Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Se descobrir que foi vítima de fraude de cartão de crédito, comece o processo de recuperação notificando o emissor do seu cartão de crédito, colocando um alerta de fraude no seu relatório de crédito, congelando seu crédito e entrando em contato com as principais agências de crédito. No entanto, antes de tomar essas medidas, é necessário determinar se você foi, de fato, vítima de fraude de cartão de crédito.
Alguns sinais reveladores de que você foi vítima de fraude de cartão de crédito incluem transações não autorizadas ou desconhecidas em seus extratos bancários, pequenas cobranças de conta, alterações não autorizadas no seu relatório de crédito, como uma alteração de endereço, e chamadas inesperadas de agências de cobrança.
Continue lendo para saber como a fraude de cartão de crédito acontece e como se proteger desse tipo de golpe.
Como a fraude de cartão de crédito acontece?
Aqui estão algumas das maneiras mais comuns pelas quais a fraude de cartão de crédito acontece.
Violações de dados públicos
As violações de dados públicas ocorrem quando os dados de uma empresa vazam e são publicados online para livre acesso. As violações de dados geralmente acontecem devido a ataques cibernéticos, como ransomware, ameaças internas, malware e assim por diante. Quando uma empresa sofre uma violação de dados, informações confidenciais, incluindo informações de identificação pessoal (PII, Personally Identifiable Information) de clientes e funcionários, são expostas.
Algumas empresas também armazenam informações de cartão de crédito de clientes, que, se expostas em uma violação de dados, podem levar à fraude de cartão de crédito.
Cartão de crédito perdido ou roubado
Pode acontecer que você perca seu cartão de crédito e nem perceba antes que seja tarde demais. Quando você perde seu cartão de crédito, qualquer pessoa que o tenha em mãos pode usá-lo em benefício próprio, mesmo que o cartão não pertença a ela. Isso também pode acontecer se alguém roubar sua carteira. A perda ou o roubo de seu cartão de crédito são maneiras comuns de como a fraude de cartão de crédito acontece.
Clonagem de cartão de crédito
Credit card skimming is a method used by threat actors to steal your credit card information. A credit card skimmer is a device that is attached to an actual card reader, such as those in grocery stores, ATMs and gas stations. These devices are designed to look exactly like card readers so a victim doesn’t suspect a thing. When an individual inserts or swipes their card, the skimmer scans the credit or debit card and sends the card information to the threat actor’s device via Bluetooth. The transaction goes through normally without it being flagged or rejected, so the victim doesn’t know that their card has been skimmed.
Depois que o ator da ameaça tiver clonado seu cartão de crédito, ele terá o nome, número e data de validade do titular do cartão, que poderá utilizar para cometer as fraudes.
Phishing
Phishing é um ataque cibernético no qual um ator de ameaças utiliza táticas de engenharia social para convencer uma vítima de que ele é alguém que não é, para que a vítima se sinta obrigada a fornecer informações pessoais. Muitas vezes, os ataques de phishing usam sites falsificados como uma maneira de parecer mais legítimo.
Por exemplo, um ator de ameaças pode fingir ser seu banco e solicitar que você faça login na sua conta bancária para realizar certas ações. Ao clicar no link que o ator de ameaças enviou por meio de um e-mail ou mensagem de texto de phishing, o link levará você ao site falsificado que parece legítimo. Ao fazer login na sua conta, você inserirá suas credenciais como geralmente faz, mas desta vez o ator de ameaças ficará sabendo quais são suas credenciais. Daí ele utiliza suas credenciais para fazer login na sua conta legítima. Depois que um ator de ameaças tiver acesso às suas contas financeiras, ele poderá usar seu acesso elevado para cometer fraude de cartão de crédito.
Roubo de correspondência
Em 2022, funcionários da USPS foram presos por cometerem US$ 1,3 milhão em fraude de cartão de crédito pelo roubo de correspondência. O roubo de correspondência é uma das muitas causas de fraude de cartão de crédito e identidades roubadas. Muitas vezes, ao roubar sua correspondência, os atores de ameaças apalpam os envelopes para identificar os que contêm um cartão que possa ser usado para seus próprios fins maliciosos.
Medidas a serem tomadas caso você seja vítima de fraude de cartão de crédito
Aqui estão seis medidas a tomar se você for vítima de fraude de cartão de crédito.
1. Notifique o emissor do seu cartão de crédito
O primeiro passo a tomar após descobrir que você foi vítima de fraude de cartão de crédito é notificar o emissor do seu cartão de crédito. Normalmente, você pode relatar fraude no aplicativo ou site do emissor do cartão de crédito. Se você tiver o cartão consigo, o que significa que ele não foi roubado, ligue para o número na parte de trás do cartão para relatar a atividade fraudulenta.
