Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Atualizado em 13 de novembro de 2023.
Para se manter seguro on-line enquanto viaja, será necessário tomar algumas medidas de segurança cibernética com antecedência, como levar apenas dispositivos necessários, fazer backup de seus dados e proteger suas contas com senhas fortes. Também existem algumas dicas de segurança cibernética que você deve seguir enquanto viaja, como ter cautela com o quanto compartilha nas redes sociais, não usar redes Wi-Fi públicas e garantir que seus dispositivos estejam sempre em um local seguro.
Continue lendo para saber mais sobre como se manter seguro on-line antes e durante sua próxima grande viagem, e porque é importante fazer isso.
A importância de se manter seguro on-line
Viajar é algo sempre aguardado com muita expectativa, mas pode vir com desafios, como colocar seus dados on-line em risco. É sempre importante garantir que você esteja tomando precauções de segurança cibernética antes e durante a viagem, pois eventos durante a viagem podem colocar seus dados confidenciais em risco de serem comprometidos.
Durante uma viagem é muito comum perder seu telefone ou alguém roubá-lo de você. De acordo com a Zawya, 20% dos americanos tiveram seus telefones roubados durante as férias e 23% dos americanos perderam seus telefones enquanto viajavam para o exterior. Os telefones contêm grandes quantidades de dados confidenciais, portanto, perder seu telefone ou tê-lo roubado coloca os dados armazenados em risco de serem perdidos para sempre. Em alguns casos, um telefone perdido ou roubado também pode resultar no roubo de sua identidade.
Etapas de segurança cibernética a serem tomadas antes de viajar
A seguir, estão as etapas de segurança cibernética que você precisa seguir antes de viajar.
Leve apenas os dispositivos necessários
Os dispositivos que você leva com você em sua viagem devem ser dispositivos que sabe que precisará. Levar mais dispositivos do que você precisa aumenta o risco de perdê-los, o que pode causar comprometimento dos seus dados ou até sua perda definitiva.
Faça backup de seus dados
Fazer backups dos seus dados regularmente é uma prática recomendada de segurança cibernética que mantém seus dados protegidos em cenários adversos, como a perda do seu dispositivo. Ao fazer backup de seus dados, você garante que sempre terá acesso a eles, não importa o que aconteça com seus dispositivos.
Existem várias maneiras de fazer backup de seus dados, como usar um disco rígido externo ou um pen drive USB. No entanto, a melhor e mais segura maneira de fazer backup de seus dados é usando um serviço de nuvem criptografado que oferece armazenamento de dados, como um gerenciador de senhas. Verifique se o armazenamento que você usa para fazer backup dos seus dados ofereça criptografia de conhecimento zero, pois esta é a criptografia mais segura disponível e garante que apenas você tenha acesso aos dados armazenados.
Configure a funcionalidade de “encontrar meu dispositivo” em todos os seus dispositivos
A maioria dos dispositivos tem uma funcionalidade que você pode habilitar que permitirá localizar seus dispositivos caso os perca. É importante sempre ter essa funcionalidade habilitada, pois é comum perder ou esquecer itens, especialmente telefones.
Qualquer dispositivo que você tenha que faça parte do ecossistema da Apple tem uma funcionalidade chamada “Encontrar meu iPhone, iPad ou Mac”. Tudo o que você precisa fazer para ativar esse recurso é abrir o aplicativo Configurações, >tocar no seu nome>, tocar em Buscar,> tocar em Buscar [dispositivo] >e ativar a opção para habilitar o recurso Buscar Meu. Se você quiser encontrar seu dispositivo, mesmo quando ele estiver off-line ou desligado, ative onde está escrito Encontrar minha rede.
Os dispositivos Android também têm uma funcionalidade semelhante. Para ativar esse recurso em dispositivos Android, você precisará abrir o aplicativo Configurações,> tocar em Segurança, >tocar em Encontrar meu dispositivo >e ativar o recurso Encontrar Meu Dispositivo, se ainda não estiver ativado. Para que o recurso Encontrar Meu Dispositivo funcione no Android, é necessário estar conectado à sua conta do Google e ter a localização ativada o tempo todo.
Verifique se todas as suas contas têm senhas fortes e exclusivas
Uma senha forte é uma senha que tem pelo menos 16 caracteres e usa uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Para garantir que suas contas estejam sempre protegidas, é necessário garantir que cada uma delas tenha uma senha forte e exclusiva. Uma das melhores maneiras de garantir que suas contas sempre tenham senhas fortes é usando um gerenciador de senhas. Os gerenciadores de senhas ajudam os usuários a gerarem senhas fortes e armazená-las com segurança para que não se preocupem em lembrá-las.
Enquanto estiver viajando, ter uma de suas contas on-line seja comprometida deveria ser o menor de seus problemas, então tome as medidas necessárias para protegê-las.
