Você pode compartilhar sua senha do Wi-Fi com segurança usando uma senha forte, criando uma rede de convidados, habilitando a criptografia de seu roteador e atualizando
Atualizado em 11 de maio de 2023.
Uma senha segura contém letras, números e caracteres aleatórios com um comprimento mínimo de 16 caracteres. Memorizar senhas fortes é difícil, e é por isso que senhas são frequentemente reutilizadas para várias contas. Embora a reutilização de senhas facilite a lembrança, ela também coloca todas as contas que usam essa senha em risco se um cibercriminoso for capaz de decifrá-la.
Continue lendo para saber como você pode começar a gerar senhas seguras para evitar que seus dados pessoais caiam em mãos erradas.
O que torna uma senha segura?
Uma senha segura deve ser longa e complexa. As senhas seguras devem ter pelo menos 16 caracteres. Elas também devem alternar entre letras maiúsculas e minúsculas, bem como números e símbolos. Mais importante ainda: senhas seguras devem ser exclusivas e nunca devem ser reutilizadas em várias contas.
Quais são os riscos de uma senha fraca?
Senhas fracas são uma séria ameaça à sua segurança online, pois podem ser facilmente quebradas e permitem acesso a importantes informações de identificação pessoal (PII), como sua conta bancária, endereço pessoal e informações de contato.
Estas são algumas das características das senhas fracas:
- Uso de palavras do dicionário, como “senha”, “mesa”, “computador”, etc. Usar palavras do dicionário em suas senhas deixa sua conta vulnerável a ataques de dicionário.
- Uso de caracteres próximos uns dos outros no teclado, como qwerty, 1q2w3 ou 123zxcv. Essas senhas podem parecer seguras, mas podem ser rapidamente quebradas com base em variações de chave sequenciais.
- Senhas contendo 6 caracteres ou menos.
As senhas comprometidas ou fracas causam 80% das violações de dados bem-sucedidas. Senhas são frequentemente a única coisa que protege sua propriedade intelectual, acesso à rede e informações confidenciais.
O uso de senhas fracas e práticas como a reutilização de senhas pode facilitar o acesso de cibercriminosos às suas informações por meio de ataques cibernéticos que utilizam listas de senhas comuns. Aqui estão alguns exemplos de ataques cibernéticos que podem ser eficazes quando não se usa senhas seguras:
Ataque de preenchimento de credenciais
Um ataque de preenchimento de credenciais é quando um cibercriminoso usa um conjunto comprometido de credenciais para tentar obter acesso a várias outras contas. O preenchimento de credenciais é eficaz porque quase dois terços dos usuários da Internet reutilizam suas senhas ou variações de suas senhas em várias contas.
Ataque de força bruta
Um ataque de força bruta é um tipo de ataque cibernético que usa métodos de tentativa e erro para adivinhar credenciais de login, chaves de segurança ou outras informações confidenciais.
Ataque de pulverização de senhas
A pulverização de senhas, também conhecida como ataque de spray de senhas, é quando um atacante usa senhas comuns na tentativa de acessar várias contas em um domínio. Usar uma lista de senhas comuns, como 123456, 111111 e outras, um atacante pode acessar centenas de contas em um ataque se os usuários não tiverem senhas fortes.
Suas práticas de senha são seguras?
Criar uma senha forte pode parecer tedioso, mas é importante garantir que suas senhas sejam exclusivas e seguras. Sempre evite: criar senhas com 6 ou menos caracteres, usar palavras do dicionário ou ter datas importantes dentro da senha – como uma data de aniversário relevante. Não reutilize a mesma senha para logins diferentes, pois isso facilita o comprometimento de várias contas pelos cibercriminosos.
Como gerar uma senha segura
Uma senha segura tem pelo menos 16 caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e pelo menos um caractere especial ($, %, @, #, !). Seguir essas diretrizes o ajudará a garantir que suas senhas sejam seguras.
Para ajudá-lo a aumentar ainda mais a força da sua senha, veja as práticas recomendadas sobre senhas que você deve seguir:
Audite suas senhas
Audite suas senhas a cada 2-3 meses para garantir que todas elas consistem em combinações aleatórias de letras, números e símbolos ou frases não relacionadas.
Altere primeiro as senhas fracas, comprometidas ou recicladas
No passado, dizia-se que um usuário deveria alterar suas senhas pelo menos algumas vezes por ano. No entanto, dependendo das suas práticas atuais com senhas, a frequência de atualização de suas senhas irá variar. Por exemplo, se você tiver senhas fortes e exclusivas para cada conta, só deve alterar sua senha se uma conta for parte de uma violação.
Se você está apenas começando a usar segurança adequada de senhas, deve atualizar todas as suas senhas atuais para que sejam fortes e exclusivas.
Priorize suas contas confidenciais
Contas bancárias e outras contas com informações altamente confidenciais devem ser priorizadas ao atualizar suas senhas para outras mais seguras.
Habilite a autenticação multifatorial
Autenticação multifatorial (MFA) é uma camada extra de segurança que você pode implementar em suas contas. Quando a MFA estiver ativada, você precisará executar uma etapa adicional para verificar sua identidade após inserir seu nome de usuário e senha. Com a MFA, qualquer pessoa que tentar acessar suas contas passará por um processo de autenticação mais extenso do que simplesmente inserir uma senha. Isso é melhor para contas confidenciais, mas você deve usá-la em todas as contas que puder.
Como um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a gerar senhas seguras
Gerar senhas seguras, auditá-las e memorizá-las é extremamente difícil e demorado. O uso de um gerenciador de senhas é útil na criação de senhas fortes e exclusivas em todas as suas contas online. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que ajuda a gerar senhas seguras e armazená-las em um cofre criptografado. Você pode até incluir códigos de MFA com os registros no seu cofre. Com um gerenciador de senhas, a única senha que você precisará lembrar é a senha principal, que atua como a chave para entrar no seu cofre.
Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Gerenciador de senhas do Keeper para começar a gerar e armazenar senhas seguras para cada uma de suas contas.