Um aplicativo autenticador é um método de autenticação multifator (MFA) que adiciona uma camada extra de segurança às suas contas online. O Keeper® pode substituir o
Há um desafio de TI tão antigo quanto o software como serviço (SaaS) que existe em todos os cantos de uma organização: ter um único fornecedor de tecnologia ou várias soluções? Em algumas organizações, é o que acontece com os gerenciadores de senhas.
E como as funcionalidades de software variam, há razões convincentes que levam uma organização a ter uma única solução ou mais de uma.
Neste blog, analisaremos por que os gerenciadores de senhas devem ser implementados com uma abordagem corporativa e como as equipes de TI podem capacitar suas organizações para unificar a proteção das senhas em uma plataforma.
Solução única versus várias soluções
Uma única e uniforme solução de gerenciamento de senhas pode preencher o maior número de necessidades de funcionalidade em uma organização, ou satisfazer as opiniões mais fortes na sala. No entanto, se a solução não for abrangente, pode deixar alguns grupos carentes de funcionalidades críticas.
Então, por que não usar vários fornecedores? Isso certamente pode satisfazer departamentos e equipes individuais. No entanto, satisfazer todos os envolvidos significa uma despesa extra — e inconsistências no processo, controle e relatórios.
O debate sobre soluções únicas versus várias pode pesar para alguns softwares, como soluções de processamento de texto. Mas os gerenciadores de senhas, como as políticas de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) que aplicam, são de escala corporativa.
Uma solução de gerenciamento de senhas deve cobrir todos os usuários, aplicativos e dispositivos.
Por que as organizações têm várias soluções implantadas
Primeiro, vamos examinar algumas razões comuns pelas quais as organizações usam vários gerenciadores de senhas, e por que essas razões não se sustentam diante de uma análise.
Opiniões fortes e falta de adesão
A falta de adesão da alta administração ou da cultura organizacional, combinadas com opiniões fortes que trabalham para minimizar as preocupações dos funcionários de TI e segurança, podem resultar na falta de autoridade do TI para impor decisões importantes. Isso inclui estabelecer uniformidade no gerenciamento de senhas e outros softwares críticos.
Em outras palavras, se o Bob do Financeiro ama o Gerenciador de Senhas A, mas a Suzy do Marketing está acostumada com o Gerenciador de Senhas B, e a Diretoria adotou uma atitude “cada um cuida do seu” sobre o uso de software, a TI não tem onde se apoiar. Bob e Suzy terão permissão para continuar usando o software de que gostam, e talvez alguém na equipe de vendas prefira outro gerenciador de senhas, e ele também poderá continuar usando esse software.
Não é difícil imaginar como “Use o que quer que funcione” pode rapidamente sair do controle, especialmente porque a maioria das organizações usa mais de 100 aplicativos SaaS hoje em dia.
Os usuários finais adoram as soluções antigas
Isso geralmente está relacionado aos problemas com opiniões fortes e falta de adesão.
Antes do gerenciamento de senhas corporativas se tornar uma prioridade, departamentos individuais ou unidades de negócios podem ter adotado soluções diferentes de forma independente para gerenciar suas senhas. Pior ainda, algumas dessas soluções podem ser altamente inseguras, incluindo gerenciadores de senhas integrados em navegadores, planilhas e até mesmo notas adesivas.
Os seres humanos são naturalmente resistentes a mudanças. Quando uma equipe usa uma solução específica há anos, a perspectiva de mudar para outra ferramenta pode parecer assustadora. No entanto, é difícil ignorar os benefícios de longo prazo de ter uma única solução — desde segurança mais forte e relatórios de conformidade eficientes até uma melhor alocação de recursos de TI, além de facilitar a colaboração dos funcionários.
Temores sobre ficar preso a fornecedores e as vulnerabilidades de segurança
Em alguns casos, as organizações preferem usar várias soluções por medo de ficarem presas ao fornecedor. Elas têm medo de que, se usarem apenas uma solução, será quase impossível mudar e ficarão casados com esse fornecedor para sempre. No entanto, desde que um fornecedor escolhido permita uma exportação fácil de senhas, ficar preso não é um problema.
Além disso, algumas empresas e até mesmo líderes de TI podem temer as implicações de segurança de usar apenas um gerenciador de senhas, especialmente diante das violações recentes. Em alguns casos, uma organização pode manter suas credenciais em uma solução e seus códigos de backup, respostas a perguntas de segurança e assim por diante, em uma solução diferente.
A lógica delas é que, se um gerenciador de senhas for violado, a organização terá pelo menos a proteção de outro gerenciador de senhas. No entanto, a coexistência de vários gerenciadores de senhas em uma organização não oferece necessariamente mais proteção e, na verdade, pode-se dizer que degrada a segurança.
Todo programa SaaS que uma organização adiciona ao seu ambiente de dados é mais um ponto de extremidade potencial para um ator de ameaças explorar. Quanto mais coisas os usuários finais de gerenciadores de senhas tiverem que fazer, mais provável será que alguém, em algum ponto ao longo da linha, cometa um equívoco.
As organizações são tão vulneráveis quanto seus pontos de extremidade desprotegidos. Em combinação com a arquitetura de segurança da solução específica e a capacidade da equipe de TI de aplicar políticas fortes, a adoção de um único gerenciador de senhas pelos funcionários é uma garantia muito mais forte para a segurança corporativa.
Os benefícios de segurança de ter um único gerenciador de senhas
Mesmo quando se coloca de lado considerações sobre a segurança subjacente de soluções individuais, que devem ser uma prioridade em qualquer processo de aquisição de TI, ainda há várias razões pelas quais usar uma única solução de gerenciamento de senhas em toda a empresa é muito superior do que unir várias soluções.
