O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Um segredo refere-se às credenciais privilegiadas não humanas utilizadas por sistemas e aplicativos para acessar serviços e recursos de TI contendo informações altamente confidenciais e sistemas privilegiados. Segredos permitem que aplicativos transmitam dados e solicitem serviços uns dos outros. Exemplos de segredos incluem tokens de acesso, chaves SSH, credenciais de contas privilegiadas não humanas, chaves criptográficas e chaves de API.
As organizações utilizam segredos para acessar e transmitir dados altamente confidenciais para realizar suas operações. Elas precisam proteger seus segredos contra acesso não autorizado implementando e praticando um bom gerenciamento de segredos. Algumas das práticas recomendadas para gerenciamento de segredos incluem diferenciar segredos e identificadores, aplicar práticas recomendadas de segurança de senhas, criptografar segredos e utilizar uma ferramenta de gerenciamento de segredos.
Continue lendo para saber mais sobre o gerenciamento de segredos, os desafios do gerenciamento de segredos e as práticas recomendadas para gerenciamento de segredos.
O que é o gerenciamento de segredos e por que é importante?
As organizações têm muitos tipos de segredos para gerenciar, que são utilizados de diferentes maneiras. Muitos segredos são codificados em scripts, configurações ou códigos-fonte, tornando-os alvos fáceis para cibercriminosos. O gerenciamento de segredos é o processo de organizar, gerenciar e proteger segredos da infraestrutura de TI. Com o gerenciamento de segredos, as organizações podem armazenar, transmitir e auditar segredos com segurança para garantir que os sistemas funcionem corretamente. Uma ferramenta de gerenciamento de segredos protege os dados confidenciais e os aplicativos e sistemas altamente confidenciais de uma organização contra acesso não autorizado.
Os desafios do gerenciamento de segredos
Segredos gerenciados incorretamente podem levar a violações de dados e credenciais comprometidas. Se os segredos de uma organização forem comprometidos, isso pode prejudicar sua reputação, revelar dados confidenciais e custar milhões de dólares. Aqui estão os desafios que as organizações enfrentam ao gerenciar segredos.
Falta de visibilidade sobre como os segredos são gerenciados
As organizações geralmente enfrentam um problema conhecido como disseminação de segredos, no qual têm um número crescente de segredos codificados sendo utilizados em toda a sua infraestrutura. Com tantos segredos para gerenciar e um sistema de gerenciamento de segredos descentralizado, as organizações não têm visibilidade e consciência de onde todos os seus segredos realmente estão. Este descuido causa grandes falhas de segurança e problemas de auditoria para a organização.
Ausência de uma política uniforme de gerenciamento de segredos
Muitas organizações têm equipes diferentes que utilizam seus segredos de forma diferente. Sem uma política de gerenciamento de segredos uniforme, cada equipe gerencia os segredos sob seu controle de forma independente. Essa ausência de uma política de gerenciamento de segredos uniforme pode tornar difícil manter o controle dos segredos e para outras equipes acessá-los, pois cada equipe tem sua própria maneira de gerenciar segredos. Isso pode deixar segredos armazenados em locais inseguros e gerenciados incorretamente com segurança de senhas inadequada, aumentando o risco de acesso não autorizado.
Ausência de uma ferramenta de gerenciamento de segredos centralizada
Alguns aplicativos e dispositivos vêm com ferramentas de gerenciamento de segredos integradas. No entanto, essas ferramentas de gerenciamento de segredos podem ser acessadas apenas por esses aplicativos e dispositivos específicos, tornando difícil entender onde estão os segredos, quem pode acessá-los e como eles estão sendo utilizados. Uma ferramenta de gerenciamento de segredos centralizada permite que as organizações armazenem, rastreiem e gerenciem todos os seus segredos em um só lugar, apliquem políticas de gerenciamento de segredos, evitem a disseminação de segredos e evitem violações de dados.
Práticas recomendadas para gerenciamento de segredos
Gerenciar segredos pode ser difícil se uma organização tiver muitos segredos e não tiver uma ferramenta de gerenciamento de segredos centralizada. Para proteger segredos contra usuários não autorizados e evitar violações de dados, as organizações precisam implementar as seguintes práticas recomendadas para gerenciamento de segredos.
Diferencie segredos e identificadores
O primeiro passo para um bom gerenciamento de segredos é identificar todos os segredos de uma organização. As organizações precisam identificar todos os segredos de sua rede para garantir que sejam seguros e que usuários não autorizados não possam acessá-los. As organizações precisam também diferenciar entre segredos e identificadores.
