A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
Atualizado em 3 de abril de 2023.
O monitoramento da dark web é um processo no qual uma ferramenta é usada para analisar a dark web e monitorar informações pessoais específicas, como seu endereço de e-mail ou senha. Isso pode ser feito manualmente ou com uma ferramenta de monitoramento da dark web que pode detectar quando suas credenciais estão sendo vendidas na dark web e notificá-lo quando determinar que suas informações estão em risco.
Continue lendo para saber mais sobre o monitoramento da dark web e como ele pode ajudar a proteger você contra o comprometimento de suas contas e o roubo de sua identidade.
O que é a Dark Web?
A dark web é uma parte da internet que fornece canais de comunicação anônimos e seguros. É o lar de várias atividades ilícitas, incluindo tráfico de drogas, vendas ilegais de armas e tráfico de informações de identificação pessoal (PII) roubadas, como senhas e números de previdência social.
A dark web só pode ser acessada com um navegador especial chamado Tor, e contém todos os tipos de sites, serviços e vendedores maliciosos. O Tor fornece uma conexão criptografada com a dark web e mascara o endereço IP do usuário. Criminosos prosperam na dark web por causa de seu completo anonimato. Comprar e vender por meio de criptomoeda e um endereço IP oculto torna a atividade da dark web difícil de rastrear e conectar a uma pessoa ou organização.
O que pode ser encontrado na dark web?
Aqui estão algumas coisas que podem ser vendidas na dark web.
Senhas: senhas para todos os tipos de contas são roubadas e vendidas na dark web. Qualquer coisa que exija uma senha pode estar em risco, desde suas contas bancárias até suas redes sociais.
Endereços de e-mail: contas de e-mail geralmente podem conter informações pessoais confidenciais e geralmente são mais fáceis de hackear do que contas bancárias ou financeiras, ainda mais se uma pessoa não tiver a autenticação multifatorial (MFA) habilitada para sua conta. A MFA atua como uma camada ou camadas extras de segurança, pois exige que a pessoa verifique sua identidade com pelo menos um método de autenticação adicional além do nome de usuário e senha.
Números de previdência social: os números de previdência social são algumas das informações pessoais mais comuns encontradas na dark web. Se um cibercriminoso conseguir seu número de segurança social e outras informações, poderá roubar sua identidade e abrir linhas de crédito, financiamento e muito mais em seu nome.
Números de contas bancárias: uma vez que um cibercriminoso tenha o número da sua conta, ele estará um mais perto de obter acesso às suas contas bancárias para roubar seu dinheiro.
Números de cartões de crédito/débito: esse é outro tipo comum de informação encontrada na dark web. Eles são muito mais fáceis de adquirir, pois alguns navegadores e lojistas on-line armazenam suas informações de cartão de crédito para você. Se seu navegador ou conta on-line for violada, os cibercriminosos poderiam facilmente roubar suas informações de cartão de crédito.
Cartões de varejo/membro: se você for membro de sua loja favorita, uma conta de recompensas ou até mesmo um cartão de crédito de loja, a dark web pode usar essas informações contra você. Essas contas geralmente estão ligadas a mais informações pessoais. Quanto mais informações um cibercriminoso tiver sobre você, mais fácil será roubar sua identidade. Eles também podem usar essas informações para ataques de phishing personalizados e enviar um link para uma página onde solicitam que você insira suas informações pessoais.
Número de passaporte: um passaporte pode ser uma identificação reserva caso você tenha perdido sua carteira de motorista, cartão de previdência social ou outra identificação pessoal, ou caso tenham sido roubadas. Os cibercriminosos usam números de senha roubados para adicionar validez ao tentar roubar a identidade de uma pessoa.
Registros médicos: suas informações médicas são privadas sob a lei Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA), mas os cibercriminosos podem roubá-las e colocá-las na dark web. Isso provavelmente acontecerá se um provedor de saúde sofrer uma violação de segurança e as informações do paciente forem roubadas.
Como o monitoramento da dark web funciona?
O monitoramento da dark web usa ferramentas específicas para observar áreas frequentadas na dark web. Ao monitorar informações específicas, uma ferramenta de monitoramento da dark web pode detectar informações como endereços de e-mail, senhas que correspondem às suas e informações mais confidenciais, como número de previdência social e números de contas bancárias.
Existem bilhões de sites, redes e registros na web, mas a vantagem do monitoramento da dark web é que você está tomando precauções. Sem certas proteções, você nunca saberá se suas informações estão sendo vendidas até que seja tarde demais – o que pode resultar em roubo de identidade.
Os efeitos do roubo de identidade são amplos e podem ter sérios impactos negativos em sua vida. A quantidade de tempo e dinheiro que você gasta para restaurar sua identidade pode afetar sua capacidade de trabalhar e afetar negativamente sua pontuação de crédito.
A segurança é mais importante do que nunca e, se você não estiver tomando precauções básicas, poderá muito bem se tornar uma das milhares de vítimas que lidam com crimes cibernéticos e roubo de identidade todos os anos.
Maus hábitos com senhas e gerenciamento ruim de dados pessoais podem expor você a um risco maior de roubo de identidade. Isso inclui:
- Reutilização frequente de senhas
- Carregar seu cartão de previdência social em sua carteira
- Não rastrear sua atividade de crédito regularmente
- Não ter a 2FA/MFA habilitada em suas contas
- Não armazenar com segurança informações financeiras, senhas, números de conta, etc.
Minhas informações estão na dark web?
Agora, você provavelmente está se perguntando se suas próprias informações pessoais estão flutuando em algum lugar na dark web. É muito provável que uma senha, endereço de e-mail ou algum outro item pessoal tenha sido roubado ou acessado em algum momento, e é por isso que nunca foi tão importante se proteger. Para descobrir se suas informações estão na dark web, use nossa verificação gratuita da dark web.
Preciso do monitoramento da dark web?
Se você descobrir que há informações sobre você na dark web, talvez seja hora de investir em uma ferramenta de monitoramento da dark web que constantemente verifica a dark web para você e envia notificações com alertas da dark web. Uma ferramenta de monitoramento da dark web é o BreachWatch®, que funciona com o Gerenciador de senhas Keeper.
O BreachWatch monitora atividades suspeitas e alertará você sobre qualquer atividade da dark web envolvendo credenciais que correspondam às armazenadas no seu Keeper Vault. Quando um registro é sinalizado como de “alto risco”, você receberá uma notificação e o Keeper ajudará você a alterar a senha para proteger melhor suas informações. Depois que você alterar sua senha para uma alternativa forte e única, ela não será mais exibida como de alto risco.
Comece a proteger sua identidade com o BreachWatch
Suas informações pessoais são nada menos que a chave para sua identidade. Uma vez que um cibercriminoso adquire certas informações pessoais, ele pode devastar sua vida pessoal e financeira. É importante que você esteja sempre ciente de onde estão seus dados, especialmente se eles acabarem na dark web. Uma ferramenta de monitoramento da dark web como o BreachWatch pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Não se preocupe em reservar tempo para verificar manualmente se suas informações privadas acabaram na dark web, deixe o BreachWatch fazer o trabalho por você. O complemento do BreachWatch está disponível para o Keeper Personal, Keeper Family, Keeper Business e Keeper Enterprise.