A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
Um firewall é um tipo de sistema de segurança de rede que ajuda a proteger sua rede contra ameaças externas controlando o tráfego de entrada e saída da rede. Um firewall pode ser baseado em software ou hardware. Um firewall de hardware geralmente é um roteador, que é um dispositivo físico que bloqueia o acesso do tráfego à rede interna. Um firewall de software funciona de forma semelhante, mas é instalado no seu dispositivo. Por exemplo, o firewall do Windows vem com sistemas operacionais Windows XP SP2 e posterior. Seja baseado em software ou hardware, um firewall é útil para melhorar a segurança da rede e minimizar ameaças externas.
Continue lendo para saber mais sobre firewalls e por que são importantes para minimizar ameaças cibernéticas externas.
Como os firewalls funcionam e por que são importantes
Um firewall tem um conjunto de regras predefinidas que filtram pacotes de dados, que contêm o endereço IP, protocolos, origem e portas dos usuários. O firewall utiliza as regras predefinidas e as compara com as informações do pacote, decidindo se as permite ou não na rede. Pense nisso como um guarda de segurança que monitora os pontos de entrada e saída. Um guarda de segurança toma a decisão de admitir ou enviar uma pessoa para casa com base nas regras da instalação. Além disso, os firewalls geralmente registram o tráfego de informações da rede para que os administradores possam identificar quaisquer riscos ou ameaças e monitorar a atividade da rede.
Um firewall é uma ferramenta fundamental de segurança cibernética que implementa políticas de controle de acesso, impedindo que partes não autorizadas acessem redes protegidas e reduzindo o risco geral de violações de segurança. Ao monitorar minuciosamente os pacotes recebidos e enviados, o firewall protege informações e dados confidenciais contra ataques cibernéticos.
Tipos de firewalls
Vários tipos de firewalls fornecem diferentes funcionalidades. Escolher um que melhor atenda às suas necessidades desempenhará um papel importante para você e para sua organização. Aqui estão quatro dos tipos mais comuns de firewalls.
Firewall de filtragem de pacotes
Um firewall de filtragem de pacotes é o tipo mais tradicional e básico de firewall. Os firewalls de filtragem de pacotes funcionam na camada de rede e seu trabalho é filtrar pacotes individuais recebidos e enviados examinando atentamente os endereços IP, protocolos e números de portas dos pacotes. Com base nas regras predefinidas e no processo de filtragem, o firewall permitirá ou negará a entrada do pacote.
Firewall de proxy
Um firewall de proxy é um tipo específico de firewall que opera na camada do aplicativo, em vez de operar na camada de rede. O firewall de proxy age como um intermediário que inspeciona profundamente os protocolos do aplicativo. Sua função é estabelecer uma conexão separada entre o cliente e a internet, em vez de encaminhar a solicitação de conexão, como um firewall tradicional.
Firewall de última geração
Um firewall de última geração é um firewall avançado que se concentra em fornecer capacidades mais fortes para bloquear o tráfego perigoso, além de fornecer funcionalidades de firewall tradicionais. Eles vão além de inspecionar as portas ou protocolos do pacote e, em vez disso, inspecionam mais profundamente os dados do pacote. Os firewalls de última geração também têm um recurso de reconhecimento de aplicativo, o que significa que podem filtrar e controlar o tráfego sobre aplicativos específicos com base no conteúdo do pacote de dados.
Firewall de inspeção de estado
Um firewall de inspeção de estado é um tipo de firewall que monitora conexões de rede ativas enquanto ainda controla o tráfego de entrada e saída. Ele é especializado em comparar os pacotes de dados recebidos com pacotes de dados anteriores que já entraram pelo firewall. A função adicional de manter o controle das conexões ativas garante uma segurança mais rígida e permite decisões de filtragem mais precisas.
Vulnerabilidades de firewall a serem observadas
Como qualquer outro dispositivo de segurança, os firewalls têm vulnerabilidades. É importante observar essas fraquezas e tomar medidas para minimizar totalmente os riscos de segurança cibernética.
Ataques de negação de serviço
Os firewalls podem ser bastante vulneráveis a ataques de negação de serviço (DoS). A negação de serviço é um ataque cibernético com o objetivo de desligar uma máquina ou rede para interromper suas operações normais. Isso acontece quando um invasor sobrecarrega o firewall com um grande volume de tráfego, fazendo com que o firewall fique lento ou não funcione corretamente.
Ataques internos
Um ataque interno é um tipo de ataque cibernético originado de um usuário da organização ou de um usuário que já tem acesso às redes e sistemas. Uma ameaça interna pode lançar um ataque interno roubando dados ou comprometendo contas para fins maliciosos. Os firewalls se concentram apenas em se proteger contra ameaças externas que entram na rede. Portanto, uma solução de firewall não é suficiente para evitar ou detectar quaisquer atividades de agentes internos maliciosos que já têm acesso à rede.
Configurações incorretas
Configurações incorretas são comuns ao lidar com firewalls, pois são o resultado de erro humano. Quando você tem uma configuração imprópria ou inadequada das regras de firewall, os invasores podem utilizar essa vantagem para entrar em uma rede e lançar ataques. Outro problema comum é a falha em ativar todos os controles de mitigação. Se esses controles não forem ativados, o firewall não será utilizado em todo o seu potencial, o que pode representar um risco para ameaças externas.
Proteja sua rede com um firewall e gerenciamento de acesso privilegiado
Com as ameaças cibernéticas se tornando mais difundidas, investir em um firewall é um passo proativo para a segurança da sua rede. Implementar uma solução de firewall dará tranquilidade e uma sensação de segurança, permitindo que você navegue on-line sem se importar constantemente com ameaças.
No entanto, os firewalls por si só não minimizam todos os tipos de ameaças cibernéticas e ataques cibernéticos, de modo que é imperativo implementar um sistema de segurança de várias camadas. Investir em uma solução como o gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) pode fornecer uma camada extra de segurança. O KeeperPAM™ permite que as organizações obtenham visibilidade, segurança, controle e relatórios completos sobre cada usuário em cada dispositivo para minimizar os riscos de ataques internos.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM para melhorar a segurança da sua rede.