As principais ameaças cibernéticas enfrentadas pelo setor industrial são ransomwares, ataques à cadeia produtiva, ameaças internas, phishing e ataques de engenharia social. Em 2023, o setor
A tecnologia de criptografia é vital para compartilhar informações com segurança pela internet. Estima-se que 1,145 trilhão de MB de dados são criados todos os dias, e a criptografia evita que informações confidenciais sejam interceptadas, lidas ou alteradas por destinatários errados.
Não tem certeza do que é criptografia ou como ela funciona? Continue lendo para saber mais sobre criptografia de dados, sua finalidade e seus benefícios.
O que é criptografia de dados?
Na segurança cibernética, a criptografia de dados é a conversão de dados de um formato legível para texto cifrado, que consiste em blocos de caracteres aleatórios que nem leitores humanos nem computadores conseguem entender até que sejam descriptografados usando uma chave de criptografia, uma sequência aleatória de bits usada para descriptografar os dados de volta à sua forma original.
O objetivo da criptografia é garantir que dados confidenciais não sejam roubados, lidos ou alterados por um usuário não autorizado. Os dados devem ser criptografados tanto em trânsito (por exemplo, credenciais de login sendo transmitidas por meio de um formulário de login) quanto em repouso (por exemplo, e-mails na sua caixa de entrada).
Qual é a finalidade da criptografia de dados?
A criptografia de dados ajuda a garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade de dados em repouso e em trânsito. Isso é comumente conhecido como a tríade CID:
- Confidencialidade — A confidencialidade de dados se concentra nos esforços de uma organização para garantir que os dados só possam ser visualizados por partes autorizadas. Por exemplo, nos Estados Unidos, as regulamentações da HIPAA estipulam que apenas certas pessoas, em circunstâncias específicas, podem visualizar os registros de saúde de pacientes.
- Integridade — A integridade de dados se concentra em garantir que os dados sejam precisos, completos e consistentes. Em outras palavras, não foram alterados ou excluídos por uma parte não autorizada. Por exemplo, quando você envia um e-mail, as medidas de integridade de dados garantem que não seja interceptado e alterado ao longo do caminho.
- Disponibilidade — A disponibilidade de dados se trata de garantir que os dados estejam disponíveis para os usuários finais que precisam deles, quando forem necessários. Por exemplo, um médico deve ser capaz de acessar os registros de saúde de um paciente, conforme necessário.
Os dados criptografados podem ser hackeados?
Teoricamente, é possível hackear dados criptografados. No entanto, fazer isso é incrivelmente difícil e requer muito tempo, esforço, conhecimento técnico e potência de processamento. A maneira mais fácil de “hackear” dados criptografados é comprometer a chave de descriptografia, e é por isso que é tão importante que os usuários armazenem suas chaves de descriptografia com segurança e as compartilhem apenas com destinatários autorizados.
Tipos comuns de criptografia de dados
Os dois principais tipos de criptografia amplamente utilizados hoje são a criptografia simétrica e a criptografia assimétrica (também conhecida como criptografia de chave pública).
Criptografia simétrica
Na criptografia simétrica, a mesma chave criptográfica é usada para criptografar uma mensagem de texto simples e descriptografar o texto cifrado. Uma pessoa que queira transferir a chave para outro destinatário deve encontrar um método de entrega seguro para fazer isso.
Criptografia assimétrica
A criptografia assimétrica usa um par de chaves. Uma chave é usada para criptografia, enquanto outra é usada para descriptografia. Uma chave é chamada de chave privada e deve ser mantida em segredo pelo proprietário. A outra chave é a chave pública, e é compartilhada livremente com destinatários autorizados. A criptografia assimétrica torna muito difícil para um usuário não autorizado acessar os dados criptografados, pois só podem ser descriptografados com a chave privada correspondente.
