Um gerador de senhas é uma ferramenta on-line que cria automaticamente senhas fortes e aleatórias com o clique de um botão. Para criar senhas únicas, um
Atualizado em 30 de novembro de 2023.
As senhas são sua primeira linha de defesa quando se trata de proteger sua identidade e suas informações na internet. Para garantir a segurança das suas contas, é necessário praticar uma boa segurança de senhas. No entanto, muitas pessoas acreditam em equívocos sobre a segurança de senhas que podem colocá-las em risco de uma violação de segurança. Alguns mitos comuns sobre segurança de senhas nos quais as pessoas acreditam incluem a ideia de que senhas complexas são melhores do que senhas longas, e que é seguro trocar senhas fracas regularmente.
Continue lendo para saber mais sobre os seis principais mitos sobre segurança de senhas e a verdade por trás deles.
Mito 1: caracteres especiais e números automaticamente tornam sua senha mais forte
Ao criar suas senhas, é importante utilizar caracteres especiais e números para torná-las fortes. No entanto, caracteres especiais e números não tornam suas senhas automaticamente mais fortes se forem utilizados indevidamente. O uso indevido de caracteres pode incluir sequências numéricas ou adicionar um ponto de exclamação no final de suas senhas. Cibercriminosos criaram tecnologias avançadas capazes de quebrar senhas com facilidade trocando caracteres especiais e números comumente utilizados.
Algumas pessoas reutilizam as mesmas senhas acreditando que são seguras porque adicionaram um caractere especial ou número a elas. No entanto, reutilizar a mesma senha ou uma variação dela ainda o torna vulnerável a ataques cibernéticos como o preenchimento de credenciais, um ataque cibernético no qual um cibercriminoso utiliza um conjunto verificado de credenciais para acessar várias contas.
Verdade:
Embora os caracteres especiais e números sejam elementos de uma senha forte, eles não tornam sua senha automaticamente mais forte. Para criar uma senha forte, é necessário criar uma combinação aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais que seja exclusiva para cada uma de suas contas.
Mito 2: senhas complexas são melhores do que senhas longas
Muitos acreditam que senhas complexas o protegem melhor do que senhas longas. No entanto, senhas complexas não o protegem se forem muito curtas. Cibercriminosos utilizam ferramentas e programas que podem quebrar senhas em questão de segundos, dependendo da complexidade e do tamanho das suas senhas. Se suas senhas forem curtas e não complexas, um cibercriminoso pode quebrar suas senhas instantaneamente. Quanto mais longas e complexas forem suas senhas, mais tempo será necessário para que cibercriminosos as quebrem.
Verdade:
Senhas complexas não são melhores do que senhas longas e vice-versa. Para evitar que ataques de força bruta revelem suas credenciais de login, as senhas devem ser complexas e longas, com no mínimo 16 caracteres.
Mito 3: senhas simples e fáceis de memorizar são melhores
De acordo com o Relatório de práticas de senhas de 2022 da Keeper, uma pessoa tem, em média, mais de 20 contas online. Como resultado, muitas pessoas tendem a utilizar senhas simples que são fáceis de memorizar. Elas reutilizam as mesmas senhas ou variações delas em várias contas para que precisem memorizar apenas uma única senha. As pessoas também tendem a criar senhas com informações pessoais, como nomes de animais de estimação ou de times favoritos, pois isso facilita a memorização da senha.
Essas práticas de senhas são perigosas e propensas a ataques cibernéticos relacionados a senhas. Reutilizar as mesmas credenciais de login pode colocar suas contas em risco de ataques de preenchimento de senhas e comprometer várias contas online.
Verdade:
Evite utilizar senhas simples e fáceis de memorizar, que são consideradas “senhas fracas”, para proteger suas contas online. Se o problema for memorizar senhas fortes para cada conta, considere utilizar um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas gera senhas fortes e exclusivas e as armazena em um cofre de senhas. Tudo o que você precisa fazer é criar e memorizar uma senha principal forte.
