Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Os softwares antivírus existem há décadas, e você pode estar imaginando se ainda precisa de um. A resposta é sim, você ainda precisa de um software antivírus para proteger seus dispositivos conectados à internet. No passado, um software antivírus era necessário para navegar na internet com segurança. No entanto, os dispositivos melhoraram suas medidas de segurança recentemente, fazendo parecer que um software antivírus seja desnecessário. Embora a segurança cibernética tenha melhorado, os ataques cibernéticos também estão evoluindo, especificamente os malwares, e é por isso que você ainda precisa de um software antivírus para protegê-lo online.
Há alguns dispositivos que não precisam de software antivírus, como os iPhones. No entanto, outros dispositivos são mais suscetíveis a ataques de malware, como os que possuem sistemas operacionais Windows ou Linux. Investir em um bom software antivírus protege seus dispositivos ao navegar na internet.
Continue lendo para saber mais sobre os softwares antivírus, como eles protegem seu dispositivo, seus prós e contras, e porque você ainda precisa de um.
O que é um software antivírus?
Um software antivírus é um programa que evita, detecta e remove vírus e malwares conhecidos antes que possam infectar e danificar seu dispositivo. Um malware é um software malicioso que cibercriminosos instalam no seu dispositivo para espioná-lo e roubar suas informações confidenciais. Quando um software antivírus está instalado no seu dispositivo, ele verifica constantemente seu computador quanto a qualquer arquivo ou programa com indicadores ou padrões que correspondam ao banco de dados de malwares conhecidos. Assim que detectar um malware, o software antivírus o coloca em quarentena e remove o arquivo ou o código malicioso antes que infecte o seu computador.
Um software antivírus pode detectar malwares utilizando os seguintes métodos:
- Detecção baseada em assinatura: a detecção baseada em assinatura compara arquivos do dispositivo com uma lista de malwares conhecidos e procura por qualquer indicador ou assinatura no código do arquivo que corresponda exatamente aos da lista atual de malwares conhecidos.
- Detecção baseada em heurística: como a detecção baseada em assinatura, a detecção baseada em heurística verifica a entrada de arquivos e programas quanto a malwares conhecidos, mas ele procura por indicadores juntamente a tendências e padrões no código do arquivo que sejam semelhantes a malwares.
- Detecção baseada em comportamento: a detecção baseada em comportamento utiliza aprendizado de máquina para verificar e identificar arquivos e programas recebidos quanto a qualquer comportamento suspeito que possa indicar que são maliciosos. Isso permite que a detecção baseada em comportamento identifique novos malwares.
Como os softwares antivírus protegem seu dispositivo?
Os softwares antivírus protegem seu dispositivo impedindo que malwares conhecidos o infectem e roubem suas informações privadas. Aqui estão algumas maneiras como os softwares antivírus protegem seu dispositivo contra malwares.
Verifica arquivos quanto a malwares
Os softwares antivírus verificam seu dispositivo quanto a qualquer arquivo ou programa com malwares escondidos. Um software antivírus não apenas verifica os arquivos que já estão no seu dispositivo, como também os recebidos. Você pode configurar o software antivírus para verificações programadas, manuais ou constantes em segundo plano.
Remove malwares do seu dispositivo
Se um malware infectar seu dispositivo, você pode utilizar um software antivírus para colocá-lo em quarentena e impedir que ele danifique ainda mais o seu dispositivo. Quando o malware estiver em quarentena, você poderá removê-lo do seu dispositivo. Um software antivírus também pode detectar e remover malwares recebidos antes que sejam instalados no seu dispositivo.
Limita o acesso a sites perigosos
Alguns cibercriminosos criam sites falsos que se passam por sites legítimos e podem instalar malwares no seu dispositivo ao acessá-los. Esses sites maliciosos são frequentemente utilizados em ataques de phishing. Com um software antivírus, você pode limitar o acesso a sites perigosos e impedir que esses sites instalem malwares no seu dispositivo.
Bloqueia malvertisements
O malvertising, também chamado de publicidade maliciosa, é quando os cibercriminosos utilizam anúncios para infectar o dispositivo de um usuário. Com o malvertising, um código malicioso é injetado em anúncios legítimos ou anúncios falsos são criados para parecerem legítimos. Os cibercriminosos veiculam esses anúncios maliciosos em sites legítimos para que usuários cliquem e instalem malwares. Os softwares antivírus bloqueiam a exibição de anúncios maliciosos no seu dispositivo.
Detecta comportamentos suspeitos
Alguns softwares antivírus utilizam detecção baseada em comportamento. Com a detecção baseada em comportamento, os softwares antivírus podem detectar malwares novos e emergentes que não existiam. Eles buscam por arquivos ou códigos com comportamentos suspeitos, como demandas e instruções anormais que possam indicar que são malwares.
