Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Os hackers se enquadram em uma de três categorias gerais: hackers de chapéu branco, hackers de chapéu preto e hackers de chapéu cinza. Mas esses não são os únicos tipos de hackers que existem. Há também hackers de chapéu vermelho, hackers de chapéu verde e hackers de chapéu azul, entre outros.
Continue lendo para saber mais sobre os tipos de hackers e o que diferencia uns dos outros.
Hackers de chapéu branco
Os hackers de chapéu branco são os que usam suas habilidades apenas para o bem comum, em vez de para fins maliciosos. Eles também são conhecidos como hackers éticos. Os hackers de chapéu branco trabalham com as organizações para ajudá-las a identificar e corrigir vulnerabilidades de segurança em seus sistemas. Com a ajuda de hackers de chapéu branco, as organizações podem corrigir vulnerabilidades de segurança antes que hackers maliciosos possam explorá-las.
Exemplo de hacking de chapéu branco
Um exemplo de hacking de chapéu branco são os testes de penetração. Os testes de penetração, também conhecidos como pentests ou hacking ético, são aqueles nos quais os hackers realizam um ataque cibernético autorizado e simulado aos sistemas de uma organização. Esse tipo de teste permite que as organizações avaliem a segurança de seus sistemas, bem como a resposta da organização ao ataque, e corrijam quaisquer vulnerabilidades encontradas.
Hackers de chapéu preto
Os hackers de chapéu preto são maliciosos e representam o que a maioria das pessoas pensa sobre os hackers. Esses hackers também são chamados de cibercriminosos ou atores de ameaças. Os hackers de chapéu preto trabalham para explorar vulnerabilidades em sistemas, redes e contas para roubar dados, instalar software malicioso ou obstruir as atividades de pessoas e organizações. Os hackers de chapéu preto são motivados por ganhos financeiros. No entanto, alguns hackers de chapéu preto também podem estar buscando vingança, motivados por sua ideologia, ou estar realizando espionagem, ou ataques em nome de um país.
Exemplos de hacking de chapéu preto
Aqui estão alguns exemplos de hacking de chapéu preto.
- Ataques de DDoS: a negação de serviço distribuída (DDoS, Distributed Denial-of-Service) é um tipo de ataque cibernético que obstrui o tráfego normal de um servidor. Os hackers de chapéu preto fazem isso por sobrecarregar o servidor usando bots para causar uma inundação de tráfego na Internet. Isso faz com que o servidor diminua o desempenho ou trave completamente. É comum que os hackers de chapéu preto solicitem um grande valor em dinheiro, também conhecido como resgate, para interromper o ataque.
- Violações de dados: uma violação de dados ocorre quando um hacker de chapéu preto invade uma conta ou sistema e rouba dados confidenciais. Os dados roubados podem incluir informações de identificação pessoal (PII, Personally Identifiable Information), como números de Cadastro de Pessoa Física e endereços residenciais.
- Malware: malware é um tipo de software malicioso que os hackers de chapéu preto instalam em um dispositivo ou sistema. Quando um malware é instalado com sucesso, ele pode ser usado para espionar sua atividade, registrar as teclas digitadas, obter acesso à câmera e ao microfone do seu dispositivo e roubar informações confidenciais armazenadas no seu dispositivo.
Hackers de chapéu cinza
Os hackers de chapéu cinza se enquadram entre os hackers de chapéu branco e os hackers de chapéu preto, o que significa que podem ocasionalmente usar suas habilidades de hacking para o bem e também usá-las de forma maliciosa. Os hackers de chapéu cinza são motivados pelo desejo de melhorar a segurança, mas também pelo desejo de expor vulnerabilidades de segurança.
Exemplos de hacking de chapéu cinza
Alguns exemplos de hacking de chapéu cinza incluem os seguintes:
- Relatar vulnerabilidades de segurança: os hackers de chapéu cinza buscarão vulnerabilidades de segurança em uma organização e oferecerão relatá-las por um preço. Depois que a organização pagar ao hacker de chapéu cinza, ele informará onde está e qual é a vulnerabilidade de segurança.
- Ajudar pessoas: alguns hackers de chapéu cinza usarão suas habilidades para ajudar pessoas que foram vítimas de um ataque cibernético. Por exemplo, eles ajudarão a restaurar seus dados ou a remover um malware do dispositivo.
Outros tipos de hackers que você deve conhecer
Aqui estão mais alguns tipos de hackers.
Hackers de chapéu vermelho
Os hackers de chapéu vermelho usam suas habilidades para ajudar organizações e indivíduos a combater crimes cibernéticos. Eles geralmente lutam contra hackers de chapéu preto e até lançam ataques cibernéticos contra eles para expor publicamente seus dados e atividades. Os hackers de chapéu vermelho são conhecidos como vigilantes na comunidade de segurança cibernética.
Hackers de chapéu verde
Os hackers de chapéu verde são os que ainda estão aprendendo a hackear. Eles não são tão especializados quanto outros tipos de hackers, mas estão ansiosos para saber mais. Os hackers de chapéu verde desempenham um papel importante em trazer novas perspectivas para a comunidade de segurança cibernética, mais especificamente para a comunidade de hackers.
Hackers de chapéu azul
Os hackers de chapéu azul são contratados por organizações para a identificar vulnerabilidades de segurança em seus sistemas. Os hackers de chapéu azul são semelhantes aos hackers de chapéu branco, pois usam suas habilidades de hacking para melhorar a infraestrutura de segurança cibernética de uma organização.
Como posso me proteger contra os hackers maliciosos?
Aqui estão algumas práticas recomendadas de segurança cibernética que você deve seguir para se proteger contra os hackers maliciosos.
Use senhas fortes e exclusivas
Os hackers maliciosos tiram proveito de pessoas que usam senhas fracas e comuns. Para evitar que os hackers possam quebrar facilmente suas senhas, você deve usar senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas. Criar senhas fortes por conta própria é uma tarefa difícil. Portanto, recomendamos usar um gerenciador de senhas para ajudar você a criar e gerenciar todas elas em um só lugar. A única senha que você precisará lembrar é sua senha principal.
Habilitar a MFA nas suas contas
A autenticação multifator (MFA) é uma verificação adicional que você pode adicionar às suas contas. Ativá-la impede que qualquer pessoa além de você possa acessar suas contas, uma vez que ela exige que você confirme sua identidade por meio de pelo menos um método de verificação adicional. Alguns métodos de MFA comuns incluem códigos por texto SMS, aplicativos autenticadores e chaves de segurança de hardware. Mesmo que um hacker malicioso conheça sua senha, a MFA impediria que ele consiga fazer login na sua conta.
Mantenha o software atualizado
As atualizações de software não são apenas para agregar novas funcionalidades; elas também são muito importantes para corrigir falhas de segurança no seu software e dispositivos. Os hackers maliciosos se aproveitam das pessoas cujos dispositivos e software não estão atualizados, pois fica mais fácil infectá-los com malware. Sempre que uma nova atualização estiver disponível, não a ignore e instale-a imediatamente.
Mantenha-se protegido contra hackers de chapéu preto
Embora nem todos os hackers sejam ruins, existem alguns hackers com intenções maliciosas, como os hackers de chapéu preto. Para se manter protegido deles, certifique-se de seguir as práticas recomendadas de segurança cibernética e manter-se atualizado com todas as notícias mais recentes de segurança cibernética.
Para começar a fortalecer suas contas e protegê-las contra hackers maliciosos, comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.