Visibilidade e controle de TI
De acordo com o Relatório de Investigações sobre Violação de Dados da Verizon, 74% dos ataques envolvem o elemento humano — senhas, segredos e credenciais roubadas ou fracas. Nas organizações digitais modernas, todo usuário final precisa acessar softwares, o que significa que todos precisam usar senhas. Portanto, o gerenciamento de identidade e acesso deve ser holístico e uniforme em toda a empresa.
Uma única solução de gerenciamento de senhas unifica a visibilidade e permite que as equipes de TI auditem senhas a partir de uma plataforma.
Várias soluções fragmentam o monitoramento em diferentes funcionalidades e plataformas, que às vezes são incompatíveis umas com as outras. A compatibilidade entre sistemas, ou a falta dela, torna difícil para a TI conciliar dados de diferentes gerenciadores de senhas e avaliar riscos de forma holística.
Higiene de segurança dos funcionários
Da mesma forma que ter vários gerenciadores de senhas fragmenta a visibilidade vertical das equipes de TI, também prejudica sua missão de proteger a organização garantindo a adesão dos funcionários às políticas de senhas.
Sem um padrão para gerenciamento de senhas que a TI possa reforçar, geralmente com a ajuda do RH (recursos humanos), a organização corre o risco de ataques cibernéticos relacionados a senhas e possivelmente não estar em conformidade com a HIPAA, o GDPR e outros padrões regulatórios e do setor.
Uma única solução de gerenciamento de senhas centraliza o controle dos hábitos e comportamento relacionados a senhas, permitindo que os administradores de TI garantam que todos os funcionários estejam usando senhas fortes e exclusivas em todas as contas; habilitando a autenticação multifator (MFA) onde quer que seja compatível e respeitando outras políticas de segurança.
Conformidade e relatórios
A capacidade de auditar e controlar eficientemente o acesso a credenciais e informações confidenciais é fundamental para manter a conformidade e evitar violações. Uma única solução simplifica a conformidade com regulamentações como HIPAA, FedRAMP, StateRAMP, ISO 27001, PCI DSS, GDPR e Sarbanes-Oxley (SOX), que exigem relatórios de controle de acesso.
Várias soluções exigem que as equipes de auditoria e finanças reconciliem diferentes métodos de armazenamento e relatórios de dados. Com o aumento dos gastos com conformidade regulatória, bem como o trabalho remoto adicionando complexidade à conformidade e expandindo as superfícies de ataque das organizações, um processo de auditoria eficiente é mais importante do que nunca.
Ciência forense de um único ponto de vista
Se um incidente de segurança ocorrer, os analistas forenses precisam recriar as cronologias do evento para entender como o ator malicioso atacou a organização. Contas de nível inferior comprometidas, como contas de mídia social, geralmente fornecem um ponto de entrada para os cibercriminosos ganharem mais privilégios após entrar.
Semelhante ao processo simplificado para auditorias de controle e conformidade de TI, uma única solução de gerenciamento de senhas centraliza os cronogramas dos eventos e remove os padrões isolados para relatórios.
Os benefícios para os negócios de usar um gerenciador de senhas corporativo
Além das considerações de segurança, há muitos benefícios para os negócios ao optar por apenas um gerenciador de senhas. Uma única solução também oferece uma opção muito mais econômica, compatível e responsiva para proteger senhas e informações confidenciais.
Economia de custos com uma única solução
Muito provavelmente será mais econômico para uma empresa comprar software com um fornecedor, em vez de vários. E considerando que, no geral, os orçamentos de TI diminuirão em termos reais em 2023, os CFOs e líderes de TI podem recorrer a gerenciadores de senhas — entre outros softwares — para consolidar a funcionalidade e controlar gastos.
Maior capacidade de suporte para os usuários finais
Um gerenciador de senhas deve reduzir o número de tickets relacionados a senhas que chegam ao atendimento do TI, mas, inevitavelmente, alguns funcionários ainda precisarão de assistência. Com apenas um gerenciador de senhas e um conjunto de funcionalidades para os administradores de sistema dominarem, uma equipe de TI pode dedicar mais tempo a projetos internos que impulsionam os negócios.
Responsividade dos fornecedores
Semelhante a simplificar o suporte interno com apenas uma ferramenta, ter apenas uma única solução fornece um único ponto de contato externo para apoiar a adoção de um gerenciador de senhas pelos funcionários. Ao integrar novos usuários a uma solução, ter um único ponto de contato com o fornecedor pode ajudar a coordenar a implantação em uma organização.
Como incentivar uma iniciativa corporativa pelo gerenciamento de senhas
Por causa do preço, da usabilidade e da segurança, as organizações funcionariam melhor usando um único gerenciador de senhas do que com várias soluções diferentes e incompatíveis.
Alguns funcionários podem resistir diante da sugestão de fazer a transição para um único gerenciador de senhas. Porém, uma estratégia corporativa para gerenciamento de senhas — apoiada por uma única ferramenta — promete maior eficiência, colaboração e segurança.
Com a maioria dos ataques cibernéticos resultantes de senhas, credenciais e segredos roubados, fracos e reutilizados, a segurança organizacional garante a proteção da empresa. Os departamentos de TI e conformidade precisam de uma única solução para conceder visibilidade e controle prontos sobre seus sistemas e dados críticos.
Pronto para unificar o gerenciamento de senhas na sua organização? Fale com um de nossos especialistas em segurança cibernética sobre uma implantação coordenada do Keeper Password Manager hoje.