Um gerador de senhas é uma ferramenta on-line que cria automaticamente senhas fortes e aleatórias com o clique de um botão. Para criar senhas únicas, um
Atualizado em 6 de novembro de 2023.
Você deve parar de reutilizar a mesma senha para várias contas, pois se um cibercriminoso conseguir essa senha, ele poderá obter acesso a todas as contas que a utilizar. Como uma pessoa média tem 20 ou mais contas on-line, de acordo com um relatório do Keeper Security, ela tem dificuldade em lembrar de todas as suas senhas e teme ficar sem acesso às suas contas. Como resultado, as pessoas tendem a reutilizar a mesma senha para facilitar o login em suas contas. No entanto, isso pode colocá-las em risco de perder o acesso às suas contas e ter suas informações pessoais expostas.
Continue lendo para saber mais sobre os riscos da reutilização das mesmas senhas e como você pode evitar a reutilização.
O que é a reutilização de senhas?
A reutilização de senhas ocorre quando uma pessoa usa a mesma senha ou uma pequena variação dela em várias contas e serviços on-line. Muitas pessoas podem reutilizar uma senha porque é mais fácil memorizar uma em vez de várias senhas. No entanto, essa prática inadequada pode levar a vários tipos diferentes de ataques cibernéticos, incluindo ataques de preenchimento de credenciais.
Riscos da reutilização da mesma senha
Os maiores riscos da reutilização da mesma senha são o preenchimento de credenciais e os ataques de roubo de contas, que geralmente levam ao acesso não autorizado e à perda de suas contas e informações pessoais.
Preenchimento de credenciais
O preenchimento de credenciais ocorre quando um cibercriminoso usa um conjunto de credenciais expostas para tentar obter acesso a várias contas. Os cibercriminosos geralmente usam credenciais que foram roubadas de violações de dados para realizar o preenchimento de credenciais. De acordo com o Relatório de práticas de senhas do Keeper, o preenchimento de credenciais é geralmente eficaz porque:
- 56% das pessoas reutilizam as mesmas senhas em várias contas.
- Em média, as pessoas reutilizam a mesma senha em quatro aplicativos e sites diferentes.
- 55% das pessoas foram vítimas de ataques cibernéticos.
- 15% das pessoas sabem que suas senhas estão na dark web, mas não as alteraram.
Se você não alterar sua senha reutilizada após uma violação de segurança, os cibercriminosos podem usar ataques de preenchimento de credenciais para aproveitar as contas que você provavelmente esqueceu que existiam. Você deve evitar a reutilização da mesma senha ou qualquer variação da mesma senha em várias contas, pois os cibercriminosos têm tecnologia que pode inserir qualquer variação da mesma senha para adivinhar suas senhas. A reutilização da mesma senha em várias plataformas e aplicativos da web pode levar ao comprometimento de várias contas devido a uma única senha exposta.
Roubo de contas
Um roubo de conta é um tipo de roubo de identidade no qual um cibercriminoso assume o controle da conta de outro usuário sem sua permissão. O preenchimento de credenciais geralmente leva a ataques de roubo de contas, pois os cibercriminosos podem usar a mesma senha para obter acesso a várias contas. Uma vez que uma conta é roubada, o cibercriminoso pode bloquear um usuário da sua conta e roubar suas informações pessoais. Os cibercriminosos podem vender essas informações roubadas na dark web ou usá-las para se passar pela vítima e cometer fraudes.
Como evitar a reutilização de senhas
Além de fazer a escolha consciente para evitar a reciclagem de senhas, existem outras estratégias para evitar essa prática prejudicial. Use as dicas abaixo para evitar a reciclagem de credenciais de login.
Crie senhas fortes e exclusivas
A melhor maneira de evitar a reutilização de senhas é criar senhas fortes e exclusivas. Senhas fortes contêm pelo menos 16 caracteres e são uma combinação aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Elas omitem informações pessoais, números sequenciais ou letras (12345) e palavras do dicionário comumente usadas, como “senha”. Os cibercriminosos têm dificuldade de quebrar senhas fortes para obter acesso às suas contas. Você deve usar uma senha diferente para cada uma de suas contas para evitar ataques de roubo de várias contas.
Use um gerador de senhas
Um gerador de senhas é uma ferramenta que cria senhas exclusivas combinando aleatoriamente letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais que nunca se repetem. Você deve usar um gerador de senhas para ajudar a gerar senhas fortes que protegerão suas contas contra cibercriminosos. Um gerador de senhas facilita a criação de senhas fortes e garante que suas senhas nunca se repitam.
Armazene suas senhas em um gerenciador de senhas
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena e gerencia suas informações pessoais com segurança em um cofre criptografado. Como um gerenciador de senhas armazena todas as suas credenciais de login, você não precisará reutilizar a mesma senha ou lembrar de todas as suas senhas diferentes. Alguns gerenciadores de senhas podem identificar quaisquer senhas que foram reutilizadas em suas contas e solicitar que você as altere para senhas fortes e exclusivas. Usar um gerenciador de senhas facilita o login em suas contas, pois ele preenche automaticamente suas credenciais de login sempre que você abre o site ou aplicativo no qual está tentando fazer login.
Alguns gerenciadores de senhas oferecem recursos complementares, como o monitoramento da dark web. As ferramentas de monitoramento da dark web fazem uma varredura na dark web e identificam se alguma de suas credenciais de login foi encontrada. A ferramenta alerta você se alguma de suas contas foi comprometida, para que possa alterar suas senhas rapidamente.
Habilite a MFA
A autenticação multifatorial (MFA) é uma medida de segurança que exige que você forneça uma forma adicional de identificação, como um código de uso único para obter acesso a uma conta. A MFA fornece uma camada extra de segurança às suas contas on-line, pois você precisa provar sua identidade para obter acesso à sua conta. Mesmo que suas credenciais de login fossem comprometidas em uma violação de segurança, um cibercriminoso não teria acesso à sua conta, pois não seria capaz de verificar sua identidade.
Pratique uma boa higiene de senhas
Informe-se sobre uma boa higiene de senhas para evitar riscos de segurança. Certifique-se de que você esteja atualizado com as notícias de segurança cibernética para continuar seguindo as práticas recomendadas de segurança cibernética. Exemplos de boa higiene de senhas incluem a alteração de suas senhas após uma violação de segurança, a atualização regular do seu software, o reconhecimento de ameaças cibernéticas e o uso de software antivírus.
Use um gerenciador de senhas para evitar a reutilização de senhas
A melhor maneira de evitar a reutilização de senhas é usar um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas ajuda a criar senhas fortes e exclusivas e armazená-las com segurança em um cofre de senhas. Você não precisará se preocupar em lembrar de todas as suas senhas diferentes, pois pode acessá-las todas no seu gerenciador de senhas. Inscreva-se para uma avaliação gratuita do gerenciador de senhas do Keeper para proteger suas contas on-line e evitar a reutilização de senhas.