Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Há riscos associados ao fornecimento de suas informações confidenciais online, mas isso é necessário em um mundo moderno que exige informações pessoais identificáveis (PII) para criar contas, comprar produtos online, declarar seus impostos ou receber um salário.
Seus dados podem se tornar vulneráveis sem nenhuma falha sua. Violações de dados são comuns, e as informações de suas contas podem ser vazadas. Se os seus dados forem interceptados por malfeitores, eles podem ser vendidos para cibercriminosos na dark web.
Esses criminosos podem usar dados roubados para roubar contas, dinheiro, informações de cartões de crédito ou até mesmo para cometer um roubo de identidade. Se seus dados forem interceptados por cibercriminosos, você pode sofrer consequências graves.
Você pode manter seus dados seguros online utilizando senhas fortes e exclusivas, habilitando a autenticação multifator (MFA), criptografando informações confidenciais e muito mais. Continue lendo para saber nossas onze dicas para proteger seus dados.
Passos para manter seus dados seguros online
Cibercriminosos são mais propensos a atacar alvos fáceis, como pessoas com senhas fracas e práticas de segurança cibernética inadequadas. Elas são mais vulneráveis porque são mais fáceis de hackear. Implementar práticas recomendadas ajudará muito a proteger seus dados e manter sua tranquilidade ao navegar na internet.
Aqui estão nossas onze dicas para manter seus dados seguros ao realizar atividades diárias online.
1. Utilize senhas exclusivas e complexas para cada conta, incluindo sua rede Wi-Fi doméstica
Talvez a dica mais importante de todas seja utilizar senhas exclusivas e fortes para cada uma de suas contas online. Isso impede que cibercriminosos tenham sucesso com ataques de senha comuns.
O preenchimento de credenciais, no qual malfeitores usam credenciais vazadas em uma violação de dados para tentar fazer login em vários serviços, funciona apenas em vítimas que reutilizam senhas. Os ataques de força bruta, nos quais um malfeitor tenta quebrar uma senha utilizando bots, têm mais chance de sucesso com senhas curtas ou que incluem palavras do dicionário. Ataques mais traiçoeiros podem visar indivíduos específicos e tentar usar informações pessoais para quebrar suas senhas, como aniversários e nomes de entes queridos, de modo que essa estratégia funciona apenas com pessoas que não utilizam caracteres aleatórios.
Algumas pessoas com bons hábitos de senhas ignoram sua rede Wi-Fi doméstica. O nome da rede e senha padrão do seu Wi-Fi podem facilitar para que cibercriminosos adivinhem suas credenciais. Alterar o padrão tornará sua rede mais segura.
É um desafio memorizar senhas complexas exclusivas para cada uma de suas dúzias de contas. Recomendamos utilizar um gerenciador de senhas que armazena suas senhas em um cofre criptografado acessível apenas com sua senha principal, a única que você precisará memorizar.
2. Habilite a autenticação multifator (MFA)
Pense na MFA como o backup para o caso de suas senhas exclusivas e complexas serem comprometidas. A MFA exige um segundo método de autenticação, que geralmente é um código enviado por SMS, e-mail ou por meio de um aplicativo autenticador. Algumas pessoas também usam chaves de segurança físicas como método de MFA. Os códigos por SMS e e-mail são as formas mais fracas de MFA porque um cibercriminoso teoricamente também pode entrar nessas contas, mas ainda são melhores do que não ter MFA.
3. Envie informações confidenciais com criptografia
Ao enviar informações confidenciais pela internet, como documentos fiscais, apólices de seguro e cópias de identificação do governo, elas sempre devem estar em um formato criptografado. Os e-mails, por exemplo, não são criptografados. Tampouco as mensagens SMS.
É melhor utilizar uma plataforma com criptografia de conhecimento zero para enviar informações confidenciais pela internet. O Keeper Password Manager possui um recurso de compartilhamento de uso único que permite enviar informações confidenciais criptografadas para qualquer pessoa, mesmo se ela não tiver uma conta no Keeper. Você também pode definir um limite de tempo para o acesso do destinatário e revogar o acesso a qualquer momento.
4. Habilite a criptografia de disco rígido no seu computador
Todos os sistemas operacionais de computadores, incluindo Windows e Mac, podem criptografar o disco rígido do seu computador. Alguns Macs até mesmo fazem isso automaticamente. Verifique as configurações do seu computador para garantir que a criptografia de disco rígido está habilitada, isso leva apenas alguns minutos e faz uma grande diferença para a segurança dos seus dados.
