Os ataques de phishing ocorrem quando os cibercriminosos enganam suas vítimas para que compartilhem informações pessoais, como senhas ou números de cartão de crédito, fingindo ser
Atualizado em 18 de maio de 2023.
Há várias maneiras de proteger a sua rede WiFi doméstica, mas algumas das estratégias fundamentais incluem ativar a criptografia, criar uma rede WiFi para convidados e usar uma senha forte.
Continue lendo para saber mais sobre as possíveis consequências de deixar sua rede vulnerável, assim como as medidas que você pode tomar para se proteger.
Como a sua rede WiFi doméstica funciona
O WiFi doméstico usa um modem e um roteador. O modem se conecta à internet e o roteador distribui o sinal pela casa toda para que você possa se conectar. Geralmente combinados em um dispositivo nos dias de hoje, o modem e o roteador criam a sua rede WiFi privada doméstica. Inicialmente, a rede é protegida com uma senha padrão que você usa para fazer login pela primeira vez, geralmente encontrada em um adesivo na parte inferior do seu modem.
A maioria das pessoas faz login na rede em seus dispositivos uma vez e nunca pensa em sua conexão novamente, a menos que algo dê errado. No entanto, existem algumas medidas importantes que você deve tomar para se proteger contra ataques cibernéticos relacionados a redes WiFi não protegidas. Elas levam apenas alguns minutos e a maioria precisa ser feita apenas uma vez.
Vulnerabilidades de segurança do WiFi
À medida que mais e mais dispositivos se conectam ao WiFi em nossas casas, desde tablets e telefones a geladeiras inteligentes, nossa rede WiFi tem acesso a mais dados e informações privadas sobre nossas vidas. Embora possa parecer estranho que alguém queira se conectar à sua rede, lembre-se de que o seu tráfego de internet não criptografado contém informações privadas suficientes para roubar a sua identidade.
O roubo de identidade tem consequências terríveis. Os ladrões podem arruinar a pontuação de crédito de uma vítima pedindo cartões de crédito e não pagando, roubando cada centavo das contas bancárias da vítima, transferindo a residência da vítima para o seu nome ou cometendo crimes pelos quais a vítima pode ser responsabilizada. Os atores de ameaças também já usaram WiFi não protegido para obter acesso a monitores de bebês e outros dispositivos conectados. Embora menos grave, outros cibercriminosos simplesmente roubam o WiFi para seu próprio uso gratuito, o que pode afetar as velocidades da sua internet e abrir a possibilidade de outros crimes cibernéticos serem cometidos enquanto estiverem conectados à sua rede. Vale a pena tomar algumas medidas extras para garantir que sua casa esteja segura contra essas ameaças cibernéticas.
Medidas para proteger a sua rede WiFi doméstica
Veja aqui algumas medidas recomendadas a todos os que têm WiFi doméstico para evitar os ataques cibernéticos mais comuns.
1. Proteja a sua rede com uma senha forte
A senha padrão fornecida pelo seu provedor de serviços de internet (ISP) é fácil de quebrar com um bot, e as senhas são uma fragilidade comum que os cibercriminosos exploram. Você deve alterá-la para uma senha forte própria com pelo menos 16 caracteres, com uma mistura aleatória de letras, números e caracteres especiais.
Se você tiver problemas para memorizar suas senhas, um gerenciador de senhas é uma ótima opção. Os gerenciadores de senhas geram senhas fortes automaticamente e as armazenam com segurança para você. Uma senha mestra permite que você acesse o seu cofre de senhas, que é a única senha que precisa memorizar.
2. Altere o nome da rede
Aproveite que está alterando sua senha e altere o nome de rede padrão incluído no seu roteador. O nome da rede também é chamado de Identificador de Conjunto de Serviços (SSID). Os cibercriminosos são mais propensos a atacar redes com SSIDs padrão porque isso insinua que o proprietário tem uma higiene cibernética inadequada e pode revelar o ISP. Certifique-se de usar um SSID que não inclua nenhuma informação de identificação, como o seu nome.