Depois que o emissor confirmar que seu cartão foi cobrado de forma fraudulenta, o emissor provavelmente cancelará esse cartão e enviará um novo.
2. Coloque um alerta de fraude no seu relatório de crédito
A sua próxima medida após tomar conhecimento da fraude de cartão de crédito deve ser colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito. Você pode fazer isso entrando em contato com uma agência de crédito importante, como a Serasa Experian, Boa Vista ou SPC Brasil. Você precisa apenas entrar em contato com uma dessas agências de crédito para colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito. Após colocar o alerta de fraude em uma das agências, essa agência de crédito alertará as demais.
Colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito tornará mais difícil para qualquer pessoa abrir um novo cartão de crédito em seu nome. Se alguém tentar abrir uma nova conta de crédito usando seu nome, a empresa terá que verificar sua identidade antes de emiti-la. Os alertas de fraude duram um ano, mas você pode renovar um alerta se quiser ou precisar. Os alertas de fraude podem ser cancelados por você a qualquer momento.
3. Congele seu crédito
Após colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito, você também deve congelar seu crédito para proteção extra. Para congelar seu crédito, você precisará entrar em contato com cada uma das agências de crédito separadamente: Serasa Experian, Boa Vista ou SPC Brasil. Ao contrário do alerta de fraude, congelar seu crédito com uma agência não o congela com as demais agências.
Congelar seu crédito bloqueará o acesso aos seus relatórios de crédito e impedirá que qualquer pessoa os acesse até que você cancele o congelamento, o que você pode fazer a qualquer momento. Para descongelar seu crédito, você só precisará passar por um processo de verificação como uma maneira de confirmar sua identidade.
4. Entre em contato com as principais agências de crédito
Após tomar as medidas necessárias, como notificar o emissor do seu cartão de crédito, colocar um alerta de fraude e congelar seu crédito, entrar em contato com uma agência de crédito e um credor pode ajudar a reparar qualquer dano causado.
Por exemplo, se você verificar seu relatório de crédito e notar coisas como pagamentos atrasados ou perdidos e alta utilização de crédito devido à fraude de cartão de crédito, entre em contato com o credor que o relatou à agência. Informar sobre a fraude do seu cartão de crédito pode ajudar você a esclarecer o assunto. Se o credor não ajudar ou não puder ajudar, a próxima melhor coisa é contestar as informações com as agências de crédito.
5. Registre uma ocorrência com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e com a polícia
O próximo passo que você deve tomar é relatar a fraude de cartão de crédito ao Ministério da Justiça e Segurança Pública acessando https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-ocorrencia-policial-online. Embora o MJSP não investigue seu relatório individual, ele utiliza as informações fornecidas por você para apoiar os investigadores e encontrar os autores da ação.
Se você ainda não fez isso, também deve relatar a fraude de cartão de crédito para as autoridades locais. Embora essa etapa não seja necessária, ela pode auxiliar a polícia a reunir padrões de fraude de cartão de crédito no seu bairro ou cidade.
6. Altere rapidamente todas as suas senhas
Depois de cuidar do seu crédito, você deve alterar todas as suas senhas, começando com suas contas bancárias on-line, para senhas que sejam fortes e exclusivas. Nunca se sabe quão longe um ator de ameaças pode ter conseguido ir ao cometera fraude. Portanto, proteger suas contas é vital para manter sua segurança.
Se você já foi vítima de fraude de cartão de crédito, também pode ser vítima de outros tipos de roubo de identidade. É essencial proteger suas contas on-line antes que a fraude de cartão de crédito aumente para algo mais.
Alterar todas as suas senhas pode ser um incômodo se tiver que fazer por conta própria, mas usar uma ferramenta útil, como um gerenciador de senhas facilitará a alteração rápida de todas as suas senhas.
Como se proteger contra a fraude de cartão de crédito
Aqui estão algumas das maneiras de se proteger contra a fraude de cartão de crédito no futuro.
Proteja suas contas
Uma das coisas mais importantes que você precisa fazer para se proteger contra a fraude de cartão de crédito é proteger suas contas on-line com senhas fortes. Se você reutilizar a mesma senha em várias contas ou não utilizar as práticas recomendadas de senhas ao criar suas senhas, suas contas estarão mais vulneráveis a serem comprometidas. Isso ocorre porque fica mais fácil para os atores de ameaças adivinhá-las ou quebrá-las.
Em vez de confiar em si mesmo para criar suas próprias senhas, é melhor usar um gerador de senhas para criá-las para você. Se você se preocupa de não conseguir lembrar de todas as suas senhas, considere investir em um gerenciador de senhas.
