Você pode compartilhar sua senha do Wi-Fi com segurança usando uma senha forte, criando uma rede de convidados, habilitando a criptografia de seu roteador e atualizando
Atualizado em 3 de abril de 2024.
A maneira mais segura de enviar senhas para colegas de trabalho, familiares e amigos é utilizando um gerenciador de senhas digital. Gerenciadores de senhas garantem que, ao compartilhar senhas com outras pessoas, elas sejam sempre criptografadas e não possam ser interceptadas durante o compartilhamento. Os melhores gerenciadores de senhas utilizam criptografia de conhecimento zero para proteger seus dados armazenados, em trânsito e em uso.
Continue lendo para saber mais sobre o que torna os gerenciadores de senhas a maneira mais segura de enviar senhas, além das maneiras arriscadas de enviar senhas que devem ser evitadas.
O que é um gerenciador de senhas?
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta de segurança cibernética que ajuda a criar, gerenciar, compartilhar e armazenar senhas. Além disso, um gerenciador de senhas também pode ajudar a armazenar e gerenciar passkeys, arquivos e imagens. Uma das melhores coisas sobre os gerenciadores de senhas é que eles proporcionam tranquilidade, pois você sabe que não está aumentando o risco de suas contas serem comprometidas.
Um gerenciador de senhas é a maneira mais segura de enviar senhas
O Keeper Password Manager utiliza várias camadas de criptografia, tornando praticamente impossível para cibercriminosos decifrarem os dados. O Keeper é de conhecimento zero, o que significa que os dados do usuário são criptografados e descriptografados no nível do dispositivo, e não nos servidores do Keeper ou na nuvem. Apenas o usuário ao qual os dados pertencem pode descriptografá-los utilizando sua senha principal ou biometria. Até mesmo no improvável caso de uma violação da Keeper, um cibercriminoso não teria como comprometer os dados de um usuário.
O Keeper Password Manager oferece recursos de compartilhamento seguro que facilitam para conceder acesso compartilhado a funcionários, amigos e familiares sem expor as credenciais reais. Os usuários também recebem controle total sobre suas credenciais e podem revogar o acesso a elas a qualquer momento.
Maneiras arriscadas de enviar e armazenar senhas
Saber sobre as maneiras arriscadas de enviar e armazenar senhas é tão importante quanto saber como enviá-las com segurança. Aqui estão algumas maneiras arriscadas de enviar e armazenar senhas que devem ser evitadas.
Documentos online
Apple Notes, documentos do Google, documentos do Microsoft Word e outros aplicativos de notas online podem ser uma maneira fácil de anotar informações, mas esses aplicativos não foram criados para armazenar e compartilhar credenciais de login privadas e outras informações pessoais.
Embora alguns documentos possam ser protegidos por senha, muitas plataformas de software de documentos não oferecem criptografia, verificação em duas etapas ou qualquer medida de segurança adicional. Um usuário autorizado que conseguir obter acesso ao seu dispositivo pode facilmente copiar o documento e enviá-lo para si, obtendo acesso a quaisquer informações no arquivo.
Servidores de e-mail
Os e-mails são uma das formas mais populares de comunicação no local de trabalho. Geralmente, eles são enviados em texto simples e sem criptografia. Se sua caixa de entrada de e-mail for comprometida, a pessoa não autorizada teria acesso total a quaisquer senhas que você enviou por e-mail.
Senhas enviadas por e-mail geralmente passam por vários sistemas e servidores. Também haverá uma cópia na sua pasta de e-mails enviados. Mesmo que você tenha excluído e-mails anteriores, eles podem estar em outras pastas e arquivos da sua conta. Algumas plataformas de e-mail armazenam dados localmente em um disco. Se o seu equipamento — como notebooks, computadores ou celulares — for roubado, suas senhas correrão o risco de serem comprometidas.
Mensagens SMS
Assim como serviços de e-mail, mensagens SMS não possuem segurança. Suas mensagens SMS são legíveis para qualquer pessoa que as intercepte, especialmente se você for vítima de um ataque de troca de SIM. A troca de SIM ocorre quando alguém convence sua operadora móvel a ativar um novo cartão SIM. Se a operadora móvel cair no golpe, a pessoa receberá todas as suas mensagens SMS e chamadas telefônicas, que podem ser utilizadas para convencer outras pessoas a enviarem credenciais de login.
Além disso, se o seu dispositivo móvel não estiver protegido por senha e cair nas mãos erradas, uma pessoa não autorizada poderá obter acesso a todas as suas conversas privadas anteriores. O mesmo ocorre se alguém com quem você compartilhou suas credenciais por mensagem SMS tiver seu celular comprometido.
Aplicativos de mensagens online
WhatsApp, Slack e Microsoft Teams são aplicativos de mensagens populares para comunicação entre colegas de trabalho. Embora muitos desses serviços de nuvem sejam criptografados, as pessoas geralmente os deixam abertos e operando em segundo plano. Se você estiver trabalhando em um ambiente público e casualmente deixar seu dispositivo sem supervisão, alguém com intenções maliciosas poderia acessar suas senhas em segundos.
Em junho de 2021, um grupo de cibercriminosos utilizou o Slack para enganar um funcionário a ajudá-lo a invadir a EA Games. O grupo conseguiu comprar cookies roubados que forneceram credenciais de login para obter acesso a um canal da EA no Slack. Em seguida, eles enviaram mensagens para membros do suporte de TI dizendo que perderam o celular em uma festa. O suporte de TI forneceu um token de autenticação multifator (MFA), permitindo que eles obtivessem acesso à rede corporativa da EA. Essa situação prova por que enviar qualquer informação confidencial por meio desses aplicativos de mensagens pode ser uma prática perigosa.
Documentos físicos
Anotar senhas em um caderno ou em uma nota adesiva pode impedir que cibercriminosos acessem suas credenciais. No entanto, elas ainda podem ser roubadas por alguém do mundo real.
Anotar credenciais também pode ser perigoso se você ou outra pessoa perder o documento físico. Não apenas as informações são perdidas, como também podem cair nas mãos de alguém com intenções maliciosas.
Verbalmente
Embora uma conversa pessoalmente com alguém elimine qualquer rastro de papel, ainda há riscos associados a revelar suas credenciais em voz alta. Por exemplo, você arrisca que terceiros espionem sua conversa e anotem as credenciais que você revelou em voz alta. Caso decida compartilhar senhas pelo telefone, correrá o risco de ser gravado.
Como o Keeper ajuda a enviar e armazenar suas senhas com segurança
O Keeper Password Manager facilita que organizações e pessoas armazenem e compartilhem senhas com qualquer pessoa. Ao utilizar o Keeper para armazenar e compartilhar senhas, você garante que elas sempre serão fortes, não as esquecerá e não as colocará em risco de comprometimento ao compartilhá-las.
Para ver como o Keeper Password Manager permite enviar senhas com segurança, faça uma avaliação pessoal gratuita de 30 dias ou uma avaliação empresarial de 14 dias hoje mesmo.