O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Você pode perceber que sua smart TV foi hackeada se notar atividades incomuns nela: janelas pop-up estranhas, alterações nas configurações de privacidade e segurança, desempenho lento e acesso não autorizado às suas contas. Por incrível que pareça, as smart TVs podem ser hackeadas como qualquer outro dispositivo de Internet das coisas (IoT) que se conecta à internet. Cibercriminosos podem hackear sua smart TV para espioná-lo ou infectar outros dispositivos na mesma rede. Proteja sua smart TV dos hackers.
Continue lendo para saber mais sobre como as smart TVs são hackeadas, porque uma smart TV hackeada é perigosa e como fazer para proteger sua smart TV contra hackers.
O que é uma smart TV?
Uma smart TV é uma TV que se conecta à internet e, portanto, é considerada um dispositivo de IoT. A IoT é uma rede de dispositivos físicos que se conectam e trocam dados entre si e sistemas baseados em nuvem pela internet. Ela funciona como uma TV normal, permitindo que você conecte dispositivos como DVRs, reprodutores de vídeo ou cabo de satélite para exibir conteúdo. Além disso, como as smart TVs podem se conectar à internet, elas podem navegar na web, baixar aplicativos, jogar e assistir a serviços de streaming sem precisar de dispositivos externos.
Como uma smart TV é hackeada?
Como qualquer outro dispositivo de IoT, as smart TVs podem ser hackeadas por cibercriminosos. Como as smart TVs se conectam à internet, elas são expostas a ameaças cibernéticas que podem comprometer o dispositivo. Eis as maneiras pelas quais cibercriminosos podem hackear smart TVs:
Vulnerabilidades de segurança
Assim como outros dispositivos, como telefones e laptops, sua smart TV recebe atualizações de software que ajudam a corrigir quaisquer falhas de segurança encontradas no dispositivo. Se não forem atualizadas regularmente, cibercriminosos podem explorar essas vulnerabilidades de segurança para instalar malware e obter acesso à sua smart TV. Eles também podem tirar proveito de quaisquer configurações de segurança mal configuradas em sua smart TV. Se você desativar acidentalmente os recursos de segurança na sua smart TV, cibercriminosos podem utilizar essas falhas para obter acesso a ela.
Aplicativos maliciosos
As smart TVs permitem que você acesse a internet e baixe aplicativos nela. No entanto, cibercriminosos podem criar aplicativos maliciosos que instalam malware na sua TV quando você os baixa. Eles disfarçarão seus aplicativos maliciosos como legítimos para enganar os usuários a baixá-los. Baixe aplicativos em sua smart TV apenas de fontes confiáveis, como o Roku, o Google ou a Amazon.
Redes Wi-Fi inseguras
Dependendo da fragilidade da segurança da sua rede Wi-Fi, os cibercriminosos podem executar ataques indiretos (MITM — Man-in-the-middle) para comprometer sua smart TV. Os ataques MITM são um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos interceptam dados enviados entre duas partes. Os cibercriminosos dependem de redes Wi-Fi públicas ou não criptografadas para espionar, monitorar ou alterar quaisquer dados transmitidos. Os cibercriminosos podem utilizar redes Wi-Fi públicas ou comprometer roteadores domésticos desprotegidos para transmitir malware para qualquer dispositivo conectado. Se uma smart TV estiver conectada a uma rede Wi-Fi desprotegida, cibercriminosos podem hackeá-la.
USB com malware
As smart TVs têm portas USB que permitem aos usuários conectar dispositivos de armazenamento adicionais, como um USB ou um disco rígido. Se alguém conectar um drive USB infectado a uma smart TV, ele pode infectá-la com malware. Isso pode ocorrer de maneira maliciosa e intencional por um malfeitor, ou acidentalmente, se você baixar um malware em seu dispositivo de armazenamento externo, que infecta sua TV quando é conectado. Sempre tenha cuidado com o que você conecta à sua smart TV.
Sinais de que sua smart TV foi hackeada
Cibercriminosos podem hackear sua smart TV sem que você saiba. É necessário observar os seguintes sinais para determinar se sua smart TV foi hackeada:
Atividades incomuns
Se você notar comportamentos incomuns em sua smart TV, podem ser falhas ou pode ser um sinal de que um cibercriminoso hackeou seu dispositivo. Um comportamento incomum em sua smart TV pode ser atribuído a cibercriminosos tentando espionar você e roubar suas informações pessoais. Desconfie de comportamentos incomuns em sua smart TV.
Comportamentos incomuns a serem observados:
- Sua TV muda de canais aleatoriamente
- Sua TV liga e desliga aleatoriamente
- Aplicativos ou arquivos recém-instalados são encontrados em seu dispositivo
- Uso excessivo de dados
- A câmera da sua smart TV está sempre ligada
- Sua TV está em tela preta, mas ainda está ligada
Janelas pop-up estranhas
Um sinal de que sua smart TV for hackeada é o surgimento de uma quantidade muito grande de janelas pop-up com mensagens de erro ou com anúncios. Essas janelas pop-up podem ser o resultado de um malware instalado em segundo plano em seu dispositivo.
Configurações de privacidade e segurança alteradas
Os cibercriminosos que já hackearam uma smart TV tentarão alterar as configurações de privacidade e segurança para bloquear você e obter acesso não autorizado aos seus dados. Se você notar alterações nas configurações de privacidade e segurança que você não fez, é porque um cibercriminoso já comprometeu sua smart TV.
