Uma senha é comprometida quando é vazada em uma violação de dados e disponibilizada na dark web, permitindo que outras pessoas obtenham acesso não autorizado às
Atualizado em 27 de setembro de 2023.
É possível compartilhar códigos MFA com segurança utilizando um gerenciador de senhas seguro. Embora os gerenciadores de senhas sejam ferramentas que permitem armazenar e gerar senhas, os melhores também permitem enviar diferentes tipos de informações confidenciais de forma segura, incluindo códigos MFA.
Continue lendo para saber como um gerenciador de senhas pode ajudar a armazenar códigos MFA com segurança e os riscos de compartilhá-los de forma insegura.
O que são códigos MFA?
Um código de autenticação multifator (MFA), também conhecido como código 2FA, é um código exclusivo que você pode receber por SMS, e-mail ou por um aplicativo autenticador. Esse código é utilizado para verificar sua identidade antes de efetuar login com sucesso em uma de suas contas online e ajuda a impedir acessos não autorizados.
Os códigos MFA fornecem às contas uma camada extra de segurança além do nome de usuário e senha. No entanto, ao compartilhar contas, como uma conta na Hulu, a MFA pode se tornar um incômodo, porque o proprietário da conta terá que verificar sua identidade antes que alguém possa acessar a conta. Não proprietários de contas precisam entrar em contato com o proprietário da conta para obter o código MFA. Quando isso ocorrer, o proprietário da conta provavelmente enviará o código MFA por SMS ou por outros meios inseguros, o que representa um grave risco de segurança.
Os riscos de compartilhar códigos MFA de forma insegura
Um dos principais riscos de compartilhar códigos MFA de forma insegura é a possibilidade de cair em um golpe de engenharia social. A engenharia social é uma técnica comum utilizada por cibercriminosos para manipular indivíduos psicologicamente e fazê-los fornecer informações confidenciais. Muitas vezes, os cibercriminosos fingem ser alguém como um familiar ou amigo para convencer vítimas facilmente a fornecer informações como credenciais de login e códigos MFA.
Se estiver acostumado a compartilhar informações de forma insegura por SMS, como senhas, sempre haverá a possibilidade de cair em um golpe de engenharia social e você poderá não perceber até que seja tarde demais. Para proteger a si mesmo e as suas contas online, você sempre deve compartilhar senhas e códigos MFA de forma segura, o que é possível utilizando um gerenciador de senhas.
Como compartilhar códigos MFA utilizando um gerenciador de senhas
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta de segurança cibernética que ajuda os usuários a criar, gerenciar e armazenar senhas com segurança. No entanto, um benefício pouco conhecido de utilizar determinados gerenciadores de senhas é que eles também podem armazenar códigos 2FA.
Ao salvar suas credenciais de login em gerenciadores de senhas, elas são armazenadas em um “registro” que você pode compartilhar com outros. Nesse mesmo registro, você pode armazenar o código 2FA da conta. Quando seu código 2FA estiver configurado, qualquer pessoa com acesso ao registro poderá acessar o código 2FA. Isso significa que, quando alguém efetuar login nessa conta, não precisará entrar em contato com o proprietário para entrar com sucesso.
Os benefícios de armazenar códigos MFA em um gerenciador de senhas
Um dos principais benefícios de armazenar códigos MFA em um gerenciador de senhas é que os gerenciadores mais respeitáveis oferecem criptografia de conhecimento zero. Utilizar um gerenciador de senhas protegido é mais seguro do que receber códigos MFA por SMS, além de economizar tempo.
Criptografia de conhecimento zero
A criptografia de conhecimento zero é um modelo de segurança que garante que os dados de um usuário sejam criptografados e descriptografados no nível do dispositivo. Criptografia significa que seus dados são convertidos em um formato ilegível, conhecido como texto cifrado, que pode ser descriptografado apenas com uma chave de criptografia. A chave de criptografia de um gerenciador de senhas é a senha principal, que apenas você conhece.
Como os principais gerenciadores de senhas são de conhecimento zero, tudo o que está no cofre seguro de um gerenciador de senhas, incluindo códigos 2FA, pode ser acessado apenas por você e pelas pessoas com quem você compartilhou o registro. Isso torna os gerenciadores de senhas uma das maneiras mais seguras de receber e armazenar códigos 2FA.
Mais seguro do que mensagens SMS
Quando se trata de códigos 2FA, a maioria dos usuários prefere recebê-los por SMS porque é a maneira mais conveniente. No entanto, receber códigos 2FA por SMS é considerado um dos métodos menos seguros porque podem ser facilmente interceptados por um malfeitor se você for vítima de um golpe de troca de SIM.
A troca de SIM é um ataque cibernético no qual cibercriminosos entram em contato com sua operadora de celular fingindo ser você, para que possam transferir o seu número de telefone para o cartão SIM deles. Se um cibercriminoso conseguir trocar seu SIM, ele passará a receber todas as suas mensagens SMS e chamadas telefônicas. Como resultado, se você receber seus códigos 2FA por SMS, um cibercriminoso poderá ver e utilizá-los para comprometer suas contas.
Devido ao risco inerente de receber códigos 2FA por SMS, recomendamos fortemente que você não opte por recebê-los dessa maneira. Ao invés disso, utilize um gerenciador para receber códigos 2FA, uma vez que é a maneira mais segura e conveniente.
Economiza tempo
Se você utiliza um aplicativo autenticador, provavelmente está familiarizado com a inconveniência que isso pode representar, uma vez que sempre precisará do seu celular para entrar na sua conta. Um gerenciador de senhas elimina essa inconveniência e economiza tempo, pois ele preenche automaticamente suas credenciais e seu código 2FA, em qualquer dispositivo. Não há necessidade de lidar com vários aplicativos para entrar em uma única conta, já que o gerenciador de senhas faz o trabalho duro por você.
Compartilhe códigos MFA de forma simples com um gerenciador de senhas
Compartilhar qualquer tipo de informações confidenciais de forma insegura, incluindo códigos MFA, coloca suas contas e informações confidenciais em risco de serem comprometidas por cibercriminosos. Ao invés de colocar seus dados em risco, invista em um gerenciador de senhas como o Keeper Password Manager.
Seja com senhas, códigos MFA, pastas ou arquivos, as capacidades de compartilhamento do Keeper Security facilitam e protegem o compartilhamento de informações privadas com qualquer pessoa. Conheça o Keeper Password Manager iniciando uma avaliação gratuita de 30 dias hoje.