Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Atualizado em 10 de abril de 2025.
Um aplicativo autenticador é um método de verificação de identidade seguro e fácil que gera códigos numéricos que você insere junto com suas credenciais para acessar uma conta. Especialistas recomendam usar a autenticação multifator (MFA) em todas as contas onde ela estiver disponível para aumentar a segurança e proteger melhor seus dados. Um aplicativo autenticador é uma maneira gratuita, simples e segura de utilizar a MFA, e a maioria das contas com configurações de segurança oferece essa opção.
Continue lendo para obter detalhes sobre como os aplicativos autenticadores funcionam e como usá-los.
Como funcionam os aplicativos autenticadores
Aplicativos autenticadores funcionam com base no modelo de verificação de senhas de uso único baseadas em tempo (TOTP). Veja uma explicação detalhada de como isso funciona:
- Configuração: quando você habilita a MFA, o servidor da conta gera uma chave secreta, mostrada como um código QR. Você escaneia com seu aplicativo autenticador, que armazena a chave com segurança.
- Segredo compartilhado: o servidor e seu aplicativo agora compartilham a mesma chave secreta. Nunca mais é enviado pela internet e permanece privado.
- Geração de códigos: o aplicativo usa a chave secreta e a hora atual para gerar um código de 6 dígitos que é atualizado a cada 30-60 segundos usando o algoritmo TOTP.
- Processo de login: quando você faz login, insere seu nome de usuário, senha e o código mostrado no aplicativo.
- Verificação do servidor: o servidor usa a mesma chave e hora atual para gerar seu próprio código. Se seu código coincidir, você recebe acesso. Caso contrário, o acesso é negado.
Aplicativos autenticadores são seguros?
Aplicativos autenticadores são seguros porque mantêm o código local no seu dispositivo e usam criptografia para proteger a chave secreta armazenada. Isso significa que os códigos não são transmitidos pela internet, o que os torna resistentes a métodos de ataque comuns, como phishing, clonagem de SIM e ataques man-in-the-middle (MITM). Além disso, como os códigos são redefinidos a cada 30 ou 60 segundos, é extremamente difícil para cibercriminosos roubá-los ou reutilizá-los.
Alguns aplicativos autenticadores, como Authy e Microsoft Authenticator, oferecem recursos como trava biométrica para proteger seu aplicativo autenticador com uma camada extra de segurança.
O que considerar ao escolher um aplicativo autenticador
Nem todos os aplicativos autenticadores são iguais em sua criação. É importante pesquisar antes de escolher um para garantir que ele se adapte às suas necessidades. Veja algumas perguntas para se fazer ao escolher um aplicativo autenticador:
- O aplicativo criptografa suas chaves secretas e dados de backup?
- Você pode bloquear o aplicativo com Face ID, impressão digital ou um PIN?
- O aplicativo pode gerar códigos sem acesso à internet?
- O aplicativo oferece uma maneira fácil e segura de recuperar o acesso no caso de você perder seu dispositivo?
💡Você sabia? Alguns gerenciadores de senhas como o Keeper têm suporte integrado para geração de códigos 2FA. Isso permite que você gerencie suas senhas e códigos de autenticação em um só lugar, o que pode ajudar você a se manter organizado e simplificar logins.
Como configurar e usar um aplicativo autenticador
Veja como você pode configurar com facilidade e começar a usar seu aplicativo autenticador:
- Escolha seu aplicativo autenticador. Recomendamos usar um gerenciador de senhas, mas você tem algumas opções diferentes para escolher. Escolha o que for mais fácil para você usar e baixe o aplicativo no seu celular.
- Solicite um código QR da sua conta. Isso geralmente pode ser encontrado nas configurações de segurança da conta que deseja proteger, nas opções de MFA.
- Leia o código QR com o aplicativo autenticador. O aplicativo utiliza a câmera do dispositivo ou uma função de captura de tela para ler o código QR.
- Tudo pronto! Agora que seu aplicativo autenticador está configurado, você pode usá-lo para fazer login na sua conta. Você faz isso inserindo o código de 6 dígitos exibido no aplicativo depois de inserir seu nome de usuário e senha. O código muda a cada 30 segundos, por isso certifique-se de inseri-lo rapidamente antes que ele expire. Se o código corresponder ao gerado pelo servidor, você terá acesso.
Use aplicativos autenticadores para fortalecer suas contas
Aplicativos autenticadores são altamente seguros e fáceis de configurar e usar. Recomendamos fortemente o uso de um aplicativo autenticador para MFA. O Keeper Password Manager possui uma funcionalidade de aplicativo autenticador integrada diretamente no aplicativo, simplificando sua segurança cibernética e facilitando a proteção das suas contas.
Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para ver como podemos tornar sua vida online mais segura.