A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
Um golpe de propaganda enganosa é uma prática na qual um vendedor atrai um comprador com uma oferta tentadora de um ótimo produto que o vendedor não pretende vender. Isso geralmente significa anunciar uma oferta boa demais para ser verdade e, quando o comprador é “fisgado”, ela é “trocada” por uma oferta diferente.
Entendendo os golpes de propaganda enganosa
Os golpes de propaganda enganosa são uma forma de publicidade falsa na qual o vendedor anuncia uma oferta que não pretende honrar. Após enganar o comprador e atraí-lo até sua loja ou site, o vendedor oferece apenas opções mais caras ou inferiores ao produto anunciado. O vendedor pode alegar que a oferta anunciada está esgotada ou indisponível, quando, na verdade, ela nunca esteve disponível e nenhum cliente conseguiu resgatá-la.
Os golpes de propaganda enganosa tiram proveito da falácia do “custo irrecuperável”, um fenômeno psicológico no qual as pessoas sentem que devem insistir em algo em que já investiram tempo e dinheiro, mesmo que os custos superem os benefícios. Um exemplo disso é quando alguém termina de assistir a um filme apenas porque já começou, mesmo que não tenha gostado do filme.
Nos golpes de propaganda enganosa, o vendedor espera que, como o comprador já investiu tempo, pense que será mais fácil fazer negócios com ele do que sair para encontrar uma oferta melhor do mesmo produto em outro lugar.
Por que os golpes de propaganda enganosa são comuns na internet
Os golpes de propaganda enganosa ocorrem em todos os setores, mas a internet os tornou mais fáceis e difundidos. Como as pessoas não estão vendo o produto pessoalmente, é mais fácil enganar o comprador utilizando fotos falsas ou vídeos enganosos. Vendedores podem até mesmo roubar fotos de fornecedores legítimos. Também é fácil criar sites e vitrines online, de modo que há poucas barreiras para quem comete esse tipo de golpe.
Além disso, os usuários tendem a confiar no que veem em suas plataformas online favoritas. Você já pensou duas vezes antes de clicar em um anúncio intrigante no Instagram? Embora as principais plataformas tenham políticas e procedimentos em vigor para evitar esse tipo de golpe em seus sites, muitos cibercriminosos conseguem passar pelas verificações de qualidade até serem denunciados.
Também pode ser difícil comprovar golpes de propaganda enganosa online. Por exemplo, o estoque do produto não fica visível para os usuários, de modo que, se um site alegar que o produto está esgotado, será difícil saber se isso é verdade. Os vendedores também podem usar uma linguagem astuta e ambígua em seus anúncios que dificulta comprovar que fizeram uma alegação falsa.
Exemplos de golpes de propaganda enganosa
Um exemplo desse tipo de golpe é veicular um anúncio online com 60% de desconto em um produto caro. Quando o comprador clica no anúncio, descobre que o produto está “esgotado”, mas que há outros produtos semelhantes mais caros. Na verdade, o vendedor não disponibilizou estoque do produto com 60% de desconto, foi uma mentira usada para atrair as pessoas até a loja.
Alternativamente, o vendedor pode permitir que o cliente “compre” a oferta anunciada, mas envia um produto inferior ao anunciado. Alguns vendedores já até enviaram fotos do objeto que os compradores acreditavam estar comprando, ao invés do objeto em si.
Outro exemplo comum está no setor imobiliário. Você pode encontrar um anúncio com fotos de um belo apartamento disponível para alugar em um bairro desejável por um ótimo preço. Mas quando o possível inquilino entra em contato, é informado de que esse apartamento não está mais disponível, mas que há outros mais caros disponíveis. Na verdade, o apartamento das fotos nunca esteve disponível por esse preço, ou sequer esteve disponível.
Um exemplo real com concessionárias de veículos é quando anunciam um veículo por um preço baixo, convencendo os clientes a irem até lá e concordarem em comprá-lo. No entanto, quando recebem a papelada da compra, há taxas adicionais que excedem as praxes do mercado. As taxas tornam o preço final do veículo muito maior do que o preço anunciado.
Penalidades legais para golpes de propaganda enganosa
Os golpes de propaganda enganosa são consideradas ilegais nos Estados Unidos pela Lei da Comissão Federal de Comércio (FTC) de 1914, que proíbe publicidade enganosa. Em 1975, a FTC publicou uma declaração oficial das penalidades para práticas de propaganda enganosa. Em muitos estados, também há leis adicionais contra golpes de propaganda enganosa. Embora as leis originais contra propaganda enganosa tenham sido criadas antes da internet, elas também se aplicam a versões do golpe praticadas na internet.
Golpes de propaganda enganosa na segurança cibernética
Há uma versão online da propaganda enganosa na qual o “engano”, na verdade, é um software malicioso, conhecido como malware, que infecta dispositivos por meio de diversas técnicas. Por exemplo, pode haver um anúncio de um livro eletrônico gratuito que, ao ser baixado, infecta seu dispositivo com um malware. Em seguida, o malware pode ser utilizado em um ataque cibernético para roubar dados confidenciais, como suas senhas, arquivos confidenciais ou informações de identificação pessoal (PII).
Os cibercriminosos usam esses dados para roubar dinheiro ou cometer roubo de identidade, cuja recuperação pode demorar e custar muito caro para as vítimas.
Como evitar golpes de propaganda enganosa
Os golpes de propaganda enganosa são comuns e desperdiçam tempo e dinheiro de compradores azarados. Felizmente, é possível evitar os golpes de propaganda enganosa.
1. Compre apenas em sites confiáveis
Não compre em sites questionáveis. Caso não tenha certeza, pesquise sobre o site para saber se outros compradores tiveram boas experiências com ele. Você também pode verificar se a empresa é credenciada pelo Better Business Bureau. Ao comprar em sites de vendas diretas entre pessoas, como eBay ou Etsy, verifique as avaliações do vendedor antes de fazer uma compra para ter certeza de que outros clientes tiveram boas experiências.
2. Se for bom demais para ser verdade, investigue as ofertas
Produtos populares geralmente ficam dentro de uma determinada faixa de preço Se a oferta oferecida for surpreendente ou altamente incomum, por exemplo, um computador novo da Apple vendido com um grande desconto, é melhor suspeitar. Investigue o vendedor e leia as letras pequenas antes de finalizar uma compra.
3. Verifique se os links são seguros antes de clicar
É importante verificar se um link é seguro antes de clicar visualizando a URL, também conhecida como o endereço do site. Se a URL parecer estranha ou não corresponder ao que o link alega conter, não clique nele antes de uma investigação adicional.
4. Denuncie golpistas de propaganda enganosa
Para evitar que você e outros sejam vítimas de golpes de propaganda enganosa, denuncie os golpistas. Denuncie golpistas que utilizam técnicas de propaganda enganosa aos sites onde eles anunciam, uma vez que esse comportamento geralmente viola as políticas do site. Dessa forma, os sites podem banir os vendedores.
Também é possível denunciar vendedores que utilizam técnicas de propaganda enganosa à FTC. Isso pode ser feito registrando uma reclamação do consumidor no site da FTC.
Não se torne uma vítima
Golpes de propaganda enganosa são uma maneira comum de explorar clientes e desperdiçar seu tempo e dinheiro. Embora sejam ilegais, vendedores ainda utilizam essas técnicas, especialmente na internet. Cibercriminosos também podem utilizar essas técnicas para espalhar malware ou realizar outros ataques maliciosos contra usuários desavisados. Fique atento ao pesquisar e fazer compras online para não ser uma vítima.