Vantagens dos softwares antivírus
Utilizar um software antivírus é muito mais conveniente do que lidar com o custo de dados roubados. Aqui estão as vantagens de utilizar um software antivírus.
Proteção em tempo real
Um software antivírus verifica e monitora constantemente seu dispositivo quanto a qualquer arquivo ou programa recebido com malware em tempo real. Ele oferece proteção em tempo real para detectar e remover malwares antes que possam infectar seu dispositivo.
Verificação de vulnerabilidades
Alguns softwares antivírus oferecem verificação de vulnerabilidades, que verifica seu dispositivo quanto a qualquer vulnerabilidade que cibercriminosos possam explorar. Isso pode verificar apenas as vulnerabilidades encontradas nos softwares e hardwares que você utiliza, e não as causadas por erro humano ou controle de acesso mal gerenciado.
Atualizações automáticas
Se o seu software antivírus utiliza detecção baseada em assinatura ou heurística, ele deve atualizar seu banco de dados de malwares conhecidos. Para o software antivírus garantir que esteja protegendo-o com o banco de dados de malwares mais atualizado, ele atualiza seu software automaticamente para poder identificar todos os malwares conhecidos e corrigir qualquer vulnerabilidade de segurança que cibercriminosos possam explorar.
Proteção contra phishing
Os softwares antivírus protegem seu dispositivo contra ataques de phishing que tentam instalar malwares no seu dispositivo. Alguns ataques de phishing tentam instalar malwares no seu dispositivo ao clicar em um anexo ou link malicioso. Se você clicar neles acidentalmente, seu software antivírus protegerá seu dispositivo ao detectar o malware e impedirá que ele seja instalado. No entanto, sempre verifique a segurança do que estiver clicando antes de clicar.
Desvantagens dos softwares antivírus
Embora os softwares antivírus ajudem a navegar na internet com segurança e protejam seu dispositivo contra malwares, eles têm suas limitações. Aqui estão as desvantagens dos softwares antivírus.
Deixam o sistema lento
Um software antivírus pode ser executado constantemente em segundo plano no seu dispositivo para detectar e proteger seu dispositivo contra malwares. No entanto, executar o software antivírus constantemente em segundo plano pode exigir muitos recursos do dispositivo e deixar o sistema lento. Isso pode ser evitado agendando verificações ou investindo em um software antivírus que exija menos recursos para ser executado.
Nem sempre é eficaz
Um software antivírus é uma ótima solução de segurança cibernética, mas nem sempre é eficaz. Se ele utilizar detecção baseada em assinatura ou heurística, protegerá seu dispositivo apenas contra malwares conhecidos que estão armazenados no banco de dados. O banco de dados de malwares precisa ser constantemente atualizado para garantir que seu dispositivo estará protegido contra novos malwares. Um software antivírus também pode sinalizar falsamente alguns de seus arquivos ou programas que tenham semelhanças com malwares, mesmo que sejam seguros.
Um software antivírus protege apenas contra malwares, e não contra outros ataques cibernéticos. Por exemplo, um software antivírus pode impedir a instalação de um malware no seu dispositivo ao clicar em um link ou anexo malicioso de uma tentativa de phishing. No entanto, ele não bloqueia a entrada de e-mails de phishing na sua caixa de entrada ou ataques de phishing que tentam enganá-lo para revelar suas informações pessoais. Ele também não protege suas contas online contra ataques relacionados a senhas e não criptografam suas informações online, que cibercriminosos podem interceptar através de ataques man-in-the-middle.
Um software antivírus é tudo o que você precisa para se manter seguro online?
Um software antivírus pode protegê-lo apenas até certo ponto. Não dependa apenas de um software antivírus para proteger seu computador. Um software antivírus não o protege contra ataques relacionados a senhas, como o preenchimento de credenciais e ataques de força bruta.
Para se proteger contra ataques relacionados a senhas e proteger suas contas online, utilize um gerenciador de senhas como parte da sua estratégia de segurança cibernética para permanecer seguro online. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena e gerencia suas senhas com segurança em um cofre digital criptografado.
Você também deve praticar bons hábitos de segurança cibernética para permanecer seguro online. Aqui estão algumas práticas recomendadas de segurança cibernética que deve seguir:
- Utilize senhas fortes e exclusivas para proteger suas contas.
- Habilite a autenticação multifator nas suas contas
- Evite clicar em anexos ou links suspeitos
- Mantenha os softwares atualizados
- Evite utilizar redes Wi-Fi públicas
- Faça backup dos seus dados regularmente
Ao seguir essas práticas recomendadas de segurança cibernética e investir em soluções de segurança cibernética, como softwares antivírus e um gerenciador de senhas, você pode navegar na internet com segurança e proteger suas informações pessoais.