Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Você deve registrar um alerta de fraude se acreditar que foi vítima de fraude ou que pode se tornar uma, ou se foi vítima de roubo de identidade ou quiser evitar que sua identidade seja roubada. Não é necessário ser vítima de fraude para registrar um alerta de fraude; também é possível fazê-lo como uma precaução de segurança.
Continue lendo para saber mais sobre o que é um alerta de fraude, como ele difere de um congelamento de crédito e como registrar um alerta de fraude no seu relatório de crédito.
O que é um alerta de fraude?
Um alerta de fraude é um aviso gratuito que você pode adicionar ao seu relatório de crédito para exigir a verificação de sua identidade antes de fazer um empréstimo em seu nome. Os alertas de fraude agem como uma segunda forma de autenticação para garantir que apenas você possa fazer empréstimos ou abrir contas de crédito em seu nome, e mais ninguém.
Há três tipos de alertas de fraude: alerta de fraude inicial, alerta de fraude estendido e alerta de serviço ativo.
- Alerta de fraude inicial: um alerta de fraude inicial, também conhecido como alerta de fraude temporária, dura apenas um ano e expira após esse período. Esse tipo de alerta de fraude pode ser adicionado ao seu relatório de crédito a qualquer momento e pode ser renovado quantas vezes quiser. Para iniciar esse tipo de alerta de fraude, entre em contato com uma agência de crédito.
- Alerta de fraude estendido: um alerta de fraude estendido dura sete anos e foi criado para indivíduos que foram vítimas de roubo de identidade ou outros tipos de fraude. Para habilitar esse tipo de alerta de fraude, envie uma cópia da denúncia de fraude apresentada às autoridades policiais ou a denúncia de roubo de identidade enviada à Comissão Federal de Comércio (FTC, Federal Trade Commission).
- Alerta de serviço ativo: um alerta de serviço ativo é para indivíduos que estão atualmente em serviço militar ativo. Esse alerta de fraude dura um ano e pode ser removido a qualquer momento.
Alerta de fraude versus congelamento de crédito: qual é a diferença?
A principal diferença entre um alerta de fraude e um congelamento de crédito é que um alerta de fraude exige que os credores verifiquem sua identidade antes de processar um empréstimo ou pedido de crédito em seu nome, enquanto um congelamento de crédito impede os credores de acessarem seu relatório de crédito.
Outra diferença entre um alerta de fraude e um congelamento de crédito é que você precisa entrar em contato com uma das três principais agências de crédito para registrar um alerta de fraude: Experian, TransUnion ou Equifax. Isso difere de um congelamento de crédito, no qual você precisará entrar em contato com cada uma das três agências de crédito individualmente para congelar seu relatório de crédito.
Quando registrar um alerta de fraude
Há três circunstâncias principais nas quais você deve registrar um alerta de fraude: se você acredita que foi vítima de fraude ou se tornará uma, se você foi vítima de roubo de identidade ou se quiser apenas manter sua identidade protegida contra roubo.
Você acredita que foi vítima de fraude ou que será vítima
Se você não tiver certeza de que foi vítima de fraude, mas aconteceu algo que o fez acreditar que pode se tornar vítima em breve, registrar um alerta de fraude pode ajudar a reduzir os riscos de fraude. Por exemplo, se uma empresa na qual você tem uma conta sofrer uma violação de dados, há a possibilidade de se tornar vítima de roubo de identidade. Registrar um alerta de fraude em um cenário como esse pode ajudar a mantê-lo seguro reduzindo o risco de roubo de identidade.
Você foi vítima de roubo de identidade
O roubo de identidade é quando alguém rouba e utiliza suas informações de identificação pessoal (PII) para se passar por você e cometer fraude. Há muitos tipos de roubo de identidade, incluindo fraude financeira, ataques de roubo de contas, roubo de identidade fiscal, roubo de identidade médica e mais.
Se você for vítima de roubo de identidade, é importante tomar medidas para evitar que a situação piore registrando um alerta de fraude no seu relatório de crédito.
Você quer manter sua identidade segura
Você não precisa necessariamente estar em risco ou ser vítima de roubo de identidade para registrar um alerta de fraude no seu relatório de crédito. Você também pode registrar um alerta de fraude como precaução de segurança para evitar que qualquer pessoa faça empréstimos ou abra contas de crédito em seu nome. Se esse for o caso, você precisará registrar um alerta de fraude inicial no seu relatório de crédito e renová-lo todos os anos enquanto desejar que ele permaneça ativo.
Como registrar um alerta de fraude
Antes de registrar um alerta de fraude no seu relatório de crédito, determine primeiro qual tipo de alerta de fraude você deseja registrar. Se você estiver registrando um alerta de fraude estendido, certifique-se de que já denunciou seu roubo de identidade às autoridades policiais ou à FTC, pois precisará ter uma cópia dessa denúncia pronta para registrar esse tipo de alerta no seu relatório de crédito.
Após determinar o tipo de alerta de fraude que deseja registrar, entre em contato com uma das três principais agências de crédito: Experian, TransUnion ou Equifax. Você precisa entrar em contato com apenas uma agência para registrar o alerta de fraude. A agência que você contatar notificará as outras duas agências para registrar o alerta de fraude no seu relatório de crédito. Após registrar um alerta de fraude, você poderá removê-lo sempre que quiser.
Proteja-se contra fraudes
Um alerta de fraude é apenas uma das medidas que você deve tomar para se proteger contra todos os tipos de fraude. Além de registrar um alerta de fraude no seu relatório de crédito, certifique-se de proteger cada uma de suas contas online com senhas fortes e autenticação multifator (MFA).
Quanto mais você souber sobre como evitar fraudes, melhor protegido estará contra se tornar uma vítima. Conheça mais dicas de prevenção de fraude para se manter seguro.