Algoritmos de criptografia
Alguns dos algoritmos de criptografia mais populares incluem:
- AES — O Padrão de Criptografia Avançado (AES) é amplamente considerado o nível mais forte de criptografia disponível hoje. É virtualmente inquebrável e é o padrão de criptografia atual para a maioria dos fins de segurança de TI governamentais e do setor privado. Em 2001, o AES foi selecionado como padrão de segurança do governo dos EUA. O Keeper usa AES-256 bit como parte de seu modelo de segurança de criptografia multicamadas.
- Triple DES — Oficialmente conhecido como Algoritmo de Criptografia de Dados Triplo (TDEA ou Triple DEA), o Triple DES foi criado como uma alternativa ao algoritmo de Criptografia de Dados Padrão (DES) original, que os invasores cibernéticos eventualmente aprenderam a quebrar. Ele não é mais considerado forte o suficiente para a criptografia moderna e foi substituído pelo AES.
- RSA — O RSA é um algoritmo de criptografia de chave pública e é considerado o padrão para criptografar dados enviados pela Internet. O RSA é um algoritmo assimétrico e usa um par de chaves: uma chave pública para criptografar uma mensagem e uma chave privada para descriptografá-la.
Benefícios do uso da tecnologia de criptografia para proteção de dados
O objetivo fundamental da criptografia de dados é evitar que usuários não autorizados acessem dados confidenciais em repouso e em trânsito. No entanto, além de garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados, a tecnologia de criptografia oferece outros benefícios:
Conformidade com os regulamentos de proteção de dados
Muitas estruturas de conformidade regulatórias e industriais exigem que as organizações criptografem dados em repouso e em trânsito. Por exemplo, a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde, mais conhecida como HIPAA, exige que os provedores de saúde criptografem informações de saúde eletrônicas protegidas (ePHI).
Embora o GDPR não exija especificamente que as organizações criptografem dados de consumidores, o Artigo 32 (1) do GDPR exige que os controladores e processadores de dados “implementem medidas técnicas e organizacionais apropriadas para garantir um nível de segurança apropriado ao risco”. Portanto, se uma organização não criptografar seus dados e uma violação ocorrer, ela corre o risco de ser penalizada pelas autoridades de proteção de dados da UE por não tomar medidas “adequadas” para evitar violações de dados.
Proteção do trabalho remoto
A criptografia adiciona uma camada de segurança de dados aos atuais locais de trabalho distribuídos. De acordo com o Relatório do Censo dos EUA de 2022 da Keeper, 40% dos entrevistados destacaram o trabalho remoto e híbrido como um dos principais problemas de segurança cibernética. Com o influxo de trabalhadores remotos e nômades digitais, as organizações devem adotar as principais práticas de higiene de segurança cibernética para funcionários remotos.
Maior confiança do consumidor
A segurança é uma prioridade máxima quando as organizações avaliam fornecedores de software como serviço (SaaS). Os dados de clientes foram listados como a principal prioridade de criptografia entre as empresas pesquisadas no Relatório de Tendências Globais de Criptografia de 2021 da Entrust. No entanto, apenas 42% dos entrevistados usam criptografia para proteger os dados de seus clientes.
Como a Keeper protege os dados com criptografia AES de 256 bits
O Keeper é um provedor de segurança de conhecimento zero e confiança zero que usa criptografia AES de 256 bits para proteger os dados contra ameaças cibernéticas. Organizações como bancos e governos usam a criptografia AES, pois é considerada virtualmente inquebrável. Isso garante que nossos clientes aproveitem os mais altos níveis de segurança de dados disponíveis hoje.
Registre-se para a sua avaliação comercial gratuita de 14 dias para ver como o Keeper pode proteger você e a sua organização contra violações de dados e ataques cibernéticos. Entre em contato com um membro da nossa equipe para obter mais informações sobre como nossos serviços podem proteger as senhas, segredos e conexões da sua empresa com segurança de confiança zero e conhecimento zero.