Você pode compartilhar sua senha do Wi-Fi com segurança usando uma senha forte, criando uma rede de convidados, habilitando a criptografia de seu roteador e atualizando
Atualizado em 17 de abril de 2024.
Muitos gerenciadores de senhas possuem recursos básicos, como um gerador de senhas integrado. No entanto, nem todos os gerenciadores de senhas são iguais. Ao pesquisar por diferentes gerenciadores de senhas, há outros recursos que você deve buscar, como criptografia forte, suporte para passkeys e armazenamento de códigos de 2FA.
Continue lendo para conhecer os oito principais recursos que você deve buscar ao escolher um gerenciador de senhas, além de dicas sobre como configurar seu gerenciador de senhas para aproveitá-lo ao máximo.
1. Criptografia forte
Uma criptografia forte é o recurso mais importante a ser buscado em um gerenciador de senhas. Esse recurso garante que os dados armazenados no seu gerenciador de senhas não correm o risco de serem comprometidos. O gerenciador de senhas escolhido deve proteger suas informações com criptografia AES de 256 bits e criptografia de curva elíptica (ECC), a criptografia mais robusta do setor de segurança cibernética. Além disso, seu provedor de gerenciador de senhas deve ser de confiança zero e conhecimento zero para garantir que apenas você possa descriptografar seus dados armazenados localmente no seu dispositivo.
2. Suporte para passkeys
Além de armazenar suas senhas, o gerenciador de senhas escolhido também deve oferecer suporte para passkeys. As passkeys são uma tecnologia de autenticação mais recente que permite fazer login em suas contas sem precisar inserir uma senha. À medida que mais sites e aplicativos começam a suportar o uso de passkeys, elas estão se tornando um método de login mais popular. Com o suporte para passkeys, você pode gerar e armazenar suas passkeys diretamente no seu cofre de senhas. Isso permite fazer login em suas contas habilitadas para passkeys em qualquer lugar e em qualquer dispositivo sem problemas.
3. Armazenamento de códigos de 2FA
A autenticação de dois fatores (2FA) ajuda a proteger suas contas online contra comprometimento exigindo que você forneça um método de verificação adicional além do seu nome de usuário e senha. Embora a 2FA seja importante, muitas pessoas preferem não habilitá-la porque a consideram difícil ou inconveniente. Ao investir em um gerenciador de senhas que ofereça armazenamento de códigos de 2FA, você pode verificar sua identidade sem problemas e sem precisar alternar entre vários aplicativos. Inserir códigos de 2FA não será mais uma inconveniência porque o gerenciador de senhas pode preencher automaticamente seu código de 2FA juntamente ao seu nome de usuário e senha.
4. Capacidades de preenchimento automático
Os melhores gerenciadores de senhas preenchem automaticamente suas credenciais em sites e aplicativos que correspondem aos registros no seu cofre. Além desse recurso ser muito conveniente, ele também fornece segurança ajudando a protegê-lo contra keyloggers. Os keyloggers são um tipo de malware que pode rastrear suas teclas digitadas quando instalados no seu dispositivo. Com as capacidades de preenchimento automático, você não precisa se preocupar em digitar manualmente dados confidenciais que podem ser potencialmente expostos por esse tipo de malware.
O gerenciador de senhas escolhido deve ser capaz de preencher automaticamente seus nomes de usuário e senhas juntamente a outras informações confidenciais, como detalhes de cartões de crédito.
5. Compatibilidade cruzada com seus navegadores e dispositivos
Um gerenciador de senhas ideal funciona em todas as plataformas, incluindo dispositivos móveis, tablets e PCs. Qualquer solução de gerenciamento de senhas que você estiver considerando deve ser compatível com todos os diferentes tipos de sistemas operacionais que você utiliza. Por exemplo, se você utiliza Mac e Windows, o gerenciador de senhas que utilizar deve possuir aplicativos disponíveis para ambos. Além disso, o gerenciador de senhas deve ter uma extensão para navegador disponível para baixar para os navegadores que você utiliza com frequência, como o Chrome e o Safari.
6. Compartilhamento seguro de senhas e arquivos
O gerenciador de senhas escolhido não deve apenas armazenar suas senhas com segurança, também deve permitir compartilhá-las com segurança. Métodos comuns de compartilhamento de senhas, como por mensagens SMS, podem colocar suas contas em risco de serem comprometidas. Ao investir em um gerenciador de senhas que tenha capacidades de compartilhamento seguro de senhas e arquivos, você não precisa se preocupar em ter seus dados confidenciais comprometidos devido a métodos de compartilhamento inseguros. Ao compartilhar suas senhas com um gerenciador de senhas, você tem controle total sobre quem tem acesso às suas credenciais e pode revogar o acesso quando quiser.