5. Evite redes Wi-Fi públicas
As redes Wi-Fi públicas estão repletas de riscos, especialmente ao lidar com dados confidenciais, porque os cibercriminosos também podem acessá-las. Ao fazer coisas como entrar na sua conta bancária utilizando uma rede Wi-Fi pública, um malfeitor pode interceptar suas credenciais. Caso precise utilizar uma rede Wi-Fi pública, utilize uma rede privada virtual (VPN).
6. Utilize uma VPN
Embora as VPNs tenham prós e contras, uma VPN de qualidade criptografa seu tráfego online e oculta a sua localização com sucesso. Apesar de ser desnecessário utilizá-la o tempo todo, por exemplo, ao utilizar sua rede Wi-Fi doméstica privada devidamente protegida, é uma boa proteção adicional ao utilizar uma rede ou um servidor onde possa haver malfeitores. Por exemplo, ao jogar um jogo online ou utilizar uma rede Wi-Fi pública, recomendamos utilizar uma VPN.
7. Atualize seus softwares imediatamente
Empresas de software lançam correções de segurança quando vulnerabilidades são descobertas. No entanto, você não estará protegido de vulnerabilidades conhecidas até baixar as atualizações para corrigi-las. Baixe todas as atualizações de software assim que estiverem disponíveis.
8. Bloqueie suas contas de redes sociais e não compartilhe excessivamente
Às vezes, cibercriminosos pesquisam uma vítima por meses antes de atacá-la, especialmente em casos de roubo de identidade e assédio. Qualquer detalhe ou dado pessoal sobre sua vida, como sua localização, aniversário ou nomes de entes queridos, pode ser usado por um cibercriminoso para atacar suas contas ou roubar sua identidade.
Habilite as configurações de privacidade das suas contas de redes sociais e não aceite solicitações de amizade de estranhos, pois podem ser de um cibercriminoso tentando atacá-lo. Também é importante não compartilhar excessivamente, mesmo para os seus seguidores. Por exemplo, compartilhar uma foto da sua localização atual pode possibilitar um assédio na vida real. Compartilhar informações pessoais identificáveis também pode revelar respostas para perguntas de segurança.
9. Utilize e-mails descartáveis
As compras online são extremamente comuns e convenientes, mas a maioria dos varejistas exige que você crie uma conta. Isso significa que seu e-mail e outras informações confidenciais ficam espalhadas pela internet, em dúzias de contas, e podem sofrer uma violação de dados a qualquer momento.
Utilizar um e-mail temporário, geralmente chamado de “descartável”, ao fazer compras online e em outras situações que exigem uma conta pode tornar sua pegada digital mais difícil de rastrear no caso de um vazamento. Após receber seu pedido pelo correio, poderá excluir a conta descartável.
10. Aprenda a reconhecer golpes modernos
O número de golpes aumentou à medida que mais partes de nossas vidas migraram para a internet. O phishing, que existe há muito tempo, tornou-se mais sofisticado. A escrita ruim não é mais uma dica confiável para detectar esses ataques. O smishing é um tipo semelhante e mais recente de golpe realizado por SMS. O spoofing, um golpe relacionado, direciona usuários para páginas falsas nas quais suas credenciais são roubadas ao inseri-las.
Isso é apenas um resumo, preste atenção a fontes confiáveis de notícias sobre segurança cibernética para saber das técnicas mais recentes utilizadas por golpistas para atingir as pessoas.
11. Faça backup do seu computador
No pior cenário, um cibercriminoso pode corromper seu dispositivo com malware ou alguém pode roubá-lo fisicamente. Manter um backup — especialistas recomendam dois, um na nuvem e outro em um disco rígido físico — significa que você ainda terá acesso aos seus dados. Essa também é uma boa ideia no caso de outros tipos de desastres, como um incêndio ou uma tempestade.
É simples manter seus dados seguros
Embora possa parecer que são muitos conselhos, muitas dessas medidas são ações únicas que o protegerão para sempre. Outras, são hábitos que se tornarão naturais com o tempo. Quando se acostumar a proteger seus dados online, você nem pensará em ter que fazer, mas terá tranquilidade. Pense nisso dessa maneira: recuperar sua identidade após ter sido roubada é muito mais demorado e estressante do que tomar as medidas necessárias para se proteger com antecedência.
A medida mais importante que você pode tomar hoje é definir senhas exclusivas e complexas para cada uma de suas contas. Faça uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager hoje para gerar, trocar e armazenar com segurança todas as suas senhas de modo fácil e rápido.