (PII) forem coletadas, isso cria a possibilidade do roubo de identidade, de modo que é importante investigar quais dados o cibercriminoso pode ter obtido.
Não utilize Wi-Fi público
Utilizar uma rede Wi-Fi pública coloca você em risco de ataques cibernéticos, incluindo ataques indiretos (MITM) e malwares. É melhor utilizar uma rede privada. Se você não tiver escolha a não ser utilizar uma rede Wi-Fi pública, certifique-se de utilizar uma VPN para manter você e seus dados protegidos.
Instale um software anti-malware
Quando instalados no seu dispositivo, a maioria dos softwares antivírus e anti-malware verifica regularmente se há ameaças. Em vez de notar vírus ou malwares antes que seja tarde demais por conta própria, um software anti-malware removerá quaisquer vírus ou malwares que tentem infectar seu dispositivo antes que sejam bem-sucedidos.
A importância da segurança cibernética na mitigação de ataques cibernéticos
A única maneira de mitigar ataques cibernéticos e os danos que eles causam é tendo a segurança cibernética na vanguarda de tudo o que você faz on-line. Seguir as práticas recomendadas de segurança cibernética, como utilizar senhas fortes, pode fazer toda a diferença para manter informações confidenciais protegidas. Essas práticas recomendadas também podem minimizar o impacto se você ou sua empresa sofrerem um ataque cibernético.
Há muitas ferramentas de segurança cibernética disponíveis que podem ajudá-lo a mitigar os riscos de ataques cibernéticos, incluindo gerenciadores de senhas para uso empresarial e pessoal. Comece hoje uma avaliação empresarial de 14 dias ou uma avaliação pessoal de 30 dias gratuita do Keeper.