7. Gerador de senhas
Senhas fracas tornam um gerenciador de senhas inútil. Um bom gerenciador de senhas deve ter um gerador de senhas que permita escolher o tamanho e a complexidade da sua senha. Como muitos sites geralmente têm políticas rigorosas ao criar senhas, seu gerenciador de senhas deve permitir customizar as senhas geradas para seguirem as diretrizes do site, mas que também sejam fortes e exclusivas. Por exemplo, você deve poder escolher o tamanho da sua senha gerada e ser capaz de especificar combinações de caracteres, como o uso de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
8. Autenticação multifator
A autenticação multifator (MFA) é uma abordagem em camadas à segurança que exige fornecer vários métodos de verificação além de um nome de usuário e senha. Seu gerenciador de senhas deve fornecer a opção de habilitar a MFA para seu cofre do gerenciador de senhas. Isso fornece uma camada adicional de segurança que ajuda a proteger ainda mais seu cofre de senhas contra acesso não autorizado, além da proteção fornecida pela sua senha principal.
Como configurar um gerenciador de senhas
Para aproveitar ao máximo seu gerenciador de senhas e permanecer seguro, é necessário configurá-lo corretamente. Aqui estão cinco passos básicos ao configurar um gerenciador de senhas.
1. Baixe o software
Comece baixando a versão mais recente do seu software de gerenciador de senhas em todos os dispositivos nos quais pretende utilizá-lo. Muitos gerenciadores de senhas oferecem aplicativos móveis e uma extensão para navegador para desktop.
2. Crie sua senha principal
Em seguida, é necessário criar uma senha principal que servirá como chave para entrar no cofre do seu gerenciador de senhas. Essa é a sua senha mais importante, de modo que ela deve ser forte, mas também fácil de memorizar. Recomendamos criar uma frase de senha para utilizar como senha principal. Utilizar um gerador de frases de senha pode ajudar a criar uma que seja forte e fácil de memorizar.
3. Habilite a MFA
Além de proteger o cofre do seu gerenciador de senhas com uma senha principal forte, também é recomendável habilitar a MFA. Se não for solicitado que você habilite a MFA ao configurar seu gerenciador de senhas, acesse as configurações da sua conta. Nas configurações de segurança da sua conta, deve haver uma opção para habilitar a autenticação multifator ou a autenticação de dois fatores. Certifique-se de habilitar essa opção. Se houver vários métodos de autenticação para escolher, recomendamos utilizar um aplicativo autenticador ou uma chave de segurança de hardware, pois são as opções mais seguras.
4. Exporte e importe suas senhas
Se você estiver armazenando suas senhas em qualquer outro lugar além de um gerenciador de senhas dedicado, como seu navegador, será necessário exportá-las. Dependendo de onde suas senhas estavam sendo armazenadas anteriormente, o processo para exportá-las pode variar.
Após exportar suas senhas, importe-as no seu gerenciador de senhas. Seu gerenciador de senhas deve orientá-lo pelo processo de importação. Caso contrário, deve haver uma documentação sobre como importar suas senhas, mas isso pode variar dependendo do gerenciador de senhas escolhido.
5. Audite e altere suas senhas
Após importar todas as suas senhas para o seu gerenciador de senhas, audite-as. Determine quais senhas são fracas e reutilizadas e, com a ajuda do seu gerenciador de senhas, altere-as para senhas fortes e exclusivas. Um bom gerenciador de senhas permite saber quais senhas correm maior risco de serem comprometidas, para que você possa alterá-las imediatamente.
Escolha o Keeper® como seu gerenciador de senhas
O Keeper Password Manager tem todos os recursos acima e muito mais. Não apenas o Keeper oferece a melhor segurança, como também oferece uma experiência do usuário perfeita e facilita sua vida digital. O Keeper também facilita a importação das suas senhas. É possível importar facilmente de navegadores, como Chrome, Firefox, Edge, Safari, Internet Explorer e Opera. Você também pode importar de vários gerenciadores de senhas diferentes.
Pronto para começar com o melhor gerenciador de senhas do mercado? Comece hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper.