Alguns golpes comuns no Facebook Messenger incluem solicitações de códigos de autenticação, páginas falsas de caridade pedindo doações, mensagens oferecendo conselhos sobre investimentos ou até mesmo
As mídias sociais desempenham um papel vital para permitir que pessoas de todo o mundo se comuniquem quase que instantaneamente; no entanto, é fundamental gerenciar sua pegada digital, bem como as configurações de segurança e privacidade em suas contas para que suas informações pessoais sejam acessíveis apenas para você. Aqui estão sete maneiras de ajudar você a se manter seguro nas mídias sociais.
Use senhas fortes
Os ataques cibernéticos estão crescendo em complexidade e frequência, o que torna a escolha de senhas mais importante do que nunca. Uma senha forte é longa, complexa e única. A mesma senha ou versões da mesma senha nunca devem ser usadas em várias contas.
Aqui estão algumas dicas para aumentar a segurança de sua senha:
- Inclua uma combinação de letras, caracteres especiais e números com um comprimento de senha igual a um mínimo de 16 caracteres, mas não sequencialmente. Por exemplo, evite 12345678.
- Evite quaisquer informações de identificação pessoal (PII) que possam ser encontradas on-line, como seu aniversário, escola, membros da família ou o nome do seu cão!
- Se você usar uma palavra do dicionário na sua senha, troque algumas das letras por números e símbolos. Por exemplo, você pode usar 3 em vez de E ou usar zero em vez de O.
- Use um gerador de senhas para criar e armazenar senhas fortes e exclusivas em um cofre seguro. Você só precisará lembrar sua senha mestra para acessar as outras
Use a autenticação de dois fatores (2FA)
Se você precisar de acesso a contas e registros de alto valor ou confidenciais, como contas de empresas ou ferramentas de agendamento de mídias sociais, adicione uma camada extra de segurança para complementar nomes de usuário e senhas. Os códigos de senhas de uso único baseadas em tempo (TOTP), são um tipo de autenticação de dois fatores (2FA) que adicionam uma importante segunda camada de segurança aos logins. Para serem autenticadas, elas exigem que o usuário insira um código de verificação de vários dígitos. O código de verificação é normalmente entregue por meio de mensagem de texto SMS ou um aplicativo autenticador de terceiros, como o Google Authenticator. O código de autenticação de dois fatores garante que ninguém possa se fazer passar pelo usuário.
Use uma senha diferente para cada conta de mídia social
Criar uma senha diferente para cada uma das suas contas on-line pode parecer muito trabalho, mas vale a pena proteger seus dados contra cibercriminosos. Você pode evitar contas comprometidas usando ferramentas de segurança cibernética, como gerenciadores de senhas e autenticação multifatorial.
Existem informações mais confidenciais do que você imagina armazenadas em suas contas de mídias sociais. Por exemplo, os anúncios de compras estão constantemente aparecendo em nossos feeds das mídias sociais. Compre apenas de empresas respeitáveis, já que quando uma compra é feita por meio das mídias sociais, suas informações de cartão de crédito, endereço de e-mail e mais dados confidenciais são salvos em sua conta de mídia social para compras futuras. Por isso, se os cibercriminosos obtiverem acesso à sua conta de mídia social, eles também poderão obter seu cartão de crédito e outras informações confidenciais.
Seja seletivo com solicitações de amizade
Se você não conhece a pessoa, recuse o seu convite. Pode ser uma conta falsa que tenta obter informações pessoais sobre você navegando em seu perfil. Mantenha-o estritamente para familiares, amigos e colegas conhecidos!
Não publique informações pessoais
Não forneça informações pessoais essenciais, incluindo seu endereço residencial, número de cartão de crédito ou número de telefone. Quanto mais postagens você fizer, mais fácil será para os cibercriminosos roubarem sua identidade.
Não compartilhe planos de viagem
É comum que as pessoas publiquem suas próximas suas férias nas mídias sociais. Afinal, se não estiver tudo registrado no Instagram, não terão sido férias mesmo, certo? No entanto, isso pode colocar você em risco de um ataque cibernético. Você pode estar se perguntando como isso é possível. Bem, muitas ameaças cibernéticas resultam de ataques de engenharia social. A engenharia social usa manipulação para enganar você e fazê-lo fornecer informações confidenciais. Os cibercriminosos usam as informações que você fornece nas mídias sociais para planejar seu próximo ataque. Quando você publica sobre planos de viagem futuros, você dá munição ao cibercriminoso para ser sua próxima vítima. Alguns ataques vão além da Internet e podem atingir sua casa, pois o invasor está ciente de que você estará fora por um período. Para evitar ser vítima de um ataque de engenharia social, não compartilhe sua geolocalização ao viajar e sempre compartilhe a menor quantidade de informações possível, pois você não sabe quem pode estar observando sua atividade nas mídias sociais.
Use as configurações de privacidade mais fortes
Revise as configurações de privacidade com atenção, pois alguns aplicativos permitem que você ative certas configurações, como:
- Manter seu perfil privado.
- Ocultar seus amigos.
- Ocultar suas postagens do público.
- Desativar a capacidade de pesquisa no Google e outros mecanismos de pesquisa.
Algumas ferramentas ajudam a controlar a quantidade de informações pessoais que você coloca on-line; outras permitem que você apague os detalhes de sites que você visitou ou pesquisas que você fez, do seu dispositivo ou PC. Por exemplo, busque opções que permitam que você defina seu histórico para ser excluído regularmente. Coordene suas configurações para que elas sejam válidas em todos os seus dispositivos.