Uma senha é comprometida quando é vazada em uma violação de dados e disponibilizada na dark web, permitindo que outras pessoas obtenham acesso não autorizado às
Não, não é seguro enviar uma senha por SMS porque as mensagens de texto não são criptografadas. Isso significa que qualquer pessoa pode interceptar os dados enviados por SMS, incluindo senhas, colocando suas contas em risco de serem comprometidas.
Continue lendo para saber mais sobre práticas de compartilhamento de senhas a serem evitadas e como você pode compartilhar senhas com segurança com amigos, familiares e colegas.
O risco de enviar senhas por SMS
Há dois grandes riscos ao optar por enviar senhas por SMS: a troca de SIM e os ataques indiretos (MITM).
Troca de SIM
A troca de SIM ocorre quando um cibercriminoso se passa por alguém e entra em contato com sua operadora móvel para convencê-la a ativar um novo cartão SIM. Esses cibercriminosos afirmam que perderam, danificaram ou tiveram seu celular roubado. Se um cibercriminoso conseguir convencer sua operadora móvel a ativar um novo cartão SIM, ele alegará que já tem um celular com um cartão SIM que pode utilizar, e tudo o que a operadora móvel precisa fazer é ativá-lo para ele. Quando esse cartão SIM for ativado, o cibercriminoso poderá receber todas as suas mensagens de texto e chamadas telefônicas.
É aqui que o envio de senhas por SMS se torna perigoso. Ao enviar um SMS para alguém que teve seu cartão SIM trocado, você estará enviando sua senha por SMS para um cibercriminoso sem perceber.
Ataques indiretos
O ataque indireto é um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos interceptam os dados enviados entre duas pessoas. O objetivo principal de um ataque MITM é roubar, espionar ou modificar os dados que estão sendo enviados para que o cibercriminoso possa utilizá-los para seus próprios fins maliciosos. É mais provável que os ataques MITM aconteçam quando conectado a redes Wi-Fi públicas, pois qualquer pessoa pode se conectar a elas. A melhor maneira de manter seus dados seguros contra ataques MITM, como suas senhas, é evitar enviá-los por meios não criptografados, como mensagens de texto.
Outros métodos de compartilhamento de senhas a serem evitados
Enviar senhas por SMS não é o único método de compartilhamento de senhas que você deve evitar, aqui estão alguns outros.
- Envio de senhas por meio de aplicativos de mensagens: os aplicativos de mensagens não são criptografados. Além disso, se alguém puder hackear sua conta do aplicativo de mensagens, poderá ver as senhas que você compartilha por meio dela.
- Envio de senhas por e-mail: os e-mails não são criptografados de ponta a ponta, o que significa que hackers podem interceptá-los. Alguém também pode hackear sua conta de e-mail e visualizar tudo que você enviou ou recebeu.
- Compartilhar planilhas ou documentos contendo senhas: alguns indivíduos utilizam planilhas e documentos para armazenar suas senhas e compartilhá-las com quem desejarem. Planilhas e documentos não são criptografados, de modo que hackers podem interceptá-los.
- Escrever senhas em papel: nomes de usuário e senhas escritos em papel podem ser perdidos ou roubados. Qualquer pessoa que encontrar senhas escritas em papel poderá obter acesso à conta à qual estão relacionadas.
- Compartilhar senhas de forma verbal em locais públicos: você nunca sabe a intenção das pessoas ao seu redor em locais públicos. Alguém pode estar esperando ouvir informações confidenciais, como os logins das suas contas, para que possam utilizá-las para obter acesso a elas.
Como enviar senhas com segurança
Enviar senhas é uma prática comum entre amigos, familiares e colegas. No entanto, muitas vezes as pessoas optam por compartilhar suas senhas de forma insegura, como por meio de mensagens de texto. A melhor maneira de enviar senhas com segurança é utilizando um gerenciador de senhas.
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que permite aos usuários armazenar, gerenciar, preencher automaticamente e compartilhar suas senhas e passkeys com segurança. Gerenciadores de senhas como o Keeper® utilizam criptografia de conhecimento zero para garantir que as senhas sempre permaneçam seguras, mesmo quando estão sendo compartilhadas. Ao utilizar um gerenciador de senhas para compartilhar senhas com outras pessoas, os usuários recebem controle total sobre suas credenciais. Antes de compartilhar uma senha, os usuários podem definir permissões, como se querem que o destinatário possa apenas visualizar o registro que estão compartilhando que contém seu nome de usuário e senha, editar, compartilhar ou editar e compartilhar o registro. Após compartilhar um registro, os usuários também podem revogar o acesso a ele a qualquer momento, dando-lhes controle total sobre suas credenciais de login.
Se o destinatário do registro precisar de acesso a uma conta por apenas um breve período, os gerenciadores de senhas podem ajudar os usuários a alterar suas senhas para garantir que o destinatário seja desconectado da conta e não possa mais acessá-la. O Keeper Password Manager permite que usuários compartilhem senhas com segurança com outros usuários do Keeper utilizando o compartilhamento de cofre a cofre e com pessoas que não têm contas do Keeper utilizando o recurso de compartilhamento único do Keeper.
Não deixe que uma mensagem de texto coloque sua conta em risco
Com apenas sua senha, cibercriminosos e outros indivíduos não autorizados podem obter acesso às suas contas on-line. Quando uma pessoa obtém acesso não autorizado a uma de suas contas, ela pode bloqueá-lo alterando sua senha, e depois roubar suas informações confidenciais, roubar dinheiro e até mesmo roubar sua identidade.
Assim como qualquer outra informação confidencial, suas senhas devem ser mantidas seguras o tempo todo para evitar que alguém as utilize de forma maliciosa. Gerenciadores de senhas como o Keeper ajudam você a fazer exatamente isso.
Veja você mesmo como o Keeper Password Manager habilita o compartilhamento seguro de senhas iniciando uma avaliação gratuita de 30 dias.