Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Você pode se proteger contra golpes de vale-presente verificando se há adulterações físicas nos cartões antes de comprá-los e evitando solicitações de compra de vales-presentes como forma de pagamento. Embora os vales-presentes sejam um presente comum que muitos dão uns aos outros, eles também são comumente utilizados por golpistas para ganhos financeiros. De acordo com o Better Business Bureau, os golpes de vale-presente aumentaram em 50% de 2022 para 2023, com perdas totalizando 147 milhões de dólares entre janeiro e setembro de 2023.
Continue lendo para saber como os golpes de vale-presente funcionam, os diferentes tipos desses golpes, como evitá-los e o que fazer ao ser vítima de um.
O que é um golpe de vale-presente e como ele funciona?
Um golpe de vale-presente ocorre quando golpistas roubam e utilizam os fundos de vales-presentes que não compraram, deixando as vítimas sem nada. Dependendo do tipo de golpe de vale-presente, ele pode funcionar de formas diferentes. Por exemplo, alguns golpes de vale-presente envolvem adulteração física, enquanto outros exigem que a vítima envie o número e o código PIN do vale-presente para o golpista por e-mail, mensagem SMS ou chamada telefônica.
Tipos de golpes de vale-presente
Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de golpes de vale-presente.
Esgotamento de vale-presente
O esgotamento de vale-presente ocorre quando golpistas gastam os vales-presentes antes que sejam utilizados pelos proprietários. Eles fazem isso entrando em lojas e roubando números e códigos PIN de vales-presentes que ainda não foram comprados. Embora os números e códigos PIN dos vales-presentes sejam lacrados para que ninguém possa vê-los, golpistas removem os lacres e depois os recolocam para não parecer que foram adulterados.
Quando alguém comprar um vale-presente que teve seu número e código PIN roubados, o golpista já terá utilizado o dinheiro do vale-presente, “esgotando” seus fundos.
Pagamento exigido por meio de vales-presentes
Nesse tipo de golpe de vale-presente, golpistas utilizam phishing para fazer as vítimas comprarem vários vales-presentes como forma de pagamento. O phishing ocorre quando golpistas fingem ser alguém conhecido para manipular as vítimas a fazerem coisas por eles. Por exemplo, um golpista pode fingir ser da Receita Federal e alegar que a vítima está devendo dinheiro. O golpista pode até mesmo ameaçar a vítima com consequências graves, como prisão, caso ela não faça o que está sendo exigido. Depois que o golpista atrai a vítima, ele solicita que ela pague o débito comprando vales-presentes e fornecendo os números e códigos PIN dos cartões.
Se a vítima cair nesse golpe, não haverá como recuperar o dinheiro, pois o “pagamento” terá ocorrido através de vales-presentes não rastreáveis.
Golpe de vale-presente do patrão
Em um golpe de vale-presente do patrão, o golpista utiliza phishing para fingir que é o patrão da vítima. Em alguns casos, o golpista pode até fingir ser o diretor-executivo da empresa onde a vítima trabalha. Normalmente, os golpes de vale-presente do patrão ocorrem por e-mail ou mensagens SMS. O “patrão” dirá algo como, “Quero surpreender os funcionários com vales-presentes de 100 dólares, você pode comprá-los sem contar a ninguém?”. Quando a vítima faz o que foi pedido, é solicitado que ela envie uma foto do recibo do vale-presente comprado e, por fim, o golpista também solicita os números e códigos PIN dos cartões.
Como evitar os golpes de vale-presente
Aqui estão algumas maneiras de evitar e se proteger contra golpes de vale-presente.
Verifique se há adulterações físicas nos vales-presentes antes de comprá-los
O esgotamento de vales-presentes envolve a adulteração física dos cartões, e você deve ficar atento a isso ao comprá-los. Se houver algo de estranho no lacre de um vale-presente, não o compre, pois ele provavelmente foi adulterado. Certifique-se de verificar também se o PIN do vale-presente não está aparecendo. Se o PIN estiver visível, não compre o vale-presente.
Pode ser difícil determinar se os números do vale-presente foram adulterados por um golpista, no entanto, é mais provável que isso ocorra com vales-presentes que ficam acessíveis para qualquer pessoa. Ao optar por comprar um vale-presente físico, compre um que fique próximo ao caixa ou atrás do balcão da loja.
Compre vales-presentes virtuais ao invés de físicos
Os vales-presentes virtuais não correm o risco de serem adulterados fisicamente, protegendo-o contra esgotamento de vales-presentes. A maioria dos varejistas online oferece a opção de comprar vales-presentes virtuais que podem ser enviados para qualquer pessoa por e-mail.
Como precaução de segurança, compre vales-presentes virtuais de varejistas online confiáveis. Comprar vales-presentes virtuais de fontes não confiáveis pode resultar em perda de dinheiro, caso compre de um golpista sem saber.
Evite solicitações de compra de vales-presentes
Uma empresa ou agência governamental legítima jamais solicitará que você compre vales-presentes como forma de pagamento. Qualquer um que solicite a compra de vários vales-presentes como forma de pagamento, ou por qualquer outro motivo, provavelmente é um golpista e você deve evitar se comunicar com ele, especialmente se ele demonstrar urgência e ameaçá-lo com consequências graves.
O que fazer ao cair em um golpe de vale-presente
Ao cair em um golpe de vale-presente, denuncie o golpe à empresa do vale-presente e à Comissão Federal de Comércio (FTC).
- Denuncie o golpe à empresa do vale-presente: embora não haja garantia de que a empresa do vale-presente reembolsará os fundos roubados, informar o que aconteceu com você pode alertá-la quanto ao golpe para que ela notifique outros clientes.
- Denuncie o golpe à FTC: você pode denunciar o golpe à FTC acessando o site reportfraud.gov. A FTC não investiga denúncias individuais, mas ela as utiliza para investigar golpes e fraudes para melhor proteger outras pessoas. É importante denunciar o golpe à FTC para garantir que outras pessoas não sejam vítimas do mesmo golpe.
Evite cair em golpes de vale-presente
Os golpes de vale-presente não ocorrem apenas em épocas de festas, mas durante o ano inteiro, de modo que é importante saber como eles ocorrem e como se proteger contra eles para não perder dinheiro.
Os golpes de vale-presente são apenas um dos muitos golpes que existem atualmente. Saber como identificar um golpista pode ajudá-lo a se proteger contra todos os tipos de golpes. Saiba como identificar um golpista para se proteger contra os golpes mais recentes que atingem pessoas e empresas.