Habilite notificações de transações
Qualquer cartão de débito ou crédito que você possui devem ter as notificações de transação ativadas. Com essas notificações ativadas, você será notificado em tempo real quando uma transação for feita usando seus cartões. No caso de alguém roubar seu cartão de crédito e utilizá-lo, você saberá imediatamente e poderá tomar medidas no mesmo instante contra a transação fraudulenta.
Você pode ativar essas notificações no seu aplicativo bancário, nas configurações de segurança. É possível inclusive personalizar o valor da transação para a qual deseja receber notificações. Recomendamos definir o valor da notificação da transação como US$ 1 para receber uma notificação toda vez que uma transação for feita, de um dólar ou mais.
Opte pelo correio eletrônico
Receber correspondência física apresenta seus próprios riscos. Embora roubar e ler as cartas de outras pessoas seja contra a lei, ainda há muitos criminosos que fazem exatamente isso. Para limitar os riscos de alguém roubar sua correspondência e usá-la para cometer fraude de cartão de crédito ou roubar sua identidade, opte por correio eletrônico. Em vez de receber sua correspondência pessoalmente, você a receberá na sua conta online ou por meio do seu e-mail.
É especialmente importante optar por correio eletrônico para seus extratos bancários e qualquer outra coisa que contenha informações confidenciais. A maioria das empresas tem uma maneira de optar por receber correio eletrônico em suas configurações. Se você não conseguir encontrar como optar por correio eletrônico, vale a pena entrar em contato com a empresa para ver se ela oferece isso como uma opção.
Relate imediatamente cartões de crédito perdidos ou roubados
Assim que perceber que um de seus cartões de crédito ou débito está faltando e confirmar que não o esqueceu em algum lugar, certifique-se de notificar imediatamente o emissor do seu cartão de crédito. Quanto mais cedo você relatar seu cartão perdido ou roubado, menores serão os danos que um criminoso pode causar.
Não realize transações online em locais públicos
Embora às vezes seja necessário realizar transações online em locais públicos, é melhor evitá-las sempre que possível. Isso não significa quando você vai pagar pelo seu café, mas os casos em que deseja comprar algo em uma loja online. Pode ser ainda mais arriscado comprar coisas online quando você está em redes Wi-Fi públicas. Isso ocorre porque qualquer pessoa pode fazer login em redes Wi-Fi públicas e interceptar os dados enviados nelas. Isso também é conhecido como um ataque indireto (MITM – Man-in-the-Middle).
Se você precisar realizar uma transação online quando estiver em público, use os dados móveis do seu celular, pois são mais seguros do que estar em redes Wi-Fi públicas.
Aproxime o seu cartão em vez de inseri-lo ou deslizá-lo
Muitos cartões mais recentes vêm com a funcionalidade “pagar por aproximação”. Aproximar o seu cartão ao realizar uma transação impede que você seja vítima da clonagem de cartão, que rouba as informações do seu cartão de crédito ao inserir ou deslizá-lo.
Destrua documentos indesejados que contêm informações confidenciais
Guardar documentos que contêm informações confidenciais pode fazer com que sejam obtidos por pessoas erradas. Isso também pode acabar levando à fraude de cartão de crédito, pois muitas pessoas guardam cartões que não utilizam mais ou extratos bancários que não precisam. Se você não precisar mais de um cartão ou de documentos importantes, destrua-os. Isso manterá suas informações pessoais protegidas.
Verifique seu relatório de crédito regularmente
Adquira o hábito de verificar seu relatório de crédito com frequência para saber quando contas de crédito são abertas em seu nome sem sua autorização. Isso também ajudará você a saber quando novas consultas são feitas sem a sua autorização ou se o seu endereço foi atualizado sem a sua aprovação.
Você pode verificar seu relatório de crédito gratuitamente no annualcreditreport.com, mas pode verificá-lo apenas uma vez por ano. Se você quiser verificar regularmente seu relatório de crédito, aplicativos de pontuação de crédito como Experian, Credit Karma ou os que vêm com o seu banco podem dar uma boa indicação se os números do seu cartão de crédito foram roubados ou se você foi vítima de outros tipos de roubo de identidade, pois alguns alertam sobre novas consultas de crédito e mostram sua taxa de utilização de crédito.
Mantenha-se seguro contra a fraude de cartão de crédito
A fraude de cartão de crédito tem o potencial de levar a outros tipos de roubo de identidade se não for tratada corretamente. Embora a fraude de cartão de crédito possa ser prejudicial, há medidas que você pode tomar para reduzir o impacto e evitar que se agrave mais.