Desempenho lento
O desempenho lento de uma smart TV pode ser resultado da deterioração do hardware. No entanto, se o desempenho lento de sua smart TV for repentino, pode ser por conta de um hacker. Se sua smart TV estiver apresentando lentidão, congelamento ou não responder, um cibercriminoso provavelmente hackeou sua smart TV, instalou malware nela e está utilizando seus recursos para fins maliciosos.
Acesso não autorizado às suas contas
Se você notar atividades desconhecidas em contas associadas à sua smart TV, como compras não autorizadas, tentativas de login ou uso de aplicativos, é provável que um cibercriminoso tenha hackeado sua smart TV e acessado suas contas conectadas. Quando um cibercriminoso compromete sua smart TV, ele pode utilizar as contas conectadas no dispositivo e até mesmo impedir que você as acesse.
Por que você deve proteger sua smart TV contra hackers
É necessário proteger sua smart TV contra hackers, pois eles podem usá-la para roubar suas informações pessoais e vendê-las na dark web. Cibercriminosos podem utilizar sua smart TV para roubar suas informações pessoais fazendo o seguinte:
Utilizam smart TVs para espionar você
Algumas smart TVs têm câmeras e microfones que cibercriminosos podem utilizar para espioná-lo. Cibercriminosos podem ouvir suas conversas e ver você inserir suas credenciais de login em suas contas on-line. Cibercriminosos também podem monitorar as atividades online em sua smart TV e usá-las para personalizar os ataques de phishing contra você. Depois que o cibercriminosos roubam suas credenciais de login, eles podem comprometer suas contas e roubar seus dados pessoais.
Comprometer outros dispositivos
Cibercriminosos podem hackear sua smart TV para comprometer outros dispositivos que estão conectados à mesma rede Wi-Fi que ela. Dependendo da fragilidade da sua rede Wi-Fi doméstica, cibercriminosos podem interceptar quaisquer dados transmitidos na rede Wi-Fi desprotegida e alterá-los para instalar malware em seu computador, telefone, tablet e dispositivos de IoT. Depois que o malware é instalado em seus dispositivos, cibercriminosos podem roubar e acessar seus dados confidenciais.
Como proteger sua smart TV contra hackers
Você precisa proteger sua smart TV de cibercriminosos para evitar que malfeitores infectem seus outros dispositivos, comprometam suas contas on-line e roubem suas informações pessoais. Proteja sua smart TV fazendo o seguinte:
Mantenha o software da TV atualizado
Mantenha sua TV com seu software atualizado. As atualizações de software corrigem falhas de segurança que cibercriminosos podem tirar proveito e adicionam novos recursos de segurança que protegerão melhor seu dispositivo. Manter o software da sua smart TV atualizado evita que cibercriminosos tirem proveito das vulnerabilidades de segurança e comprometam seu dispositivo.
Utilize senhas fortes para proteger suas contas e dispositivos
Se um hacker comprometer sua smart TV, ele pode usá-la para acessar e comprometer suas contas on-line e outros dispositivos de IoT. Utilize senhas fortes e exclusivas para proteger suas contas e dispositivos contra hackers. Senhas fortes e exclusivas dificultam que hackers quebrem suas senhas e acessem suas contas e dispositivos. Crie senhas fortes para todas as contas associadas à sua smart TV para restringir o acesso e evitar que hackers a comprometam.
Uma senha forte é uma combinação única e aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais com pelo menos 16 caracteres. Ela deve omitir quaisquer informações pessoais, números ou letras sequenciais e palavras de dicionário comumente usadas.
Se tiver dificuldade para criar senhas fortes e lembrar de todas elas, utilize um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena e gerencia suas senhas com segurança em um cofre criptografado. Com um gerenciador de senhas, você pode utilizar o gerador de senhas integrado para criar senhas fortes. Suas senhas são armazenadas e protegidas por vários níveis de criptografia e só podem ser acessadas com sua senha principal.
Proteja a rede Wi-Fi da sua casa
Cibercriminosos podem comprometer sua smart TV, caso você utilize redes Wi-Fi não criptografadas ou desprotegidas. Proteja sua rede Wi-Fi doméstica para proteger sua smart TV e outros dispositivos de IoT contra cibercriminosos. Proteja seu roteador usando uma senha forte, atualizando regularmente o software do roteador, criando uma rede para visitantes, alterando o nome do seu roteador e investindo em um roteador que suporte os protocolos de criptografia WPA3 ou WPA2 para proteger o tráfego da sua rede.
Habilite as configurações de segurança em sua smart TV
Sua smart TV deve vir com funções de segurança que ajudam a proteger seu dispositivo contra ataques cibernéticos e malware. Ative as configurações de segurança, como o firewall da sua TV, para protegê-la contra cibercriminosos e dificultar o acesso de usuários não autorizados ao seu dispositivo. Desative também quaisquer configurações que possam colocar sua smart TV em risco, como se conectar automaticamente a redes Wi-Fi disponíveis.
Evite que cibercriminosos hackeiem sua smart TV
Embora utilizar sua smart TV para assistir aos seus programas favoritos seja um momento de relaxamento, é preciso ter cautela ao conectar qualquer dispositivo à internet. Como as smart TVs são dispositivos de IoT que se conectam à internet, elas podem estar vulneráveis a ataques cibernéticos e podem ser hackeadas por cibercriminosos. Proteja sua smart TV mantendo seu software atualizado, utilizando senhas fortes em suas contas e dispositivos, protegendo seu roteador e ativando as configurações de segurança.