Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um
Há diferentes medidas a tomar se você caiu em um golpe, dependendo do que o golpe o induziu a fazer. Por exemplo, se você fizer um pagamento a um golpista por acidente, deve entrar em contato com seu banco imediatamente. Se você deu suas credenciais de login a um golpista, deve atualizar suas senhas e habilitar a MFA imediatamente. Se um golpista hackeou seu dispositivo, você deve executar um software antivírus e possivelmente redefinir seu dispositivo para as configurações de fábrica.
Continue lendo para saber mais sobre o que você deve fazer para se manter seguro após ser vítima de um golpe.
Medidas imediatas a serem tomadas após cair em um golpe
Veja algumas medidas imediatas que você deve tomar se tiver sido vítima de um golpe, independentemente do tipo de informações que pode ter fornecido a um golpista.
Congele seu crédito
Congelar seu crédito bloqueia o acesso ao seu relatório de crédito, impedindo que qualquer pessoa possa acessá-lo e abrir novas linhas de crédito em seu nome. Para congelar seu crédito, entre em contato separadamente com cada uma das três agências de crédito: Serasa Experian, Boa Vista e SPC Brasil. Após congelar seu crédito, você poderá descongelá-lo a qualquer momento; apenas precisará passar por um processo de verificação antes que o congelamento possa ser levantado.
Bloqueie seu cartão de débito ou crédito
Bloquear seus cartões de débito e crédito é uma boa medida a ser tomada para garantir a segurança das suas finanças após ser vítima de um golpe. Você pode bloquear seus cartões de débito ou crédito fazendo login no aplicativo móvel do seu banco. Se não souber como bloquear seus cartões, entre em contato com a equipe de suporte ao cliente do seu banco acessando o site oficial.
Altere sua senha e habilite a 2FA
Se você acha que uma de suas contas pode estar em risco de comprometimento por causa de um golpista, é importante atualizar sua senha imediatamente e habilitar a autenticação de dois fatores (2FA). Recomendamos utilizar um gerador de senhas para criar uma senha forte que não possa ser quebrada com facilidade. Embora seja melhor habilitar qualquer tipo de método 2FA do que não ter nenhuma 2FA, recomendamos fortemente utilizar um aplicativo autenticador e evitar receber códigos 2FA por SMS ou email.
O que fazer se você fez um pagamento a um golpista por acidente
Veja o que você deve fazer se fizer um pagamento a um golpista por acidente.
Entre em contato com seu banco ou com o emissor do seu cartão de crédito
Se você fez um pagamento online a um golpista acidentalmente utilizando seu cartão de débito ou crédito, entre em contato com seu banco ou emissor do cartão de crédito imediatamente. Informe que você caiu em um golpe e forneça o máximo possível de detalhes. Isso os ajudará a orientá-lo melhor para que você possa manter suas finanças protegidas. Seu banco ou emissor do cartão de crédito cancelará seu cartão atual e enviará um novo pelo correio.
Fique de olho em atividades suspeitas
Mesmo após entrar em contato com seu banco, ainda é uma boa ideia ficar de olho nas suas contas em busca de atividades suspeitas, como transações que você não fez ou tentativas de login não solicitadas. Quanto mais cedo você notar uma atividade suspeita, mais cedo poderá agir contra ela.
O que fazer se você forneceu suas informações pessoais a um golpista
Veja o que você deve fazer se fornecer suas informações pessoais a um golpista sem saber.
Se você forneceu suas credenciais, atualize suas senhas
Se você inseriu suas credenciais em um site de phishing ou as forneceu para o golpista por email, mensagem SMS ou chamada telefônica, atualize suas senhas imediatamente. Primeiro, atualize a senha das credenciais que forneceu e quaisquer outras credenciais que você acredita que podem estar em risco de comprometimento. Isso é especialmente importante para quaisquer outras contas que utilizem a mesma senha ou uma versão da mesma senha. Para ter mais segurança, habilite a autenticação multifator (MFA) em suas contas. Habilitar a MFA nas suas contas exige a verificação de sua identidade por meio de métodos adicionais, além de seu nome de usuário e senha.
Se você forneceu as informações do seu cartão de crédito, solicite um novo
Se você inseriu as informações do seu cartão de crédito ou débito em um site de phishing ou as forneceu a um golpista por outros meios, será necessário cancelar seu cartão atual e solicitar um novo. Como o golpista terá as informações do seu cartão, a única maneira de evitar que ele possa utilizá-lo é solicitando um novo cartão.
