Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Atualizado em 8 de abril de 2025.
Você pode verificar se um link é seguro passando o mouse sobre o link para ver o endereço completo do site (URL) ou usando um verificador de URL. Passar o mouse sobre um link permite visualizar a URL, o que ajuda a detectar endereços de sites suspeitos ou desconhecidos sem realmente clicar neles. Como alternativa, os verificadores de URL analisam links em busca de possíveis riscos de segurança, como malware, que podem comprometer seu dispositivo. Esses métodos podem ajudar a reduzir o risco de clicar em links perigosos que podem colocar suas informações pessoais em risco.
Continue lendo para descobrir quando um link é perigoso e o que fazer se você clicar em um link malicioso.
1. Passe o mouse sobre o link
Uma maneira simples de verificar se um link é seguro é passar o mouse sobre ele. Quando você passa o mouse sobre um link, aparece uma pré-visualização da URL na parte inferior do seu navegador ou em um pequeno pop-up perto do link. Isso permite que você avalie o endereço antes de clicar. Enquanto passa o mouse sobre a URL, preste muita atenção ao nome de domínio para garantir que ele corresponda ao site esperado e não tenha erros ortográficos. Por exemplo: um link afirmando ser “www.amazon.com”, mas mostrando “www.amaz0n.com” na pré-visualização da URL está tentando se passar por um domínio legítimo.

2. Use um verificador de URL
Outra maneira eficiente de verificar se um link é seguro é usar um verificador de URL. Ferramentas como o Relatório de Transparência do Google permitem copiar e colar um link de forma segura. Depois de executar a ferramenta, você receberá um relatório de segurança que informa se a URL contém possíveis riscos de segurança. Muitos verificadores de URL comparam o link com bancos de dados de sites maliciosos e falsificados conhecidos. Eles também podem fornecer uma pontuação de reputação, ajudando você a determinar se o link é confiável com base em quantas pessoas o visitaram ou se outras pessoas o relataram como inseguro.
3. Use um expansor de URL
URLs abreviadas podem esconder seu verdadeiro destino. Para garantir que URLs encurtadas de serviços como bit.ly sejam seguras, use uma ferramenta de expansão de URL. Expandir o link usando uma ferramenta de expansão permite que você veja a URL completa, para que possa verificar sua segurança antes de clicar. Você pode usar ferramentas online como GetLinkInfo e ExpandURL ou extensões de navegador para visualizar URLs encurtadas, identificar redirecionamentos e verificar se há conteúdo malicioso.
Por que devo verificar se um link é seguro?
Cibercriminosos confiam em links maliciosos para roubar seus dados, infectar seus dispositivos com malware ou obter acesso não autorizado a suas contas online. Links maliciosos podem aparecer em e-mails de phishing, mensagens de texto ou até mesmo em ferramentas de busca. Se você receber um link de uma fonte inesperada ou remetente desconhecido, pode ser uma fraude de phishing. Clicar em um link perigoso pode levar a roubo de identidade e contas comprometidas. Ao verificar a segurança de um link, você reduz o risco de se tornar vítima de fraudes de phishing e outros tipos de ataques cibernéticos.
O que fazer se você clicar em um link malicioso
Mesmo após tomar as melhores precauções, sempre há uma chance de você acabar clicando em um link malicioso. Se isso acontecer com você, aja com rapidez para minimizar possíveis danos ao seu dispositivo e informações pessoais.

1. Não insira nenhum dado
Se você acessar um site suspeito, não insira nenhuma informação pessoal, incluindo senhas, detalhes de cartões de crédito e endereços de e-mail. Cibercriminosos visam roubar essas informações criando sites maliciosos verossímeis. Portanto, evite fornecer qualquer coisa que possa comprometer sua segurança e identidade.
Se você reutilizar a mesma senha em várias contas, inserir seus dados em um site malicioso pode ser ainda mais perigoso, porque um cibercriminoso pode usá-los para acessar suas outras contas. Crie uma senha forte e exclusiva para cada uma de suas contas para que uma conta comprometida não leve a mais danos.
2. Não clique em nada no site
Resista à vontade de clicar em pop-ups, anúncios maliciosos, botões ou quaisquer outros elementos em uma página, mesmo que seja para sair. Essas interações podem acionar ações maliciosas, como baixar malware ou redirecioná-lo para sites prejudiciais. Simplesmente feche a página o mais rápido possível.
3. Desconecte-se da internet
Para evitar que softwares maliciosos se espalhem ainda mais no seu dispositivo ou rede, desconecte seu dispositivo da internet. Desligue seu Wi-Fi ou desative temporariamente seus dados móveis para minimizar a quantidade de danos que o malware pode causar.
4. Faça uma varredura no seu dispositivo com um software antivírus
Depois de desconectar seu dispositivo da internet, execute uma varredura completa usando um software antivírus. Isso detectará e removerá quaisquer possíveis malwares, ransomwares e vírus que possam ter sido baixados enquanto você visitou o site malicioso. Certifique-se de que seu programa antivírus esteja atualizado para proteção máxima contra as ameaças cibernéticas mais recentes.
5. Fique de olho nas suas contas
Após fazer uma varredura no seu dispositivo, monitore de perto suas contas financeiras e nas redes sociais em busca de atividades incomuns. Se você inseriu informações pessoais ou credenciais de login no site malicioso, altere suas senhas imediatamente e habilite a autenticação multifator (MFA) em todas as contas.
Mantenha-se protegido contra links maliciosos
Proteger-se contra links maliciosos exige que você se mantenha alerta o tempo todo. Ao passar o mouse sobre links e usar verificadores de URL, você pode minimizar suas chances de ser vítima de ataques de phishing ou infecções por malware. Tenha cautela sobre quais links clica e mantenha seus dispositivos protegidos com softwares antivírus.