Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Não, não é seguro usar WiFi desprotegido em hotéis. Usar qualquer rede WiFi pública representa um risco para a sua segurança e informações privadas. Há muitas ameaças às quais você se torna vulnerável em redes WiFi desprotegidas, como um ataque indireto ou um malware.
Continue lendo para saber mais sobre os riscos de usar WiFi desprotegido em hotéis e como se manter seguro caso não possa evitá-lo.
Por que você deve evitar Wi-Fi de hotel
Ao viajar, muitas vezes não consideramos os riscos de segurança cibernética que prevalecem em locais como hotéis, mas usar qualquer rede WiFi pública apresenta riscos. Aqui estão algumas das muitas razões pelas quais você deve evitar usar o WiFi de hotel.
Falta de proteção robusta de segurança cibernética
Em primeiro lugar, é importante compreender que a função de um hotel não é fornecer medidas robustas de segurança cibernética. O trabalho de um hotel é fornecer a você um lar longe de casa. Por causa disso, os hotéis normalmente não dedicam tempo para criar uma rede segura para seus hóspedes, o que coloca a privacidade desses hóspedes em risco.
Qualquer pessoa pode se sentar no lobby de um hotel e se conectar ao WiFi. É um acesso público sem controles de segurança para que qualquer pessoa dentro ou perto do hotel possa acessar a rede e monitorar o tráfego. Isso significa que se você conectar o seu dispositivo ao WiFi do hotel, estará dando ao público acesso direto a ele, o que representa uma ameaça ao seus dados e informações pessoais.
Ataques indiretos
Um ataque indireto (MITM) é um ataque cibernético no qual um cibercriminoso intercepta dados enviados entre duas empresas ou pessoas. Durante esse tipo de ataque, os cibercriminosos atuam como “intermediários” entre quem envia as informações e quem as recebe. Esse tipo de ataque é especialmente comum ao utilizar WiFi público, como o WiFi em hotéis, pois geralmente não é protegido e qualquer pessoa pode fazer login.
Malware
O malware é um software usado por cibercriminosos que interrompe intencionalmente um dispositivo para que os cibercriminosos possam obter acesso a ele. O malware é comum em uma rede não protegida, pois os cibercriminosos podem infectar facilmente dispositivos quando estão conectados ao mesmo WiFi que as vítimas em potencial.
Invasão de roteadores
Router hacking is when a cybercriminal takes control of a router in order to exploit vulnerabilities and gain access to sensitive information. Router hacking can pose a threat to anyone on the hotel’s WiFi since it allows cybercriminals to gain unauthorized access to their information.
Como se manter seguro no WiFi de hotéis
Embora seja melhor evitar o uso de WiFi de hotéis, às vezes não há outra escolha a não ser usá-lo. Aqui estão algumas medidas de segurança que você pode implementar para se manter seguro ao usar o WiFi do hotel.
Use uma VPN
As redes privadas virtuais (VPN) permitirão que você tenha uma conexão segura ao WiFi do hotel que disfarça a localização do seu dispositivo e protege dados confidenciais, escondendo-os atrás de informações fictícias.
Verifique as URLs
Ao usar o WiFi de hotéis, é importante verificar todas as URLs antes de clicar nelas, especialmente se você receber um link de um e-mail ou mensagem de texto suspeita, também conhecida como tentativa de phishing. O phishing é um ataque de engenharia social que visa convencer a vítima a revelar informações confidenciais. Os ataques de phishing muitas vezes se disfarçam de e-mails e mensagens de texto de fontes confiáveis. Os e-mails e mensagens geralmente contêm links que podem desencadear uma infecção por malware, levando ao roubo de seus dados confidenciais.
Habilite a MFA
A autenticação multifator (MFA) são várias formas de métodos de autenticação que verificam a sua identidade antes de permitir que você faça login em suas contas. A implementação da MFA é extremamente benéfica porque garante que ninguém possa acessar as suas contas até que possa verificar se você é quem diz ser.
Use senhas fortes e exclusivas para as suas contas
Junto com a MFA, você deve garantir que cada uma de suas contas tenha senhas fortes e exclusivas. Uma maneira fácil de fazer isso é usar um gerador de senhas aleatórias para ajudar você a gerar senhas fortes.
Você também pode usar um gerenciador de senhas como o Keeper para armazenar as suas credenciais, para que você não precise memorizar todas elas. O que é ainda melhor é que o Gerenciador de senhas Keeper também pode gerar novas senhas para você e armazená-las diretamente no seu cofre, uma vez salvas. Os gerenciadores de senhas fazem todo o trabalho pesado, para que você não precise fazê-lo.
Evite fazer login em contas confidenciais enquanto estiver no WiFi do hotel
Ao usar WiFi não protegido, é importante evitar fazer login em contas que contenham as suas informações confidenciais, como contas bancárias, contas de trabalho e assim por diante. Isso ocorre porque qualquer pessoa na rede WiFi do hotel pode acessar as suas contas e visualizar informações confidenciais, roubar a sua identidade ou obter acesso a outras informações.
O WiFi não protegido torna mais fácil para os cibercriminosos obterem as suas informações, sendo mais seguro evitar fazer login em contas confidenciais ao usá-lo.
Instale e habilite um firewall
O firewall é um dispositivo de segurança que pode ser hardware ou software. Os firewalls ajudam a proteger uma rede de computadores contra acesso não autorizado, monitorando as tentativas de obter acesso ao seu sistema e também bloqueando qualquer tráfego de entrada de fontes não reconhecidas.
Os firewalls podem ser extremamente úteis ao usar qualquer tipo de WiFi público, pois podem monitorar o tráfego e impedir que as suas informações confidenciais sejam acessadas por cibercriminosos.
Mantenha-se protegido em WiFi não protegido
É importante compreender que a utilização de qualquer rede WiFi não protegida representa um risco para a sua segurança, sendo sempre importante incorporar soluções de segurança cibernética à sua vida cotidiana e seguir as práticas recomendadas de segurança cibernética. Também é igualmente importante evitar o uso de qualquer WiFi público não seguro quando tiver oportunidade.