Os identificadores são utilizados nas plataformas de gerenciamento de acesso de identidade (IAM) para autenticar e autorizar as identidades digitais dos usuários antes de conceder acesso a sistemas e recursos gerais. Segredos dão a sistemas e aplicativos acesso a informações altamente confidenciais. Eles precisam ser estritamente controlados e fortemente protegidos. Embora segredos e identificadores precisem ser protegidos contra acesso não autorizado, segredos exigem segurança mais rigorosa devido ao acesso a informações altamente confidenciais.
Gerenciar privilégios
As organizações precisam gerenciar quem tem privilégios para dados e sistemas altamente confidenciais. Elas devem implementar o princípio do menor privilégio ao gerenciar privilégios. O princípio do menor privilégio é um conceito de segurança cibernética que dá aos usuários e aplicativos acesso a recursos altamente confidenciais suficiente apenas para fazer seu trabalho, e nada mais. Implementar o princípio do menor privilégio impede o uso indevido por meio de ameaças internas e movimento lateral na rede de uma organização por cibercriminosos.
Imponha práticas recomendadas de segurança de senhas
As organizações precisam aplicar práticas recomendadas de segurança de senhas para todos os seus segredos de TI. Para proteger segredos, as senhas de uma organização devem ser longas e complexas para tornar difícil para cibercriminosos adivinhá-las. Uma senha forte é uma combinação única e aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais com pelo menos 16 caracteres.
As organizações também devem exigir a autenticação multifator (MFA) para acessar segredos. A MFA é um protocolo de segurança que exige formas adicionais de autenticação. Com a MFA habilitada, usuários e sistemas são obrigados a fornecer mais de um fator de autenticação para acessar um segredo. Isso fornece uma camada extra de segurança e permite o acesso apenas por usuários autorizados.
A rotação de segredos é uma prática de alterar segredos regularmente em um cronograma predeterminado ou sob demanda. As organizações também devem praticar a rotação de segredos para garantir que segredos não sejam vazados acidentalmente e comprometidos por usuários não autorizados. A rotação de segredos garante que os usuários tenham um tempo limitado para utilizá-los e os segredos recém gerados sejam fortes e exclusivos.
Armazene segredos com armazenamento criptografado
As organizações geralmente deixam seus segredos em locais inseguros, como codificados em código-fonte ou em arquivos de configuração como texto simples. Cibercriminosos geralmente atacam segredos codificados porque são fáceis de acessar. As organizações devem eliminar segredos codificados e outros métodos de armazenamento inseguros. Elas devem armazenar adequadamente seus segredos em um método de armazenamento criptografado, como uma ferramenta de gerenciamento de segredos. Uma ferramenta de gerenciamento de segredos converte segredos de texto simples em texto cifrado, tornando-os ilegíveis para usuários não autorizados. Os segredos criptografados somente podem ser descriptografados utilizando uma chave secreta ou senha.
Monitore o acesso não autorizado
Não importa o quão segura seja uma organização, ela precisa se preparar para violações de dados monitorando regularmente o acesso não autorizado e tendo um plano de resposta a incidentes. As organizações precisam ver quem está acessando seus segredos e como seus segredos estão sendo utilizados. Ao monitorar regularmente o acesso não autorizado, as organizações podem mitigar os efeitos de violações de dados ou evitar futuras violações removendo imediatamente usuários não autorizados e alterando quaisquer credenciais comprometidas.
Utilize uma ferramenta de gerenciamento de segredos centralizada
Para acompanhar da melhor forma todos os segredos e gerenciá-los corretamente, as organizações devem utilizar uma ferramenta de gerenciamento de segredos centralizada. Uma ferramenta de gerenciamento de segredos permite que as organizações implementem políticas de gerenciamento de segredos em todo seu ambiente de dados. Com uma ferramenta de gerenciamento de segredos, as organizações podem facilmente manter o controle de todos os seus segredos em um único local e garantir que possam ser acessados apenas por usuários e sistemas autorizados. As organizações podem ver quem tem acesso aos seus segredos e como eles estão sendo utilizados. Elas também podem proteger segredos gerando novos segredos e protegendo-os com senhas e MFA.
Gerencie segredos com o Keeper Secrets Manager®
A melhor maneira de gerenciar os segredos de uma organização e implementar práticas recomendadas para gerenciamento de segredos é com um gerenciador de segredos. Com um gerenciador de segredos, as organizações podem manter o controle de todos os seus segredos e garantir que sejam protegidos com criptografia.
O Keeper Secrets Manager (KSM) é uma solução de gerenciamento de segredos de confiança zero e conhecimento zero baseada em nuvem que permite que as organizações protejam seus segredos em um só lugar. Com o KSM, as organizações podem consolidar seus segredos em um local centralizado com auditabilidade, integrar segredos à sua infraestrutura, gerenciar o acesso e permissões de segredos, automatizar a rotação de segredos e remover credenciais codificadas.
Solicite uma demonstração do Keeper Secrets Manager para começar a proteger os segredos da sua organização.