Alguns golpes comuns no Facebook Messenger incluem solicitações de códigos de autenticação, páginas falsas de caridade pedindo doações, mensagens oferecendo conselhos sobre investimentos ou até mesmo
Os ataques de spoofing são um ataque cibernético comum que engana as pessoas a revelarem suas credenciais de login fingindo ser o site de uma empresa legítima. Gerenciadores de senhas, como o Keeper Password Manager, possuem um recurso de preenchimento automático que pode oferecer proteção contra esse tipo de ataque. Caso acesse um site falso, o recurso de preenchimento automático do Keeper, o KeeperFill®, não preencherá suas credenciais de login se a URL armazenada no seu cofre de senhas não corresponder à URL do site. Isso impede que você revele suas credenciais sem saber.
Continue lendo para saber mais sobre ataques de spoofing e como o KeeperFill pode protegê-lo contra eles.
O que é um ataque de spoofing?
Um ataque de spoofing é um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos fingem ser uma pessoa ou empresa legítima para enganar as vítimas a revelarem informações pessoais. Com frequência, cibercriminosos criam sites falsos que se passam por sites de login legítimos. Esses sites falsos parecem quase idênticos à página original que fingem ser. Utilizando e-mails e mensagens SMS de phishing, cibercriminosos enviam links maliciosos para possíveis vítimas, levando-as a esses sites falsos.
Uma vez no site falso, é solicitado que a vítima insira suas credenciais de login ou outras informações pessoais. Se a vítima inserir suas informações, ela estará basicamente entregando-as para o cibercriminoso. Dessa forma, o cibercriminoso pode utilizar as informações da vítima para assumir o controle de suas contas online e cometer roubo de identidade ou financeiro.
O que é o KeeperFill?
O KeeperFill é um recurso do aplicativo móvel, da extensão para navegador e do aplicativo para desktop da Keeper Security que preenche automaticamente suas informações, como credenciais de login, informações de cartões de crédito e endereços de entrega e cobrança. Ao criar um registro no seu cofre do Keeper, suas credenciais de login são armazenadas juntamente ao endereço do site no qual as credenciais são utilizadas. Quando você estiver conectado ao seu cofre do Keeper e acessar uma página de login para a qual tem credenciais armazenadas, o KeeperFill preencherá automaticamente suas informações de login ou solicitará que escolha suas credenciais em uma lista de registros correspondentes.
Como o KeeperFill mantém você seguro contra ataques de spoofing
Pode ser difícil para uma pessoa comum detectar ataques de spoofing por conta própria, de modo que investir em um gerenciador de senhas como o Keeper pode ajudá-lo a se proteger contra esse tipo de ataque. Como o Keeper Password Manager armazena a URL das páginas de login juntamente às credenciais associadas, o KeeperFill pode detectar se você está em um site falso ao tentar fazer login na sua conta. O KeeperFill utiliza inteligência artificial (IA) para reconhecer o tipo e a estrutura de uma página da web ou tela de aplicativo em que você está e insere suas credenciais apenas se a URL exata estiver armazenada no registro no seu cofre. Se a URL pertencer a um site falso, o KeeperFill não preencherá suas credenciais de login e você saberá que deve sair imediatamente.
Keeper versus gerenciadores de senhas baseados em navegadores
Você pode estar se perguntando por que deveria investir em um gerenciador de senhas como o Keeper quando gerenciadores de senhas baseados em navegadores oferecem recursos de preenchimento automático semelhantes. Uma grande diferença para ter em mente é que gerenciadores de senhas baseados em navegadores são muito menos seguros do que gerenciadores de senhas dedicados, como o Keeper. Vamos dar uma olhada em como o Keeper oferece uma proteção melhor que a de gerenciadores de senhas baseados em navegadores.
Segurança
Gerenciadores de senhas baseados em navegadores não foram desenvolvidos com a segurança em mente. Embora os gerenciadores de senhas baseados em navegadores e os gerenciadores dedicados como o Keeper criptografem as informações armazenadas, os gerenciadores baseados em navegadores armazenam a chave de criptografia associada sem proteção e em locais onde podem ser facilmente encontradas. A criptografia funciona apenas quando as chaves de criptografia associadas estão protegidas, o que não ocorre com os gerenciadores de senhas de navegadores.
Além disso, se o navegador da pessoa for comprometido, o cibercriminoso terá acesso a todas as suas contas, pois os gerenciadores de senhas de navegadores geralmente permanecem conectados. Ele pode utilizar o recurso de preenchimento automático para fazer login nas contas armazenadas no gerenciador de senhas do navegador. O KeeperFill, por outro lado, possui um temporizador de logout que desconecta o seu cofre de senhas após um período de inatividade. Isso impede que cibercriminosos utilizem o KeeperFill para fazer login nas suas contas, mesmo que seu navegador seja comprometido. O Keeper também utiliza IA para identificar sites falsos e preenche suas informações pessoais apenas em páginas verificadas que correspondam ao registro armazenado no seu cofre privado e seguro.
Compatibilidade cruzada
O Keeper permite acessar suas informações pessoais em qualquer dispositivo, sistema operacional, navegador ou aplicativo. Embora os gerenciadores de senhas de navegadores possam ser acessados em vários dispositivos que utilizam o mesmo navegador, eles não podem ser utilizados em outros navegadores. O KeeperFill, por outro lado, pode fazer login automaticamente em qualquer dispositivo, navegador ou sistema operacional, desde que você tenha a extensão para navegador, o aplicativo móvel ou aplicativo para desktop instalado.
Armazenamento
Os gerenciadores de senhas de navegadores são limitados em relação ao que podem armazenar. Eles permitem armazenar suas senhas, informações de cartões de crédito, números de telefone e endereços, e podem preencher esses dados automaticamente ao utilizar o respectivo navegador. No entanto, o Keeper permite armazenar e preencher outras informações pessoais com segurança, como o seu CPF. O Keeper também oferece códigos de 2FA integrados, que você pode utilizar como método de MFA para suas contas online. O KeeperFill preenche automaticamente até mesmo seus códigos de 2FA ao fazer login.
Utilize o Keeper para se proteger contra ataques de spoofing
Cibercriminosos utilizam uma variedade de métodos, como ataques de spoofing, fingindo ser empresas legítimas para enganá-lo a revelar suas credenciais e obter acesso às suas contas. Para se proteger contra ataques de spoofing, considere utilizar um gerenciador de senhas como o Keeper. Faça uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para saber como o Keeper pode ajudá-lo a se proteger contra ataques de spoofing.