Atualize todos os seus dispositivos
É muito importante manter softwares e sistemas operacionais (SO) atualizados. Essas atualizações não apenas adicionam novas funcionalidades ou melhoram as existentes, mas também corrigem problemas de bugs, melhoram o desempenho e corrigem falhas de segurança. Quando as atualizações não são instaladas assim que são disponibilizadas, elas funcionam como brechas que facilitam para os cibercriminosos infectarem seus dispositivos com um software malicioso conhecido como malware.
O malware pode realizar diferentes ações, como espionar a tela do seu dispositivo, acessar sua câmera e microfone, ou até mesmo rastrear suas teclas para determinar o que você está digitando. Ao atualizar seu dispositivo, você garante que ele esteja funcionando da melhor forma possível e não pode ser facilmente infectado por vírus ou malware.
Instale uma VPN
Uma rede privada virtual (VPN) é um aplicativo que você pode instalar em qualquer um dos seus dispositivos. As VPNs são usadas para proteger a conexão de Internet de um usuário criptografando-a. As VPNs também mascaram os endereços IP para proteger a identidade on-line de um usuário na web. Ter uma VPN já instalada em seus dispositivos ajuda a protegê-lo caso seja necessário se conectar a uma rede Wi-Fi pública durante uma viagem.
As redes Wi-Fi públicas colocam você em risco de ataques indiretos (MITM). Um ataque MITM ocorre quando um cibercriminoso tenta interceptar os dados enviados entre dois indivíduos para poder roubá-los e usá-los para fins maliciosos. Se, durante uma viagem, você precisar se conectar a uma rede Wi-Fi pública, use a VPN que instalou para proteger sua conexão com a Internet e seus dados.
Dicas de segurança durante uma viagem
Agora que você sabe os cuidados necessários de segurança cibernética antes de viajar, é hora de aprender a manter sua segurança cibernética durante a viagem. A seguir, estão algumas dicas de segurança cibernética:
Tenha cautela com o quanto você compartilha nas mídias sociais
É tentador postar tudo nas mídias sociais ao viajar, mas isso pode ser extremamente perigoso. Se você decidir postar, tente não mencionar o local exato onde está, especialmente se estiver no local durante a publicação. Fazer isso torna você um alvo extremamente fácil.
Como turista, você pode não perceber como é fácil para os moradores locais encontrarem sua localização, mas eles sabem os meandros de onde moram, facilitando a localização exata de onde você está. Em vez disso, considere postar sobre onde você estava após sair do local ou espere para postar sua viagem quando voltar para casa.
Evite usar Wi-Fi público
Como mencionado, o uso de Wi-Fi público apresenta vários riscos à sua segurança e dados on-line. Embora seja melhor evitar o uso de Wi-Fi público em geral, às vezes não há outra escolha a não ser se conectar a ele. Se esse for o caso, verifique se você está usando uma VPN para proteger sua conexão com a Internet e dados confidenciais.
Mantenha seus dispositivos em um local seguro o tempo todo
Ao viajar, é importante ficar de olho nos seus dispositivos. Os telefones podem ser roubados ou perdidos. Seu telefone tem muitos dados confidenciais dos quais você não gostaria que ninguém mais soubesse. Batedores de carteira são extremamente comuns ao viajar para o exterior, você precisará estar especialmente vigilante sobre onde guarda seu telefone para evitar que ele seja roubado.
Se você trouxe vários dispositivos com você na sua viagem e estiver hospedado em um hotel, use o cofre do local para evitar que qualquer pessoa com intenções maliciosas os obtenha.
Cuidado com caixas eletrônicos
Uma ameaça comum ao usar qualquer caixa eletrônico, nos Estados Unidos ou no exterior, é a clonagem de cartão de crédito. A clonagem de cartão de crédito é um método comum usado por atores de ameaças para roubar as informações do seu cartão de crédito ou débito. Os dispositivos de clonagem de cartão de crédito são conectados aos leitores de cartão reais, como os encontrados nos caixas eletrônicos. Quando uma vítima insere seu cartão em um dispositivo de clonagem, o dispositivo escaneia o cartão e envia as informações do cartão para o ator de ameaças via Bluetooth. A transação ou retirada será realizada normalmente e a vítima não saberá que seu cartão foi clonado até que seja tarde demais.
Da mesma forma, um ator de ameaças pode obter o nome, número e data de validade do titular do cartão, que é tudo o que ele precisa para cometer fraudes de cartão de crédito. Durante a viagem, tenha cautela com quais caixas eletrônicos você usa e olhe atentamente para o leitor de cartões antes de optar por inserir seu cartão. A FTC tem um guia com imagens para ajudar você a detectar dispositivos de clonagem de cartões para evitar cair neles.
Cuide de você e de seus dados durante uma viagem
Viajar é uma maneira de aliviar o estresse da vida cotidiana, mas é importante entender todos os riscos associados à viagem quando o assunto é segurança on-line. Ao tomar as medidas de precaução antes e durante uma viagem, você está se preparando para ter uma experiência de viagem segura, sem precisar se preocupar com sua segurança on-line.