Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Um clonador de cartões de crédito é um dispositivo que é conectado por um malfeitor a um leitor de cartões real. Os clonadores são comumente utilizados por cibercriminosos em caixas eletrônicos não bancários, como bombas de combustíveis em postos. A maioria dos clonadores instalados em bombas de combustíveis são colocados fora da visão do administrador do posto. Malfeitores utilizam clonadores para copiar as informações do cartão de débito ou crédito da vítima para que possam cometer fraude ou criar cartões falsificados para vender na dark web. Uma das maneiras de verificar se há clonadores é puxando a abertura do cartão de crédito. Geralmente, o clonador sairá com facilidade. Se você descobrir um clonador, denuncie às autoridades e entregue-o a elas.
Continue lendo para saber como os clonadores de cartões de crédito funcionam e como identificá-los para evitar que as informações do seu cartão de crédito sejam roubadas.
Clonador de cartões de crédito tipo skimmer versus shimmer: qual é a diferença?
A principal diferença entre um clonador tipo skimmer e um tipo shimmer é que o primeiro é colocado por cima de um leitor de cartões e lê apenas a tarja magnética (a faixa preta na parte de trás do cartão) ao passar o cartão. Os shimmers são colocados dentro dos leitores de cartões. Os shimmers são dispositivos muito finos em comparação com skimmers e não podem ser vistos por fora. Ao contrário do skimmer, o shimmer funciona apenas quando uma pessoa insere o cartão no leitor, uma vez que ele copia o chip de um cartão de débito ou crédito para roubar suas informações.
Embora os skimmers e shimmers funcionem de formas diferentes, o objetivo é o mesmo: copiar e roubar as informações do cartão de crédito ou débito de alguém e utilizá-las para fins maliciosos.
Como os skimmers de cartões de crédito funcionam
O skimmer funciona quando um malfeitor o conecta a um leitor de cartões. Quando uma vítima desliza o cartão no leitor para fazer uma compra, o skimmer copia o cartão ao mesmo tempo em que o pagamento é realizado. A transação da vítima é realizada normalmente, de modo que ela pode nem sequer notar que o cartão foi clonado até que seja tarde demais.
Quando o skimmer copia o cartão de crédito de uma vítima, ele rouba as seguintes informações:
- Nome do titular do cartão
- Número do cartão
- Data de validade
- Código de verificação do cartão (CVC)
Após essas informações serem clonadas, elas são enviadas para o malfeitor via Bluetooth. Dessa forma, o malfeitor pode fazer o que quiser com as informações roubadas do cartão.
O que pode acontecer se meu cartão de crédito for clonado?
Se o seu cartão de crédito for clonado, as informações roubadas podem ser utilizadas para cometer fraudes, roubar sua identidade ou criar cartões falsificados.
Seu cartão pode ser utilizado para cometer fraudes de cartão de crédito
Uma fraude de cartão de crédito ocorre quando uma pessoa não autorizada utiliza as informações do seu cartão de crédito ou débito para fazer compras sem sua permissão. Se você não perceber a fraude de cartão de crédito imediatamente, o malfeitor poderá esgotar o seu cartão, o que pode afetar sua pontuação de crédito e as coisas que poderá comprar no futuro.
Sua identidade pode ser roubada
A fraude de cartão de crédito pode ser apenas o começo. Agora que um malfeitor tem seu nome completo, ele pode pesquisar mais informações sobre você. Se um malfeitor coletar informações suficientes sobre você, estará correndo o risco de ter sua identidade roubada. Pode demorar muito para se recuperar de um roubo de identidade, dependendo dos danos causados pelo malfeitor.
Cópias falsificadas do seu cartão de crédito ou débito podem ser criadas
Alguns malfeitores podem utilizar as informações clonadas do seu cartão para criar cartões falsificados. Um cartão falsificado é criado quando malfeitores fazem cópias do seu cartão utilizando as informações roubadas do cartão. Isso é possível porque, quando um cartão é clonado, os malfeitores podem copiar os dados da tarja magnética do cartão e replicá-los em outro cartão.
Cartões falsificados permitem que malfeitores façam compras utilizando as informações do seu cartão, online e pessoalmente. Alguns malfeitores chegam até mesmo a vender cópias do seu cartão para outras pessoas na dark web para obter lucro.
Como detectar um clonador de cartões de crédito
Aqui estão quatro maneiras de detectar clonadores de cartões de crédito.
1. Verifique se há um lacre de segurança violado
Muitos postos de gasolina agora colocam lacres de segurança no painel das bombas. Quando esse lacre é violado, ele mostra a palavra “violado”. Ao observar que o lacre de segurança de uma bomba de combustível parece ter sido violado, não a utilize. A Comissão Federal de Comércio (FTC) disponibilizou uma imagem mostrando um lacre de segurança violado. É possível saber se um lacre de segurança foi violado caso esteja rompido no meio ou mostre a palavra “violado”.
2. Verifique se há desalinhamentos
Os clonadores tipo skimmer são colocados por cima dos leitores reais, de modo que podem ser notados ao observar atentamente. Se o leitor ou terminal de cartões parecer desalinhado, pode ser que haja um skimmer conectado a ele fazendo parecer que o leitor está fora do lugar. Ao observar qualquer tipo de desalinhamento em um leitor ou terminal de cartões, é melhor não utilizá-lo até que tenha investigado mais a fundo.
3. Agite o leitor de cartões
Um leitor de cartão de um caixa eletrônico ou posto de gasolina nunca deve se mover quando agitado, caso contrário, pode ser que haja um skimmer conectado a ele. Antes de inserir ou deslizar seu cartão em um leitor, agite-o para verificar se ele é seguro. Se o leitor de cartão se mover, não o utilize e procure uma bomba de combustível ou um caixa eletrônico diferente.
4. Compare com outros leitores de cartões
Caso esteja em um posto de gasolina, compare os leitores de diferentes bombas antes de inserir ou deslizar seu cartão na bomba que planeja utilizar. Isso pode ajudar a determinar se um dos leitores de cartões é diferente dos outros e se deve ou não utilizá-lo nessa bomba de gasolina.
Como evitar clonadores de cartões de crédito
A melhor maneira de evitar clonadores de cartões é utilizar o recurso de aproximação do seu cartão de crédito ou débito. A maioria dos cartões de crédito e débito agora possui um recurso chamado pagamento por aproximação, que permite aproximar o cartão ao fazer compras, ao invés de inserir ou deslizar o cartão.
Você também pode evitar pagar com seu cartão físico e utilizar o Google Pay ou o Apple Pay para fazer compras online ou pessoalmente. Essas opções permitem fazer compras sem expor as informações do seu cartão, e com o pagamento por aproximação, basta aproximar seu celular ao pagar.
Os pagamentos por aproximação utilizando seu cartão ou celular funcionam apenas nas maquinetas compatíveis, de modo que você ainda terá que detectar clonadores de cartões ao comprar em locais que não suportem o pagamento por aproximação.
Cuidado com os clonadores de cartões de crédito
Os clonadores de cartões de crédito podem colocá-lo em risco de diversos tipos de roubo de identidade, mas principalmente, de fraudes de cartões de crédito. É preciso saber identificar os clonadores para proteger seu dinheiro e sua identidade contra roubo.
Se acreditar que foi vítima de uma fraude de cartão de crédito devido a um clonador, saiba quais medidas tomar imediatamente para proteger você e seu crédito.