Há vários riscos associados ao armazenamento de senhas nas Planilhas Google, incluindo a falta de criptografia de ponta a ponta por padrão e a falta de
Você pode estar ouvindo falar sobre compartilhamento de senhas com mais frequência ultimamente, já que a Netflix está impedindo que seus usuários compartilhem logins com qualquer um que não more na mesma casa. A nova regra foi recebida com forte desaprovação por quem compartilha logins do serviço de streaming com amigos e familiares. Para muitos, o compartilhamento de senhas passou a ser normal quando se trata de serviços de streaming.
O compartilhamento de senhas refere-se ao ato de compartilhar credenciais de login com outras pessoas para que elas também tenham acesso à sua conta. Às vezes, pode ser necessário para as pessoas compartilharem senhas com amigos, familiares e colegas, porém, há uma maneira certa e uma errada de fazer isso. Compartilhar senhas de forma insegura pode colocar suas contas de streaming e outras em risco de serem comprometidas.
Vamos explorar algumas das razões pelas quais as pessoas compartilham suas senhas, os riscos de compartilhá-las de forma insegura e o que fazer para compartilhar senhas sem colocar suas contas em risco.
Por que as pessoas compartilham suas senhas?
Há muitos motivos para alguém decidir compartilhar suas senhas, incluindo, mas não limitados a:
- Economizar dinheiro com assinaturas, como no Amazon Prime
- Compartilhar o acesso a serviços de streaming com amigos e familiares
- Fornecer acesso a contas bancárias no caso de uma emergência
Compartilhando senhas na sua vida pessoal
Na sua vida pessoal, você pode decidir compartilhar determinadas senhas com amigos e familiares para que eles tenham acesso às suas contas no caso de uma emergência. Outro motivo seria compartilhar o acesso a um serviço de streaming, como Netflix, Hulu, Prime Video ou HBOMax. Quando se trata de compartilhar senhas de serviços de streaming, a principal razão para isso é economizar dinheiro. Ao invés de várias pessoas precisarem pagar por suas próprias assinaturas, apenas uma teria que pagar e todos teriam acesso gratuito a ela. Isso também ocorre com frequência com outros serviços por assinatura, como o Amazon Prime.
Também é comum que as pessoas compartilhem senhas de Wi-Fi quando recebem visitas. Apesar de não parecer grande coisa, isso representa um problema sério, porque abre sua rede para todos os tipos de ameaças, como infecção por malware, que pode se espalhar para outros dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi.
Compartilhando senhas no trabalho
Muitos funcionários precisam compartilhar senhas de redes sociais ou outras contas empresariais. Apesar de ser necessário que funcionários compartilhem senhas com colegas ou contratados para realizar seus trabalhos, eles nem sempre fazem isso com segurança. Métodos de compartilhamento inseguros podem colocar contas empresariais em risco de comprometimento.
O compartilhamento inseguro de senhas também aumenta o risco de que ex-funcionários mantenham o acesso a contas empresariais, que podem conter informações sensíveis. Sem uma maneira segura de compartilhar senhas, empresas ficam vulneráveis a ataques de roubo de contas e violações.
Como as pessoas tendem a compartilhar senhas
Aqui estão algumas das formas como as pessoas tendem a compartilhar senhas.
- Por meio de mensagens SMS ou aplicativos de mensagens, como o Slack
- Através de mensagens diretas de redes sociais
- Por e-mail
- Anotando em um papel e dando à outra pessoa
- Colocando em planilhas do Excel ou documentos do Word
Os riscos do compartilhamento de senhas
O compartilhamento de senhas por métodos não criptografados coloca as contas em risco de serem comprometidas, e quaisquer dados financeiros ou pessoais em risco de serem usados para fins maliciosos.
Aqui estão alguns dos riscos de compartilhar senhas de forma insegura.
Leva a mais de uma conta comprometida
Dependendo das práticas de senhas de quem utiliza a conta, mais de uma conta pode ser comprometida. Muitas pessoas acham difícil criar senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas, o que resulta na reutilização de senhas ou utilização de variações da mesma senha em várias contas.
A reutilização de senhas não é incomum, especialmente para quem não utiliza um gerenciador de senhas. O Relatório de práticas de senhas dos EUA da Keeper Security revelou que 56% dos entrevistados reutilizam senhas em várias contas e, em média, utilizam a mesma senha para quatro sites e aplicativos diferentes.
Se você reutiliza senhas e, ao compartilhar uma delas, ela acabar caindo em mãos erradas, estará colocando várias contas em risco de comprometimento, ao invés de apenas uma.
É mais fácil cair em golpes de engenharia social
A engenharia social é uma ameaça de segurança cibernética grave enfrentada por empresas e indivíduos. A engenharia social utiliza manipulação psicológica para convencer as vítimas a revelar informações privadas.
Digamos que um cibercriminoso finge ser um membro da sua família e diz que esqueceu a senha do Amazon Prime. Se a sua família compartilha o acesso à conta, você daria a senha a ele imediatamente sem questionar. Se a sua família não tiver outra escolha além de enviar senhas por canais inseguros, como uma chamada telefônica ou SMS, sua senha cairia facilmente nas mãos do malfeitor.
Felizmente, há uma maneira de compartilhar senhas com segurança e se proteger contra esses tipos de ataques cibernéticos.
Como compartilhar senhas com segurança
A melhor maneira de compartilhar senhas com segurança é utilizando um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas é uma solução de segurança cibernética que ajuda os usuários a gerar, armazenar e compartilhar senhas. Dependendo do gerenciador de senhas, as opções para compartilhar senhas podem variar. Alguns gerenciadores de senhas oferecem compartilhamento de uso único, de modo que as credenciais da conta são fornecidas apenas por um período definido. Após esse período, a pessoa que recebeu o registro não poderá mais visualizar ou utilizar as credenciais para entrar na conta.
Para casos nos quais membros da família compartilham o acesso à mesma conta e você deseja fornecer acesso contínuo, é possível criar registros e compartilhar com vários usuários para que sempre possam utilizá-los. Se a senha for alterada, o registro pode ser atualizado com a nova senha e todos os usuários com quem ele foi compartilhado poderão acessar a conta, mesmo com a alteração.
Compartilhando senhas no trabalho
Com frequência, é necessário compartilhar senhas no trabalho para realizar suas tarefas. Com um gerenciador de senhas, cada funcionário poderá acessar os registros necessários para desempenhar seu trabalho sem precisar depender da equipe de TI ou de colegas. Um gerenciador de senhas também facilita para que administradores de TI atribuam permissões e apliquem o princípio do privilégio mínimo (PoLP). PoLP é um conceito no qual usuários recebem acesso apenas aos sistemas e informações necessários para realizar seus trabalhos, reduzindo o risco de ameaças internas e aprimorando a conformidade.
Embora um gerenciador de senhas reduza o risco de comprometimento de contas por terceiros, é importante compartilhar senhas apenas com pessoas confiáveis. Compartilhar senhas com a pessoa errada pode levar à perda de propriedade de suas contas, o que significa que você não poderá mais acessá-las. Isso pode ocorrer se você compartilhar uma senha com alguém e essa pessoa alterar a senha sem seu conhecimento.
Não tem certeza de qual é o gerenciador de senhas certo para você? Saiba o que procurar em um gerenciador de senhas.