Se você forneceu seu CPF, faça uma denúncia
Se você forneceu seu número de CPF a um golpista, tudo o que estiver associado à sua identidade estará em risco de comprometimento. Denuncie o roubo de seu CPF à Comissão Federal de Comércio (FTC) acessando identitytheft.gov. Congelar seu crédito também é uma medida importante a ser tomada, se você ainda não o fez. Você também pode entrar em contato com a Receita Federal, porque golpistas podem tentar utilizar seu CPF para roubar sua restituição de impostos ou conseguir um emprego. Você pode entrar em contato com a Receita Federal acessando irs.gov/uac/Identity-Protection.
O que fazer se um golpista hackeou seu dispositivo
Veja o que você deve fazer se um golpista hackeou seu dispositivo.
Faça uma varredura no seu dispositivo utilizando um software antivírus
Se um golpista hackeou seu dispositivo, execute um software antivírus. Um software antivírus é um programa que verifica a existência de vírus e malwares em seus dispositivos e os remove. Pode ser necessário redefinir seu dispositivo para as configurações de fábrica ou solicitar que um profissional de TI o examine para que o malware seja completamente removido.
Altere todas as suas senhas
Depois que um golpista hackear seu dispositivo, não há como saber quais informações ele pode ter roubado de você. Se você utilizar um navegador para armazenar senhas, há uma grande chance de o golpista ter obtido acesso a elas. Como precaução de segurança, você deve alterar todas as suas senhas para garantir que suas contas estejam seguras. Se precisar de ajuda para atualizar suas senhas, um gerenciador de senhas dedicado pode ajudá-lo a criar senhas fortes e armazená-las com segurança. A única senha que você precisará lembrar é sua senha principal.
Fique atento a atividades suspeitas nas suas contas
Como mencionado acima, não há como saber o que um golpista pode ter roubado ao obter acesso ao seu dispositivo. Isso significa que você precisará continuar observando suas contas em busca de atividades suspeitas.
Como se proteger contra golpes
Além de saber o que fazer após um golpe, também é importante saber como se proteger contra golpes no futuro. Veja o que recomendamos.
Antes de atender uma solicitação, confirme a identidade da pessoa
Ao receber uma solicitação para fornecer qualquer tipo de informações pessoais em um email, mensagem direta, mensagem SMS ou chamada telefônica, é sempre melhor confirmar a identidade da pessoa antes de optar por atender a solicitação. Por exemplo, se você receber uma mensagem SMS alegando ser um membro da família e ele estiver solicitando o envio de dinheiro, não o faça imediatamente. Entre em contato com o membro da família por outro método e pergunte se ele enviou a solicitação. Se a resposta for não, bloqueie o número que enviou a mensagem SMS.
Não clique em links ou anexos suspeitos
Muitos golpistas utilizam links e anexos maliciosos para fazer com que suas vítimas revelem informações privadas ou infectar seus dispositivos com malwares. Você nunca deve clicar em links ou anexos de remetentes desconhecidos, especialmente se não souber se são seguros.
Sempre utilize seu cartão de crédito em compras online
Comprar qualquer coisa online pode ser arriscado, e é por isso que é melhor pagar apenas por itens e serviços com um cartão de crédito, e não um cartão de débito. Os cartões de crédito fornecem aos usuários uma melhor proteção contra fraude. Se você cair em um golpe no qual fez pagamentos online, utilizar um cartão de crédito significa que provavelmente receberá seu dinheiro de volta.
Utilize um gerenciador de senhas para fazer login em contas
Um gerenciador de senhas é uma solução de segurança cibernética que ajuda os usuários a gerar, armazenar e compartilhar senhas. Os gerenciadores de senhas são ótimos para se proteger contra golpes online porque podem ajudá-lo a identificar sites de phishing. Ao criar um registro no seu cofre de senhas, o nome de usuário, a senha e o endereço do site são salvos. Isso permite que o gerenciador de senhas preencha automaticamente suas credenciais quando você faz login em um site ou aplicativo no qual tem uma conta. Se você acessar uma página de login projetada para parecer legítima, mas na verdade for um site de phishing, o gerenciador de senhas não preencherá automaticamente suas credenciais. Isso impede que você forneça suas credenciais de login a um golpista por acidente.
Mantenha-se protegido contra golpistas
Enquanto houver internet, também haverá golpistas. É importante entender como se proteger contra golpes comuns e o que deve fazer em um cenário no qual você cai em um golpe por acidente. Além de saber o que fazer, você também deve investir em ferramentas que facilitam sua proteção online. Por exemplo, um software antivírus e gerenciadores de senhas são ferramentas nas quais você deve considerar investir para se proteger online.
Deseja saber como um gerenciador de senhas pode proteger você e seus dados mais importantes? Comece hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.