Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um
Atualizado em 3 de julho de 2023.
Os ataques às redes de fornecedores representam um perigo claro e presente nas organizações em todos os setores, mas muitas empresas subestimam essa ameaça. Para se proteger contra ataques à rede de fornecedores, as organizações devem estabelecer requisitos de segurança do fornecedor, usar um modelo de confiança zero, acompanhar as atualizações regulares de software e preparar um plano de resposta aos incidentes.
Continue lendo para saber mais sobre os ataques à rede de fornecedores e como você pode evitar que sua organização seja vítima desse tipo de ataque cibernético.
O que é um ataque à rede de fornecedores?
A supply chain attack is a type of cyber attack in which an organization is breached because of a vulnerability in its software or hardware supply chain. In most cases, this vulnerability is linked to vendors that have weak cybersecurity postures.
Em um ataque à rede de fornecedores, a empresa que foi inicialmente violada não é o alvo final. Os alvos reais são os clientes e parceiros de negócios dessa empresa, que são a principal razão pela qual os ataques à rede de fornecedores geralmente atingem provedores de serviços gerenciados (MSPs), desenvolvedores de SaaS e outras organizações que vendem software e serviços de TI. Ao violar a rede de um único provedor de serviços, os cibercriminosos obtém acesso em dezenas, centenas ou milhares de outras organizações, incluindo empresas multinacionais e agências governamentais. O fornecedor, bem como as organizações das vítimas, podem sofrer danos financeiros e de prestígio que são difíceis de resgatar.
Como evitar ataques à rede de fornecedores
Embora não haja como evitar completamente os ataques à rede de fornecedores, existem algumas medidas que as organizações devem tomar para minimizar o risco de ataques à rede de fornecedores. Aqui estão algumas delas.
Estabeleça requisitos de segurança do fornecedor
As organizações devem estabelecer requisitos de segurança claros e abrangentes para os seus fornecedores e insistir na prova de que seus controles de segurança têm uma base sólida. Devem exigir que os fornecedores tenham uma certificação de segurança SOC 2 Tipo 2, ISO 27001 ou similar. Essas duas certificações são padrões rígidos de segurança e conformidade que demonstram que os fornecedores podem ser fidedignos com dados confidenciais.
Use um modelo de segurança confiança zero
Implemente uma arquitetura de segurança confiança zero e controles abrangentes de segurança de senhas, incluindo o uso de senhas fortes e exclusivas para cada conta, habilite a Autenticação multifatorial (MFA) em todas as contas possíveis e implemente um sistema Enterprise Password Management (EPM). A confiança zero é uma estrutura de segurança que exige que todos os usuários e dispositivos sejam continuamente autenticados antes de poderem acessar sistemas e dados.
Implemente uma solução de Gerenciamento de acesso privilegiado (PAM)
PAM se refere à forma como as organizações gerenciam e protegem contas com acesso a sistemas e dados altamente confidenciais. O PAM é importante para as organizações implementarem, pois os funcionários devem ter acesso apenas aos sistemas e dados de que precisam para fazer seu trabalho e nada mais. Quando os funcionários recebem mais acesso do que precisam, as organizações ficam vulneráveis a ameaças internas e violações que deixam dados e sistemas confidenciais expostos.
Uma solução de PAM como o KeeperPAM™ ajuda as organizações a evitar movimentos laterais em sua rede, segmentando-os adequadamente e controlando o acesso de usuários, dispositivos e aplicativos com controle de acesso com base em funções (RBAC) e acesso com menor privilégio.
Mantenha o software atualizado
As atualizações de software, firmware e dos dispositivos são essenciais para o fortalecimento da infraestrutura de qualquer organização. Essas atualizações contêm patches que corrigem vulnerabilidades de segurança conhecidas. Quando o software não é atualizado em tempo hábil, os cibercriminosos podem explorar as vulnerabilidades do software para iniciar ataques cibernéticos.
As atualizações devem ser instaladas assim que forem disponibilizadas para evitar que os cibercriminosos explorem vulnerabilidades conhecidas.
Prepare um plano de resposta aos incidentes
Para se preparar para quaisquer possíveis ataques à rede de fornecedores, as organizações devem ter um plano de resposta pronto. Um plano de resposta a incidentes descreve as responsabilidades e procedimentos a serem seguidos no caso de um ataque cibernético ou violação de segurança em uma organização.
Mantenha sua organização protegida contra ataques à rede de fornecedores
Não deixe sua organização ser vítima de um ataque à rede de fornecedores ou de qualquer ataque cibernético. Tenha iniciativa e comece a tomar as medidas necessárias, reduzindo os riscos para que sua organização não tenha que lidar com as consequências.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM hoje mesmo para saber como o Keeper pode ajudar sua organização a reduzir o risco de um ataque à rede de fornecedores.