O novo aplicativo Senhas da Apple é apenas tão seguro quanto seu próprio dispositivo: ele pode ser acessado usando o código de acesso do seu telefone.
O Keeper divulgou recentemente seu Relatório de Práticas com Senhas nos EUA de 2022, mergulhando profundamente nas práticas com senhas de 2.000 americanos. As descobertas mostram que os americanos continuam a ignorar a higiene de senhas básica e a ceder a golpes, o que os deixa vulneráveis a serem violados e a perderem dinheiro. Continue lendo para saber mais sobre as práticas com senhas dos americanos em 2022.
Americanos estão usando senhas fáceis de adivinhar
Não é surpresa que a negligência dos americanos com senhas decorra do fato de a maioria deles não usar gerenciadores de senhas. Eles estão confiando em si mesmos para criar e lembrar as senhas para cada uma de suas contas — o que os leva a usar senhas fáceis de lembrar, que também são fáceis de adivinhar.
O que estamos vendo é uma atitude descontraída sobre higiene de senhas em meio às gerações mais jovens. 24% dos entrevistados com idades entre 18 e 24 anos estão usando seus aniversários ao criar senhas, enquanto apenas 7% dos entrevistados com idades entre 55 e 64 anos disseram o mesmo.
Americanos estão duplicando senhas
As pessoas não estão apenas utilizando senhas fáceis de adivinhar, mas também estão usando as mesmas senhas para vários sites e aplicativos. O relatório da Keeper descobriu que 56% dos entrevistados usam a mesma senha para várias contas. Os entrevistados estão usando a mesma senha para quatro sites e aplicativos diferentes, em média.
As descobertas demonstram que as gerações mais jovens tendem a reutilizar as mesmas senhas para mais contas do que as gerações mais velhas. Os entrevistados com idades entre 25 e 34 anos usam a mesma senha para cinco sites e aplicativos diferentes, enquanto os entrevistados com mais de 65 anos usam a mesma senha para três sites e aplicativos diferentes.
Americanos estão sendo hackeados devido à má higiene de senhas
Enquanto a higiene de senhas continua a ser negligenciada pelos entrevistados nos EUA, as descobertas também sugerem que os americanos estão sendo hackeados e isso está fazendo com que eles percam dinheiro em alguns casos. O relatório descobriu que 55% dos entrevistados foram vítimas de um ataque cibernético pelo menos uma vez e 18% desses entrevistados disseram que dinheiro foi roubado. Em média, os entrevistados perderam US$ 378.
Quando se trata de mídia social, 32% dos entrevistados disseram que seus logins de mídia social foram roubados. O que é interessante ver é que uma porcentagem maior desses entrevistados estão entre as idades de 18 a 24 anos.
Mesmo sendo hackeados, a maioria dos entrevistados não faz muito para evitar que isso ocorra novamente. Na verdade, 68% dos entrevistados estão preocupados com as consequências de serem hackeados e apenas 33% estão muito preocupados. Embora 15% dos entrevistados tenham dito saber que suas senhas estão na dark web, eles não tomaram medidas para fazer algo a respeito, o que nos leva a questionar o quanto os americanos valorizam suas senhas.
Os americanos valorizam suas senhas?
Como os americanos estão lembrando suas senhas
Sem um gerenciador de senhas, a criação de senhas fortes que são fáceis de lembrar pode ser praticamente impossível. Na verdade, os entrevistados estão esquecendo suas senhas 51 vezes por ano, em média.
Forgetting passwords means having to change your passwords each time you forget them. On average, Americans are changing their passwords 10 times per year, with 11% of respondents having to change their passwords once a month. Constantly forgetting and changing passwords can place all your accounts at risk of becoming compromised and indicates the prevalence of security vulnerabilities. Changing passwords frequently is a security risk because constantly creating passwords on your own means creating bad ones, reusing passwords and also writing them down in order to remember them. Unless you believe your passwords have been compromised, your passwords shouldn’t be changing often.
Então, como exatamente os entrevistados estão escolhendo lembrar e armazenar suas senhas?
Os entrevistados estão confiantes sobre a detecção de ataques cibernéticos
Uma parte de ser ciberconsciente é saber como detectar ataques cibernéticos. Eis o que descobrimos em relação a como os entrevistados dos EUA se sentem sobre conseguir identificá-los.
Os americanos estão implementando a MFA?
A autenticação multifatorial (MFA) adiciona mais segurança às contas nas quais é implementada, mas, apesar desse fato, apenas um em cada seis entrevistados usou essa segunda etapa para proteger suas contas, e eles relatam que consideram difícil.
A dificuldade de utilização da autenticação multifatorial impediu que 20% dos entrevistados a usassem.
Como criar uma segurança de senhas mais forte
As descobertas da Keeper demonstram uma desconexão preocupante entre a importância que as pessoas atribuem às suas senhas e as medidas de segurança que elas tomam para protegê-las. Apesar de atribuir um alto valor às suas senhas, os americanos ainda estão escolhendo protegê-las inadequadamente e utilizando senhas fáceis de adivinhar.
Embora seja fácil ser negligente com a nossa higiene de senhas, os crimes cibernéticos são um problema constante. É fundamental espalhar o conhecimento sobre os métodos básicos e preventivos que podem diminuir a probabilidade de futuros ataques cibernéticos. É simples criar senhas seguras e protegidas com uma solução de gerenciamento de senhas de qualidade e implementando a autenticação multifatorial em cada uma de suas contas.
Um gerenciador de senhas ajuda a criar e lembrar senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas; assim, você não precisa mais passar pelo desgaste de inventá-las. Além disso, a única senha que você precisará lembrar é a senha principal; logo, não há necessidade de escrever todas as suas senhas no papel.