Uma senha é comprometida quando é vazada em uma violação de dados e disponibilizada na dark web, permitindo que outras pessoas obtenham acesso não autorizado às
Atualizado em 27 de março de 2023.
A frequência de alteração de suas senhas varia de acordo com suas práticas atuais de senha. Por exemplo, se você usar senhas fortes e exclusivas para suas contas, não precisará alterá-las com tanta frequência. No entanto, há situações em que você deve alterar suas senhas imediatamente, como uma violação de segurança, suspeita de acesso não autorizado à sua conta, descoberta de malware em seu dispositivo e muito mais.
A proteção de suas senhas e informações pessoais começa com a proteção das senhas. Suas senhas são a primeira linha de defesa contra invasões e existem algumas regras a serem seguidas como práticas recomendadas de senha. Vamos analisar algumas diretrizes importantes sobre senhas e como um gerenciador de senhas pode ajudar a controlar suas senhas.
Alterando suas senhas no passado
Tal como acontece com muitas diretrizes de segurança, as regras de gerenciamento de senhas mudaram ao longo dos anos. À medida que as senhas se tornaram mais complexas, os métodos para comprometê-las também melhoraram.
Você pode ter o melhor software do mundo, mas se não monitorar ativamente suas senhas, alterá-las regularmente e usar bons hábitos de senha, estará se colocando em risco.
O Better Business Bureau (BBB) recomenda alterar sua senha pelo menos algumas vezes por ano, mas essa é uma informação desatualizada. A maioria dos profissionais de tecnologia recomenda alterações de senha a cada trinta, sessenta ou noventa dias, dependendo da finalidade da senha, da frequência com que a conta é acessada e da força da senha. No entanto, a alteração de suas senhas não pode prejudicar a força da senha.
De acordo com especialistas em segurança cibernética, você não precisa alterar sua senha com frequência se estiver usando senhas fortes e exclusivas para cada conta. Uma senha forte é uma combinação de letras, símbolos e números. Com gerenciadores de senhas, você não precisa criar uma senha sozinho. Um gerenciador de senhas armazena todas as suas senhas em um local seguro e criptografado e ajuda você a gerar senhas fortes para cada uma das suas contas.
Sem um gerenciador de senhas, você acabará usando senhas recicladas com mais frequência ou poderá até esquecer certas senhas. Isso pode levar ao comprometimento de contas, colocando todas as suas informações confidenciais em risco.
Quando você deve alterar suas senhas?
Vejamos algumas situações típicas em que é necessária uma alteração de senha.
Após uma violação de segurança
Quando uma empresa na qual você tem uma conta declara que sofreu uma violação de dados, é preciso alterar sua senha o mais rápido possível para proteger suas informações. Se suas informações forem comprometidas, normalmente a empresa alertará você. No entanto, a maioria das empresas pode levar dias, semanas ou até meses para alertar seus clientes de que houve uma violação. É aqui que uma ferramenta de monitoramento da dark web pode ajudar.
O BreachWatch® é um dos complementos mais populares do gerenciador de senhas Keeper. Ele verifica constantemente a dark web em busca de credenciais que correspondam às armazenadas no seu cofre. Se encontrar uma de suas credenciais na dark web, ele notificará você imediatamente para alterar sua senha.
Se você suspeitar de acesso não autorizado
Não espere até que haja evidências fortes de acesso não autorizado às suas contas. A essa altura, geralmente já é tarde demais. Se você suspeitar que alguém está tentando ou tentou acessar uma de suas contas, ou mais de uma, altere as senhas imediatamente. É melhor tomar medidas de precaução do que esperar até que o dano seja feito.
Se você descobrir malware em seus dispositivos
Malware e vírus podem colocar seu computador em risco e deixar suas informações pessoais expostas. Se você descobrir esse tipo de software em seu computador após uma verificação, altere suas senhas imediatamente, e de preferência em um dispositivo diferente, até ter certeza de que o vírus foi removido.
Se você compartilha o acesso às suas contas
Muitas pessoas compartilham acesso a contas como Netflix e outros serviços de mídia. Alguns até compartilham o acesso a uma conta bancária conjunta e acessam as informações por meio da Web ou aplicativo móvel. Se você compartilha o acesso com alguém com quem não tem mais contato, altere sua senha o mais rápido possível. É melhor não confiar suas senhas a ninguém fora do seu círculo de pessoas de confiança.
Práticas recomendadas de senha para aumentar sua segurança
Aqui estão algumas práticas recomendadas de senha que você deve seguir.
Use um gerenciador de senhas
Muitos serviços são de uso gratuito, e os serviços premium oferecem segurança extra na forma de monitoramento da dark web e muito mais. Não usar um gerenciador de senhas deixa suas senhas expostas e você não terá uma boa maneira de organizá-las. Usar um navegador, documento ou planilha para organizar senhas não é uma boa ideia. Elas podem ser facilmente comprometidas. Com um gerenciador de senhas, você poderá alterar senhas de forma rápida e eficiente, sem precisar se preocupar em rastrear senhas ou contas perdidas.
Audite suas senhas
Você está usando a mesma senha para várias contas? Você está usando versões diferentes da mesma senha? A regra de ouro das senhas é nunca usar a mesma senha duas vezes ou variações da mesma senha. Não use informações pessoais em suas senhas, como nomes, animais de estimação, aniversários, datas especiais, endereços, números de assistência social, nomes de crianças, etc. As senhas devem sempre ser uma combinação aleatória de letras, números e símbolos ou frases não relacionadas.
Você deve auditar suas senhas pelo menos algumas vezes por ano, portanto, reserve algum tempo para ter certeza de que tudo foi feito corretamente.
Altere primeiro as senhas fracas, comprometidas e recicladas
Se você está apenas começando a melhorar a segurança de sua senha, a alteração de senhas fracas, comprometidas e reutilizadas deve ser prioridade. Essas são as mais vulneráveis e com maior probabilidade de causar problemas.
Implementar a autenticação multifatorial
A autenticação multifatorial (MFA) atua como uma camada extra de segurança para suas contas on-line. Em vez de fazer login apenas com nome de usuário e senha, você terá que verificar quem você é com um ou mais métodos de autenticação adicionais. Isso significa que qualquer pessoa que tentar acessar uma conta enfrentará um processo de autenticação mais extenso do que simplesmente inserir uma senha. Isso é melhor para contas confidenciais, mas use-o com todas as contas que puder.
Gerencie suas senhas facilmente com o Keeper
Sem hábitos adequados de senha, é mais fácil ser vítima de crimes cibernéticos e roubo de identidade. Assuma o controle de suas senhas com um serviço de gerenciamento de senhas como o Keeper para proteger melhor suas informações pessoais e tornar as alterações necessárias de senha uma tarefa fácil.