Mito 4: a força da senha é irrelevante se você as redefinir regularmente
Alguns acreditam que não precisam de senhas fortes para proteger suas contas online se trocarem suas senhas com frequência. No entanto, trocar suas senhas com frequência não o protege contra ataques cibernéticos. Independentemente da frequência com que troca suas senhas, um cibercriminoso ainda pode quebrá-las se você estiver “criando” versões reutilizadas de senhas fracas. Quando as pessoas redefinem suas senhas, geralmente usam uma variação de senhas antigas que podem facilmente comprometer suas contas. Trocar suas senhas protege suas contas apenas se você também garantir que elas sejam fortes e exclusivas.
Verdade:
Redefinir suas senhas com frequência não protege suas contas se você utilizar senhas fracas. Ao utilizar senhas fortes, não é necessário redefinir suas senhas com frequência. Geralmente, é necessário trocar suas senhas apenas se suas contas forem privilegiadas, se houver risco de uma violação de segurança ou se tiverem sido acessadas por um usuário não autorizado.
Mito 5: você não precisa de MFA se sua senha for forte
A autenticação multifator (MFA) é uma medida de segurança que exige fornecer formas adicionais de verificação. Ao habilitar a MFA, é necessário fornecer suas credenciais de login e uma ou mais formas de identificação, como um código de uso único, para acessar suas contas. A MFA ajuda a fornecer uma camada extra de seguranças para suas contas garantindo que apenas usuários autorizados possam acessá-las.
Alguns acreditam que não precisam habilitar a MFA em suas contas porque utilizam senhas fortes. No entanto, senhas fortes ainda podem ser comprometidas se forem expostas em uma violação de segurança. Mesmo se suas credenciais de login forem roubadas, a MFA ajudará a proteger suas contas e impedir que cibercriminosos as acessem.
Verdade:
Independentemente da força das suas senhas, senhas fortes ainda podem ser comprometidas. Você deve habilitar a MFA para proteger suas contas online e impedir que sejam comprometidas.
Mito 6: você pode compartilhar senhas com pessoas em quem confia
O compartilhamento de senhas é o ato de compartilhar credenciais de login com outras pessoas para que tenham acesso às suas contas. As pessoas geralmente compartilham credenciais de login de contas em serviços de streaming com seus familiares, ou de ferramentas online com seus colegas. Compartilhar senhas por métodos não criptografados, como e-mail ou SMS, pode colocar suas contas em risco de comprometimento. Esses métodos de compartilhamento de senhas pode ser facilmente interceptado ou hackeado por cibercriminosos.
Verdade:
Compartilhar senhas com pessoas em quem você confia ainda pode colocar suas contas em risco de comprometimento. É necessário utilizar métodos criptografados de compartilhamento de senhas para dar acesso às suas senhas com segurança a outras pessoas.
Como um gerenciador de senhas protege suas senhas
Para proteger sua identidade online, é necessário praticar uma boa higiene de senhas. Uma boa higiene de senhas inclui utilizar senhas fortes e exclusivas, e habilitar a MFA. No entanto, pode ser difícil praticar uma boa higiene de senhas sem a ajuda de um gerenciador de senhas.
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena com segurança e gerencia suas informações pessoais, como suas credenciais de login, números de cartões de crédito e outros dados confidenciais, em um cofre criptografado. Com um gerenciador de senhas, não é preciso se preocupar em memorizar todas as suas senhas e recorrer à reutilização de senhas fracas. Um gerenciador de senhas pode identificar senhas fracas e solicitar que você as fortaleça. Ele também facilita o login nas suas contas, pois é compatível entre dispositivos e geralmente possui um recurso de preenchimento automático.
A Keeper Security oferece uma solução de gerenciamento de senhas protegida por criptografia de confiança zero e conhecimento zero. Isso garante que apenas você tenha acesso aos seus dados pessoais. Faça uma avaliação gratuita do Keeper® Password Manager e adote as práticas recomendadas para a segurança das suas senhas.