Um gerador de senhas é uma ferramenta on-line que cria automaticamente senhas fortes e aleatórias com o clique de um botão. Para criar senhas únicas, um
Pode ser difícil criar senhas seguras para os vários logins necessários para bancos online, cartões de crédito, contas de email, redes sociais e muito mais. As pessoas estabelecem senhas fáceis de lembrar que incluem seus nomes, nomes de seus cônjuges e filhos, números de telefone, cidades natais e outras informações simples. E, para piorar tudo, a maioria das pessoas reutiliza senhas quando chega a hora de criar novas credenciais de login. No entanto, você não deve carregar anotações por aí com uma lista de suas senhas. Você não deve divulgar essas informações a ninguém e não deve usar senhas antigas novamente.
O que torna uma senha forte?
Senhas fortes devem ser longas, complexas e difíceis de lembrar. Senhas simples e bem conhecidas, como senha123 ou o nome do seu filho, são simples de lembrar, mas também simples para os cibercriminosos decifrarem. Sua primeira linha de defesa contra cibercriminosos invadindo suas contas online e roubando seus dados pessoais é usar senhas fortes e únicas.
Práticas recomendadas para ter senhas fortes
- Não use números sequenciais
Por exemplo, 12345… - Não inclua seu aniversário/ano de nascimento
Os cibercriminosos podem obter essas informações encontrando sua mídia social, onde seu aniversário está listado - Não use nomes ou palavras que podem ser encontrados no dicionário
Substitua letras por números. Em vez de usar Hello!IamJodine como sua senha, tente H3ll0!I@mJ0d1n3. - Use um gerenciador de senhas para armazenar suas senhas com segurança
Evite escrever sua senha em um pedaço de papel ou digitá-la em uma nota no seu telefone. - Não reutilize senhas
Se um cibercriminoso adivinhar uma senha que você usa para tudo, é muito provável que ele possa acessar o restante de suas contas pessoais e profissionais. - Não use seu nome, nome do seu animal de estimação ou qualquer parte do seu endereço residencial.
Os cibercriminosos buscam informações em suas vítimas (como seus perfis de mídia social) que permitirão a violação da sua senha. E eles usarão qualquer informação que encontrarem sobre você para adivinhar sua senha, incluindo seu endereço, sua profissão, seus interesses, seu aniversário e sua família.
Por que é importante criar uma senha forte
Os cibercriminosos podem obter acesso a várias contas de uma só vez, dando-lhes acesso a contas empresariais ou pessoais e informações pessoais. Imagine um cibercriminoso entrando em apenas um terço das suas contas empresariais. Ele poderia ter acesso a:
- Informações bancárias
- Informações pessoais de funcionários
- Informações sobre benefícios, incluindo números de conta
- Dados confidenciais da empresa
- Informações de produtos
- Segredos comerciais
- Outras credenciais de login
Entenda a diferença entre os ataques cibernéticos para evitar que hackers acessem suas informações.
Força bruta: um ataque de força bruta é um tipo de ataque cibernético que utiliza métodos de tentativa e erro para adivinhar credenciais de login, chaves de segurança ou outras informações confidenciais. Os ataques de força bruta são eficazes, especialmente considerando que dois terços das pessoas reutilizam suas senhas. Numerosas empresas foram obrigadas a usar modelos de trabalho remoto devido à pandemia. Empresas que nunca haviam utilizado um modelo de trabalho remoto tiveram que aprender e se adaptar rapidamente a esse novo modelo; caso contrário, seriam deixadas para trás. Com isso, milhares de empreendimentos falharam. Aqueles que não tiveram que lidar com novos problemas de criminalidade cibernética. Foi um conflito substancial a ser superado para todos.
Sobrecarga de credenciais: um ataque de sobrecarga de credenciais acontece quando um cibercriminoso usa um conjunto comprometido de credenciais para tentar obter acesso a várias outras contas. Os cibercriminosos comprometem tudo, desde contas de mídia social até software empresarial confidencial e além, inserindo as credenciais roubadas em milhares de sites. A reutilização de senhas é um pré-requisito para um ataque de sobrecarga de credenciais. Devido à prevalência de pessoas usando a mesma senha em várias contas, a maioria ou todas as contas podem ser acessadas com apenas um conjunto de informações de login. A maioria de todas as violações de dados está ligada a senhas roubadas. As informações da conta bancária de um usuário, contas de rede social e outras contas podem ser tomadas por um invasor que tenha sucesso em um ataque de sobrecarga de credenciais. Isso também pode resultar em extorsão, roubo de identidade ou roubo aberto de dinheiro ou outros ativos.
Pulverização de senhas: a pulverização de senhas acontece quando um invasor usa senhas comuns para tentar acessar várias contas em um domínio. Centenas de contas podem ser acessadas em uma tentativa usando uma lista de senhas fracas e populares. A proteção de senhas é mais importante do que nunca devido ao problema real da reciclagem de senhas e ao comprometimento generalizado das credenciais de login em todo o mundo.
Por que você deve usar um gerador de senhas e um gerenciador de senhas
Os geradores de senhas gratuitos não armazenam senhas para você; eles apenas as produzem, e você precisa lembrá-las por conta própria. Um gerenciador de senhas oferece um lugar seguro para armazenar todas as suas senhas e concede acesso a elas sempre que precisar. Gerenciadores de senhas robustos como o Keeper têm uma função de preenchimento automático que insere automaticamente suas credenciais de login em todas as suas contas e aplicativos.
Não se trata apenas de criar uma senha forte: concentre-se em proteger suas senhas também.
Dicas sobre como manter sua senha protegida e segura
- Use um gerenciador de senhas para armazenar senhas pessoais e profissionais. Ao usar a ferramenta de gerenciamento de senhas do Keeper, você nunca precisará armazenar todas as suas credenciais em um arquivo desprotegido no seu PC.
- Use autenticação de dois fatores
No caso de um cibercriminoso adivinhar com sucesso o login e a senha da sua rede social, a autenticação de dois fatores exige que ele insira um PIN seguro para fazer login. Se você receber essa notificação por email ou texto e não estiver tentando fazer login, recuse o acesso e atualize prontamente seu nome de usuário e senha. - Altere suas senhas com frequência
Não use a mesma senha em várias redes sociais, sites e aplicativos, mesmo que você a tenha fortalecido. Você também deve alterar suas senhas com frequência para garantir que nada foi comprometido.
O Keeper evita o trabalho de ter que criar senhas seguras para todos os seus logins e faz isso por você.