Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Atualizado em 21 de novembro de 2023.
A autenticação multifator (MFA) é importante porque adiciona uma camada extra de segurança às suas contas online para impedir que sejam comprometidas. De acordo com um relatório da Microsoft, a MFA pode bloquear mais de 99,9% dos ataques de comprometimento de contas, tornando-se uma das mais importantes medidas de segurança cibernética a serem implementadas para proteger suas contas.
Continue lendo para saber mais sobre MFA, sua importância e as opções de autenticação MFA que você pode escolher.
O que é autenticação multifator?
A autenticação multifator é um método de autenticação no qual o usuário recebe acesso a um site, aplicativo ou plataforma apenas após fornecer um ou mais fatores de autenticação que validem sua identidade. Ao invés de apenas ter que inserir um nome de usuário e senha, também seria necessário fornecer uma autenticação adicional com a MFA habilitada.
Você pode já ter ouvido falar da autenticação de dois fatores (2FA), que também é considerada uma MFA, mas ao invés de um ou mais fatores de autenticação, a 2FA requer apenas um fator de autenticação adicional para seu nome de usuário e senha. Isso significa que a 2FA é uma MFA, mas nem toda MFA é uma 2FA.
Por que é importante utilizar a autenticação multifator
A MFA é importante porque fornece camadas adicionais de segurança às suas contas online, ajuda a impedir que suas contas sejam comprometidas no caso de uma violação de dados e o notifica sobre tentativas de login suspeitas.
A MFA adiciona camadas de segurança às contas
Dependendo da conta para a qual a MFA está habilitada, você pode ter a opção de utilizar mais do que apenas um método de MFA. Quanto mais métodos de MFA adicionar a uma conta, mais segura essa conta será por causa das camadas adicionais necessárias para fazer login com sucesso.
Sem a MFA habilitada, um cibercriminoso apenas teria que saber seu nome de usuário e senha para obter acesso à sua conta com sucesso. Como muitas pessoas recorrem à utilização de senhas fracas porque são fáceis de memorizar, a possibilidade de um cibercriminoso quebrar ou adivinhar sua senha pode colocar sua conta em risco de comprometimento, especialmente se você não habilitar a MFA.
A MFA impede o comprometimento de contas por violações de dados
Violações de dados em empresas nas quais você tem contas podem expor suas credenciais de login para cibercriminosos, que podem utilizá-las para obter acesso às suas contas. Se você gosta de reutilizar senhas, com apenas um conjunto de credenciais exposto, um cibercriminoso pode obter acesso a qualquer uma das suas outras contas que utilizam a mesma senha.
Se ocorrer o pior e suas credenciais de login forem expostas em uma violação de dados, a MFA impedirá que qualquer indivíduo não autorizado entre na sua conta, pois ele não poderá autenticar sua identidade.
A MFA o notifica sobre tentativas de login suspeitas
Se alguém estivesse tentando fazer login na sua conta, dependendo do método de MFA habilitado, você seria alertado sobre essa tentativa. Métodos de MFA, como códigos por SMS e por e-mail, são enviados apenas após alguém inserir seu nome de usuário e senha corretamente. Se não é você que está tentando entrar na conta, receber esses códigos pode indicar que outra pessoa está tentando acessá-la. Isso permite agir imediatamente trocando sua senha.
Quais são as opções de MFA disponíveis?
As opções de MFA podem variar de conta para conta, mas aqui estão alguns dos tipos de MFA mais comuns que você pode escolher.
- Tokens por SMS ou e-mail: esse tipo de MFA é quando você recebe códigos por SMS ou e-mail. Normalmente, você recebe o código após inserir o nome de usuário e senha corretos da sua conta.
- Códigos TOTP: os códigos de senha de uso único baseada em tempo (TOTP) são números de seis dígitos que funcionam apenas por um período limitado (geralmente 30 a 60 segundos). Esses códigos podem ser gerados utilizando aplicativos autenticadores ou gerenciadores de senhas.
- Perguntas de segurança: as perguntas de segurança são utilizadas de forma verbal e digital para confirmar sua identidade. Ao definir suas perguntas de segurança digitalmente pela primeira vez, é melhor evitar respondê-las factualmente para garantir que não haja possibilidade de alguém descobrir a resposta online. Apenas certifique-se de memorizar as respostas para essas perguntas.
- Chave de segurança física: chaves de segurança são chaves físicas que você pode carregar consigo. Para verificar sua identidade utilizando uma chave de segurança física, basta inserir ou aproximar a chave do seu dispositivo.
- Autenticação biométrica: a autenticação biométrica verifica sua identidade por meio de reconhecimento facial, impressões digitais ou varredura da íris. Você pode estar familiarizado com o reconhecimento facial utilizado para desbloquear seu celular.
Mantenha suas contas seguras com senhas fortes e MFA
Senhas fortes e MFA são medidas de segurança importantes a serem implementadas para manter suas contas online seguras o tempo todo. Pode ser difícil gerenciar várias senhas fortes e garantir que está habilitando a MFA nas suas contas sempre que possível, mas ter um gerenciador de senhas pode ajudar. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que ajuda os usuários a gerar e armazenar suas senhas com segurança. Alguns gerenciadores de senha, como o Keeper®, também armazenam códigos de 2FA com segurança, para não precisar alternar entre vários aplicativos.
Um grande benefícios de ter suas senhas e códigos de 2FA armazenados em um gerenciador de senhas, é que eles serão preenchidos automaticamente ao acessar o site ou aplicativo relacionado. Comece a proteger suas contas online com senhas fortes e MFA com a ajuda de um gerenciador de senhas, iniciando uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper.