Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Embora as VPNs possam protegê-lo contra alguns tipos de ataques cibernéticos lançados por hackers, elas não o protegem contra todos eles. Por exemplo, as VPNs podem protegê-lo contra ataques indiretos (MITM), hacking remoto, ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) e sequestro de sessão, mas as VPNs não o protegem contra hackers que roubam chaves de criptografia, ou contra comprometimento de contas, ataques de phishing ou sites ilegítimos.
Continue lendo para saber mais sobre contra o que as VPNs podem e não podem te proteger, além de dicas sobre como se proteger contra hackers.
O que é uma VPN e o que ela faz?
Uma rede privada virtual (VPN) criptografa seu tráfego de internet. A criptografia ocorre quando seus dados são transformados de um formato legível para um formato ilegível conhecido como texto cifrado. Ao utilizar uma VPN, seu tráfego de internet é criptografado, o que significa que ninguém pode ver seu endereço IP ou interceptar dados enviados ou recebidos do seu dispositivo.
Contra quais ameaças cibernéticas as VPNs podem protegê-lo?
Aqui estão algumas ameaças cibernéticas contra as quais as VPNs podem protegê-lo.
Ataques indiretos
Os ataques indiretos ocorrem quando cibercriminosos interceptam dados enviados entre duas empresas ou pessoas. O objetivo de interceptar os dados pode variar, mas geralmente é porque cibercriminosos querem roubar, espionar ou modificar os dados. É mais provável que os ataques MITM ocorram quando conectados a uma rede Wi-Fi pública, pois qualquer pessoa tem permissão para se conectar a ela e pode visualizar os dados enviados por meio dela.
As VPNs impedem que alguém possa interceptar seu tráfego de internet por meio do uso de criptografia, o que significa que ninguém poderá ver o que é enviado ou recebido pelo seu dispositivo. Da próxima vez que se conectar a uma rede Wi-Fi pública, certifique-se de se conectar a uma VPN primeiro para manter suas informações privadas.
Hacking remoto
O hacking remoto ocorre quando cibercriminosos obtêm acesso não autorizado a dispositivos ou redes. Embora haja muitas maneiras de iniciar o hacking remoto, uma das maneiras mais comuns pelas quais cibercriminosos realizam esse tipo de ataque é utilizando seu endereço IP.
As VPNs mascaram seu endereço IP, tornando difícil para cibercriminosos saberem qual é seu endereço IP real. Isso pode evitar que eles possam hackear seu dispositivo ou rede remotamente.
Ataques de DDoS
Os ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) visam interromper seu servidor inundando-o com uma quantidade esmagadora de tráfego de internet utilizando bots. Os ataques de DDoS sobrecarregam servidores com tráfego para que o site alvo eventualmente falhe, tornando-o inacessível para os usuários do site.
Para lançar um ataque de DDoS, cibercriminosos precisam saber seu endereço IP. Como as VPNs mascaram seu endereço IP, cibercriminosos não poderão atingir sua rede para lançar um ataque de DDoS.
Sequestro de sessões
Você já notou que, ao fazer login em uma de suas contas, não precisa inserir novamente suas credenciais de forma consistente? Isso ocorre porque ao fazer login na sua conta, o site cria algo conhecido como ID de sessão. Embora os IDs de sessão forneçam conveniência, eles também são comumente explorados por cibercriminosos para comprometer suas contas. Os ataques de sequestro de sessão ocorrem quando cibercriminosos obtêm seu ID de sessão e o utilizam para enganar o servidor do site para pensar que são você.
As VPNs criptografam toda a sua atividade de internet, incluindo seu ID de sessão. Isso torna extremamente difícil para cibercriminosos roubarem seu ID de sessão e utilizá-lo para comprometer suas contas.
Os tipos de ameaças cibernéticas contra as quais as VPNs não podem protegê-lo
Aqui estão algumas ameaças cibernéticas contra as quais as VPNs não podem protegê-lo.
Hackers que roubam chaves de criptografia
A criptografia só funciona se as chaves de criptografia associadas forem mantidas seguras. Se um serviço de VPN não tiver boas medidas de segurança para proteger chaves de criptografia, ou se um erro humano levar a um vazamento de dados, é possível que um cibercriminoso possa obter acesso não autorizado à chave. Com o acesso à chave, cibercriminosos podem utilizá-la para descriptografar os dados do usuário, mesmo que estejam conectados a uma VPN.
Comprometimento de contas
O comprometimento de contas pode acontecer de muitas maneiras, mas geralmente é devido à força de senha inadequada e à reutilização de senhas. Se você não utiliza práticas recomendadas de senhas ou um gerador de senhas ao criar senhas, suas contas são mais vulneráveis a serem comprometidas. Até mesmo as melhores VPNs não podem proteger suas contas contra comprometimento se você estiver utilizando senhas fracas ou reutilizando a mesma senha em várias contas.
