Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Os cibercriminosos geralmente usam emails de phishing para fazerem você clicar em links ou anexos maliciosos. Clicar nesses golpes pode desencadear uma infecção de malware que coloca todos os seus dados confidenciais em risco de serem comprometidos. Antes de decidir clicar em um anexo, você deve certificar-se de que é seguro abri-lo.
Você pode verificar se um anexo de email é seguro fazendo com que o software antivírus verifique os anexos dos seus emails, verificando duas vezes quem é o remetente e não abrindo nenhum anexo marcado como spam. Continue lendo para saber mais sobre anexos de email não seguros e como você pode evitar ser vítima deles.
Os riscos de abrir anexos de email não seguros
Um dos maiores riscos de abrir anexos de email não seguros é ter seu dispositivo infectado por um software malicioso chamado malware. Quando um malware é instalado com êxito no seu computador, ele pode registrar as teclas que você digita, tirar capturas de tela da sua atividade e comprometer a câmera ou o microfone do seu computador. Todos esses dados são enviados para o cibercriminoso que atacou seu dispositivo.
Os cibercriminosos usam malware para roubar seus dados confidenciais, como informações de login da sua conta ou números de cartão de crédito. Dependendo do tipo de malware instalado no seu computador, o que o cibercriminoso pode fazer varia.
Três dicas para verificar se um anexo de email é seguro
Veja aqui dicas que você pode usar para verificar se um anexo de email é seguro.
Verifique duas vezes quem é o remetente
Verificar o email e o nome do remetente é uma medida muito importante a ser tomada antes de decidir clicar em um anexo de email. No entanto, você não pode confiar apenas no nome do remetente para verificar um email. Muitos cibercriminosos falsificam os nomes dos remetentes para parecer que estão vindo de uma fonte confiável quando, na realidade, não estão. Mesmo que você use um provedor de email como o Gmail, que lançou uma atualização que mostra um símbolo de verificação azul ao lado de remetentes “verificados”, não confie totalmente nele. Os cibercriminosos já encontraram uma maneira de explorar o símbolo de verificação azul do Gmail.
Em vez disso, em vez de clicar no anexo, entre em contato com o remetente por meio de outro método de comunicação para confirmar se foi realmente a pessoa ou organização que o enviou.
Não abra nenhum anexo de email que esteja marcado como spam
Muitos provedores de email sinalizam emails de spam e os colocam automaticamente na sua pasta de spam. Se o seu provedor de email fizer isso, certifique-se de não abrir nenhum anexo desses emails sinalizados, pois é provável que sejam tentativas de phishing.
Use um software antivírus para verificar anexos
Um software antivírus é um tipo de programa que você instala no seu PC para detectar, isolar e remover vírus e outros malware antes que os cibercriminosos possam infectar seu PC com sucesso. Um benefício adicional de alguns softwares antivírus é poder verificar também os anexos do seu email para conferir se eles são seguros. Se eles não forem seguros, seu software antivírus o informará.
Quais anexos de email são geralmente seguros de abrir?
Alguns anexos de email que são considerados geralmente seguros de abrir são:
- .JPEG
- .JPG
- .PNG
- .GIF
- .TIF
- .TIFF
- .MPEG
- .MPG
- .MP3
- .MP4
- .WAV
- .MOV
Embora esses tipos de anexos sejam considerados seguros, ainda recomendamos cautela ao clicar neles, especialmente se não forem solicitados ou vierem de um remetente desconhecido.
Quais anexos de email são menos seguros de abrir?
Alguns anexos de email que são considerados menos seguros de abrir incluem:
- .EXE
- .DOC
- .DOCX
- .XLS
- .XLSX
- .PPT
- .DMG
- .ZIP
- .RAR
- .HTML
Antes de decidir clicar nesses tipos de anexos, recomendamos tomar precauções, como usar um software antivírus e confirmar o remetente. Se for um arquivo de um remetente que você estava esperando, é provável que não haja motivo de preocupação.
O que fazer se você clicar em um anexo de email não seguro
Veja as medidas que você pode tomar se clicar acidentalmente em um anexo de email não seguro.
1. Desconecte seu dispositivo da internet
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é desconectar seu dispositivo da internet. O malware pode se espalhar pelo seu Wi-Fi e infectar outros dispositivos conectados à mesma rede se ela permanecer conectada. Desconectar seu dispositivo da internet também pode diminuir a quantidade de danos que o malware causa.
2. Altere suas senhas e habilite a MFA
Após desconectar seu dispositivo da internet, você deve usar um dispositivo diferente para alterar as senhas de todas as suas contas, a mais importante sendo seu email. Você pode usar um gerenciador de senhas para ajudá-lo a alterar as senhas rapidamente. O Keeper Password Manager oferece uma avaliação gratuita de 30 dias que você pode começar a usar imediatamente. Um gerenciador de senhas ajudará você a criar senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas e armazená-las com segurança para nunca esquecê-las.
Além de alterar suas senhas, habilite a autenticação multifator (MFA). A MFA adiciona uma camada extra de segurança à sua conta para evitar que qualquer pessoa além de você possa acessá-la. Um benefício adicional de usar um gerenciador de senhas é que ele também pode armazenar seus códigos de 2FA e preenchê-los automaticamente ao fazer login.
3. Verifique seu dispositivo em busca de vírus e outros malware
A maioria dos programas de software antivírus funciona sem a necessidade de estarem conectados à internet. Se você já tiver um antivírus instalado no seu computador infectado, faça uma verificação para que o malware seja removido do seu dispositivo. Se você ainda não tiver um software antivírus, precisará se conectar à internet e baixar um programa antivírus.
Alguns malware e vírus podem impedi-lo de baixar um software antivírus. Se esse for o caso, você precisará da ajuda de um profissional. Se você já tiver backup de tudo no seu dispositivo, outra abordagem a seguir é limpar completamente seu computador. Lembre-se que limpar seu PC removerá tudo, incluindo seus arquivos, fotos e outros dados; portanto, use essa abordagem apenas se tiver certeza de que todos os seus dados têm backup.
4. Fique de olho em atividades suspeitas
Após tomar as medidas acima, é importante ficar de olho nas suas contas. Nunca se sabe o que o cibercriminoso pode ter conseguido em pouco tempo. Fique atento a qualquer atividade suspeita, como compras que você não fez ou tentativas de login incomuns em qualquer uma de suas contas.
Proteja-se contra anexos de email não seguros
Uma das melhores maneiras de evitar ser vítima de golpes com emails de phishing é saber como identificá-los. Isso significa saber quais perigos observar, como anexos de email não solicitados. Como medida preventiva, sempre use senhas fortes em cada uma de suas contas e sempre habilite a MFA. Quanto mais forte for sua higiene cibernética, mais seguros você e seus dados estarão, mesmo caindo acidentalmente em um golpe e clicando em um anexo de email ou link não seguro.
Inicie hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para começar a proteger suas contas e dados contra cibercriminosos.