3. Crie uma rede WiFi para convidados
Uma rede para convidados é uma conexão WiFi limitada que permite que as pessoas usem o seu roteador para se conectar à internet sem obter acesso à sua rede principal, juntamente com todos os seus dispositivos conectados. Essa rede terá uma senha separada, que também deve ser forte.
É claro que é improvável que os seus visitantes se conectem ao seu WiFi para atacá-lo, mas conectar dispositivos estranhos sobre os quais você não tem controle sempre representa um risco. A segurança é tão forte quanto o elo mais fraco, e se a higiene cibernética do seu visitante for menos desenvolvida que a sua, a sua rede poderá ser exposta a malwares ou ficar comprometida. Também é melhor manter a senha da sua rede principal protegida reservando-a para apenas algumas pessoas.
Você pode configurar uma rede para convidados através do seu ISP ou nas configurações de rede WiFi do seu computador.
4. Ative a criptografia do seu roteador
Usar criptografia no WiFi é como enviar todas as suas informações por meio de um codificador, e as únicas pessoas que podem decodificá-las são as que estão na sua rede privada. Isso evita que os atores de ameaças roubem dados monitorando você.
Os protocolos de criptografia WiFi evoluíram ao longo dos anos, e o WPA3 é o melhor e mais novo. Alguns roteadores podem ter apenas o WPA2 disponível, e esse protocolo também é adequado. Se nenhum desses protocolos for uma opção no seu roteador, considere atualizá-lo para uma opção mais segura.
Se a criptografia não estiver ativada, você pode atualizá-la nas configurações de administrador do seu ISP. A maioria dos roteadores também já possui firewalls integrados, e enquanto você estiver nas configurações de administração, também vale a pena garantir que isso esteja ativado.
5. Atualize regularmente o seu roteador
Updating your router is key to preventing attacks on your WiFi network. Exploitable weaknesses may develop because of new cyber attack methods or previously unknown vulnerabilities being uncovered, both of which can be addressed with software patches released by the company that makes your router. However, you must download updates right away in order not to miss any important patches.
6. Desative a transmissão do SSID
Ao abrir as opções de WiFi no seu computador, você verá uma lista de redes WiFi. Se você já viveu em um prédio de apartamentos, provavelmente está familiarizado com a longa lista de nomes de rede que pode aparecer, um para cada apartamento próximo. Isso é chamado de “transmissão de SSID”.
Essa transmissão deve ser desativada para que os seus vizinhos (ou cibercriminosos) não possam ver a sua rede na lista. Você pode desativar a transmissão nas suas configurações de WiFi. A transmissão de SSID é útil para redes WiFi públicas, como no aeroporto. No entanto, você não usará muito o SSID em casa. Por que facilitar a localização da sua rede pelos cibercriminosos? Por comodidade, não há problema em permitir que a sua rede para convidados continue a transmitir. A sua rede principal ainda permanecerá oculta.
7. Use uma VPN para proteção adicional
Uma rede privada virtual (VPN) protege os seus dados em redes WiFi públicas, como na biblioteca ou em um café. Nem sempre pode ser necessário usá-la em sua rede doméstica protegida. No entanto, algumas pessoas preferem usar uma VPN, mesmo em casa, para evitar que seu ISP monitore seus movimentos on-line. Por exemplo, você pode querer acessar conteúdo bloqueado geograficamente. Se você não se incomodar com as desvantagens, usar uma VPN em casa pode fornecer uma camada extra de segurança.
A segurança doméstica inclui a sua rede
A segurança da sua casa não deve incluir apenas fechaduras resistentes nas portas e um sistema de segurança. A sua vida digital também merece proteção quando você está em casa, especialmente quando muitos dispositivos com dados importantes estão conectados à sua rede doméstica. Tome essas medidas simples para proteger a sua rede e se proteger contra ataques cibernéticos e roubo de identidade. Se você for fazer apenas uma coisa hoje, baixe o gerenciador de senhas do Keeper Security para gerar e armazenar senhas fortes para a sua rede WiFi doméstica e todas as suas contas on-line.