Ataques de phishing
Cibercriminosos utilizam ataques de phishing para tentar fazer com que as vítimas divulguem suas informações pessoais fingindo ser uma pessoa ou organização que a vítima conhece. Os ataques de phishing são geralmente realizados por meio de e-mails, mensagens de redes sociais, mensagens de texto e chamadas telefônicas. Se você não estiver ciente de como detectar tentativas de phishing, provavelmente cairá em uma clicando em um link ou anexo malicioso que podem acabar baixando malwares no seu dispositivo. Se você acabar caindo em um ataque de phishing, uma VPN não pode fazer nada para protegê-lo contra isso.
Sites ilegítimos
Sites ilegítimos são projetados para roubar as informações pessoais das pessoas que o acessam, geralmente por meio de anúncios e links maliciosos. Se você acabar em um site ilegítimo enquanto navega on-line, uma VPN não pode evitar que malwares sejam instalados no seu computador.
Como se proteger contra hackers
Aqui estão algumas de nossas dicas para se proteger contra hackers quando você está online.
Utilize um gerenciador de senhas
Os gerenciadores de senhas ajudam os usuários a criar, armazenar e gerenciar senhas para todas as suas contas. Eles também podem armazenar outros dados com segurança, como passkeys, informações de cartões de crédito, arquivos e imagens. Ao utilizar um gerenciador de senhas, você pode garantir que suas senhas sejam sempre fortes e não sejam reutilizadas em várias contas.
Embora seja importante utilizar senhas fortes, se alguma de suas contas for compatível com o uso de passkeys, recomendamos fortemente que você as habilite como método de login. As passkeys oferecem muito mais segurança do que senhas e são resistentes a ataques de phishing por padrão.
Habilite a MFA para todas as contas on-line
Quando a autenticação multifator (MFA) está habilitada em uma de suas contas, em vez de inserir apenas seu nome de usuário e senha, você também precisa verificar sua identidade utilizando métodos de autenticação adicionais. A MFA adiciona camadas extras de segurança às suas contas, tornando mais difícil para cibercriminosos acessarem sua conta, mesmo que conheçam sua senha.
Mantenha seus dispositivos e software atualizados
Acompanhar atualizações de software nos seus dispositivos e aplicativos é geralmente visto como um inconveniente, mas são extremamente importantes. Atualizações de software corrigem vulnerabilidades de segurança conhecidas, adicionam novos recursos de segurança e corrigem problemas de bugs. Quando as vulnerabilidades de segurança são deixadas sem correção, isso abre uma porta dos fundos para cibercriminosos explorá-las facilmente. Assim que uma atualização de software estiver disponível, não espere, baixe-a imediatamente.
Aprenda a detectar golpes de phishing
A melhor maneira de se proteger contra golpes de phishing é aprendendo como detectá-los. Embora cibercriminosos tenham aproveitado a IA para tornar seus golpes de phishing mais difíceis de detectar, ainda há alguns grandes sinais vermelhos que você pode observar. Aqui estão alguns dos sinais vermelhos mais comuns:
- Ser solicitado que forneça informações pessoais (por exemplo, número de cartão de crédito, credenciais de login)
- Solicitando que você clique em links e anexos
- Ofertas que parecem boas demais para serem verdade
- Ameaças de que, se você não seguir suas instruções, haverá consequências graves
Monitore suas informações pessoais na dark web
Assim que suas informações pessoais acabarem na dark web, você deve saber. Inscrever-se para uma assinatura de monitoramento da dark web significa que você receberá alertas em tempo real quando suas informações forem encontradas na dark web para que possa tomar medidas imediatas. Suponha que você receba um alerta da dark web informando que suas credenciais de login do Facebook foram encontradas na dark web. Como você recebeu um alerta, você pode agir imediatamente para evitar o comprometimento de contas atualizando sua senha e habilitando a MFA, se ainda não o fez.
Instale um software antivírus no seu computador
Um software antivírus pode ajudar a manter seu computador protegido contra infecções de malware. Esse software verifica constantemente o seu computador em busca de malwares e vírus conhecidos e os remove antes que possam infectar seu dispositivo. Nem todos os softwares antivírus são criados da mesma forma. Recomendamos fazer sua pesquisa antes de baixar um software antivírus. Um dos recursos mais importantes que você deve observar é a rapidez com que o provedor de antivírus atualiza seu banco de dados, e quanto mais rapidamente um provedor atualiza seu banco de dados, melhor, porque isso significa que ele pode protegê-lo contra ameaças de malware mais recentes.
Não dependa apenas de VPNs para se proteger on-line
Embora as VPNs forneçam aos usuários um certo nível de segurança e proteção de privacidade quando estão online, elas não podem proteger os usuários contra todos os tipos de ameaças online. Manter-se seguro on-line exige um entendimento sólido das práticas e ferramentas recomendadas de segurança cibernética que facilitam o seguimento dessas práticas recomendadas.
Um gerenciador de senhas como o Keeper® ajuda a proteger suas informações mais importantes, incluindo suas credenciais de login. Se suas contas não forem protegidas com senhas fortes, as chances de serem comprometidas são drasticamente maiores. Interessado em ver como um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a se manter seguro on-line? Comece hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.