Um gerador de senhas é uma ferramenta on-line que cria automaticamente senhas fortes e aleatórias com o clique de um botão. Para criar senhas únicas, um
Atualizado em 15 de junho de 2023.
Se você possui um dispositivo móvel, provavelmente usa um PIN para desbloqueá-lo ao invés de uma senha. Mas o que exatamente é um PIN e por que é diferente de uma senha?
As principais diferenças entre um PIN e uma senha são que há maior flexibilidade ao criar senhas, e os PINs são geralmente vinculados aos dispositivos que os utilizam, enquanto as senhas não.
Continue lendo para saber mais sobre PINs e senhas, e o que os torna diferentes.
O que é um PIN?
PIN significa número de identificação pessoal (do inglês, Personal Identification Number). Os PINs funcionam de forma semelhante às senhas, pois são utilizados para verificar se um usuário tem acesso permitido a contas, dispositivos e dados. Geralmente, um PIN consiste em quatro a oito números, embora variações possam incluir letras. No entanto, um PIN de quatro dígitos é o mais utilizado e considerado padrão para a maioria das aplicações, porque o homem que inventou o caixa eletrônico na década de 1960 dizia que sua esposa não conseguia se lembrar de mais de quatro números.
O uso de PINs cresceu com a popularidade dos dispositivos móveis. Inserir senhas longas é difícil com uma tela de toque, de modo que o PIN oferece uma experiência mais rápida e fácil. Há muitas maneiras de implementar PINs, mas a mais comum é vincular o PIN a um ativo físico específico, como um computador, cartão de crédito, celular ou aplicativo móvel. A maioria de nós teve o primeiro contato com PINs ao usar um cartão em um caixa eletrônico pela primeira vez. Nesse caso, o PIN é uma forma de Autenticação de dois fatores (2FA). O cartão físico é o primeiro fator e o PIN fornece um nível adicional de verificação, demonstrando que o portador do cartão está autorizado a utilizá-lo.
O que é uma senha?
Senhas são uma sequência de caracteres que utilizam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. As senhas oferecem maior liberdade para criar combinações únicas de caracteres e torná-las tão longas quanto quiser. No entanto, devido ao tamanho e à complexidade necessários para uma senha ser forte, são mais difíceis para os usuários lembrarem. Geralmente, isso leva as pessoas a usar as mesmas senhas ou variações da mesma senha em várias contas. Quanto menos aleatória, única e longa for a senha, mais fácil será para um cibercriminoso quebrá-la.
PIN versus senha: qual é mais seguro?
A maioria das pessoas considera que uma senha é mais segura que um PIN por causa do tamanho e da complexidade. No entanto, aplicativos que permitem o uso de PINs são considerados mais difíceis para cibercriminosos quebrarem. Um PIN de quatro números tem apenas dez mil combinações possíveis, e você pode pensar que seria fácil para um cracker de senhas superar, mas não é.
Por um lado, os PINs quase sempre exigem entrada manual de dados. Utilizar um teclado para tentar um ataque de força bruta, no qual um cibercriminoso utiliza tentativa e erro para descobrir uma senha, frustraria rapidamente os malfeitores. A maioria dos sistemas que utilizam PIN também especificam um número máximo de tentativas antes de serem bloqueados. Por exemplo, o iPhone da Apple permite apenas seis chances de inserir um PIN de seis dígitos. Depois disso, o celular é desativado. Se a configuração “Apagar dados” estiver habilitada no seu iPhone, todos os dados do celular são apagados após 10 tentativas incorretas. No Windows, você pode escolher quantas tentativas incorretas são permitidas. Se um usuário acabar excedendo o valor limite de bloqueio que você definiu, sua conta será bloqueada automaticamente.
Digamos que você definiu as tentativas de login incorretas para quatro. Dadas quatro tentativas de autenticar contra a possibilidade de dez mil códigos, o intruso tem apenas 0,04% de chance de sucesso. É por isso que algumas pessoas dizem que a segurança do PIN, na verdade, é melhor que a segurança da senha. No entanto, tudo isso depende de como você define o limite de bloqueio.
Apenas porque um é potencialmente mais seguro que o outro, não significa que você pode ou deve eliminar completamente as senhas. O que você deve fazer é tornar seus PINs e senhas os mais seguros quanto possível.
Como proteger seus PINs e senhas
Aqui estão algumas dicas para tornar seus PINs e senhas seguros.
Protegendo seus PINs
É importante entender que, embora os PINs sejam considerados mais seguros do que as senhas, eles exigem o mesmo nível de cuidado que as senhas. Infelizmente, muitas pessoas simplesmente escolhem os primeiros números que vêm à mente. Uma pesquisa conduzida pelo SANS Institute revelou que os PINs “1234”, “1111” e “0000”, juntamente a 17 combinações semelhantes, representaram quase 26% de todos os PINs de quatro dígitos que analisaram.
Ao criar um PIN, evite utilizar combinações que possam ser facilmente adivinhadas ou pesquisadas, como os últimos quatro dígitos do seu CPF, seu número de telefone ou o dia e o mês do seu aniversário. Se quiser utilizar um número fácil de lembrar, tente um número de telefone antigo que não pode mais ser rastreado até você.
Se os serviços online que você utiliza oferecem a opção de adicionar um PIN para complementar seu nome de usuário e senha, recomendamos que você o utilize.
Protegendo suas senhas
Ao criar senhas, é melhor contar com um gerador de senhas para gerá-las para você. Para uma senha ser segura, ela deve:
- Ter pelo menos 16 caracteres
- Incluir números
- Incluir letras maiúsculas e minúsculas
- Incluir símbolos
- Não incluir informações pessoais
- Não incluir palavras comuns do dicionário
Provavelmente, você tem várias contas que precisa proteger com senhas fortes, o que significa que será impossível lembrar-se de todas elas. Recomendamos utilizar um Gerenciador de senhas para lembrar-se de todas as suas senhas para você. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que ajuda a gerar, gerenciar e armazenar com segurança todas as suas senhas e informações confidenciais. A única senha que você deverá lembrar é a senha principal, que é a senha necessária para acessar o seu cofre.
PINs e senhas são vitais para a segurança cibernética
PINs e senhas são utilizados como formas de verificar se uma pessoa que está acessando uma conta ou um dispositivo é o seu verdadeiro proprietário. Ambos são importantes para manter suas contas seguras, mas depende de você utilizá-los corretamente para ter a melhor proteção, o que significa torná-los os mais seguros quanto possível. Como torná-los seguros significa não utilizar qualquer informação pessoal, lembrar de todos eles por conta própria será impossível. No entanto, você pode utilizar um gerenciador de senhas para armazenar seus PINs e senhas, mantendo-os seguros.
Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Gerenciador de senhas Keeper para ver como um gerenciador de senhas armazena com segurança seus PINs, senhas e muito mais.