Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Uma chave de segurança de hardware, também conhecida simplesmente como chave de segurança, é uma forma física de autenticação que fornece acesso a sistemas, aplicativos e contas. As chaves de segurança de hardware são frequentemente usadas como uma segunda forma de autenticação ou como um método de autenticação multifator (MFA, Multi-Factor Authentication).
Continue lendo para saber mais sobre chaves de segurança de hardware e as vantagens e desvantagens de usá-las.
Como funcionam as chaves de segurança de hardware
Para entender como as chaves de segurança de hardware funcionam, primeiro você precisará saber como a chave é registrada. Ao comprar sua chave de segurança, primeiro você precisará encontrar um aplicativo ou serviço que suporte a chave. Ao fazer isso, você acessará as configurações de segurança do aplicativo e navegará até onde estiver escrito “Autenticação de dois fatores”. Uma vez lá, você deve ter a opção de registrar sua chave de segurança. Dependendo do dispositivo que estiver usando, você inserirá ou tocará na chave.
Depois que sua chave de segurança for registrada, você poderá usá-la como um método de autenticação adicional ao seu nome de usuário e senha. Ao fazer login em uma conta, você inserirá seu nome de usuário e senha como de costume e, em seguida, será solicitado que você toque ou insira sua chave no seu dispositivo para autenticar quem você é.
Por que usar uma chave de segurança de hardware?
As chaves de segurança de hardware são consideradas uma das formas mais fortes de 2FA ou MFA. As chaves de segurança se enquadram no tipo de fator de autenticação “algo que você tem”, porque são objetos físicos que você possui. Outros fatores de autenticação incluem “algo que você sabe”, como uma senha ou “algo que você é”, como o Face ID. Como você é a única pessoa que tem acesso à chave de segurança, o potencial de um cibercriminoso obter acesso a uma de suas contas sem ela é mínimo.
Vantagens de usar uma chave de segurança de hardware
Aqui estão algumas vantagens de usar chaves de segurança de hardware.
Eles são convenientes de usar
As chaves de segurança são um dos métodos de 2FA mais convenientes, assim como a autenticação biométrica. Ao contrário de senhas de uso único (OTP) ou senhas de uso único baseadas em tempo (TOTP), tudo que o usuário precisa fazer para autenticar sua identidade com uma chave de segurança é tocá-la ou inseri-la em seu dispositivo.
Com um código OTP, um usuário teria que solicitar um código, verificá-lo e digitá-lo. Da mesma forma, com um código TOTP, um usuário teria que verificar seu código no aplicativo autenticador e digitá-lo antes de fazer login em uma conta com sucesso.
À prova de phishing
Como as chaves de segurança são objetos físicos que você possui, é quase impossível que os cibercriminosos obtenham acesso a elas. Mesmo que um cibercriminoso comprometesse seu nome de usuário e senha por meio de táticas de engenharia social, ele não poderia fazer login em suas contas sem a sua chave de segurança.
Desvantagens de usar uma chave de segurança de hardware
Aqui estão algumas desvantagens de usar chaves de segurança de hardware.
Nem todos os aplicativos e sites são compatíveis com elas
Há um número limitado de aplicativos e sites que atualmente oferecem suporte a chaves de segurança como uma forma de autenticação.
Alguns dos aplicativos que oferecem suporte a chaves de segurança de hardware incluem:
- Microsoft
- Amazon
- Okta
O cenário de segurança cibernética está sempre mudando, portanto, é provável que mais aplicativos permitam chaves de segurança como uma opção de autenticação em um futuro próximo.
Elas são caras
As chaves de segurança de hardware, ao contrário de outros métodos de autenticação, não são gratuitas. O preço de uma chave de segurança pode variar de apenas US$ 20 a US$ 75. Para aproveitar ao máximo seu investimento, você precisará garantir que possa usar a chave de segurança em todos os seus dispositivos e na maioria dos aplicativos que você usa regularmente.
Podem ser perdidas ou extraviadas
Como as chaves de segurança são objetos físicos e são pequenas, sempre há a possibilidade de você perder ou esquecer onde estão. Por exemplo, você pode usar sua chave de segurança para o trabalho e esquecê-la em casa ao ir para escritório.
Então, o que acontece se você perder ou esquecer sua chave de segurança?
O que acontece se eu perder ou esquecer minha chave de segurança?
Se você perder sua chave de segurança ou simplesmente esquecê-la, a maioria dos aplicativos e serviços oferece uma maneira alternativa de autenticar sua identidade. No entanto, é importante notar que cada aplicativo tem sua própria política quando se trata de perder sua chave de segurança.
Por exemplo, alguns aplicativos podem permitir que você use outro método de autenticação para fazer login se você já o tiver configurado. Mas cada aplicativo ou serviço é diferente. Por isso, é melhor verificar as políticas que estão em vigor.
O Keeper oferece suporte a chaves de segurança de hardware?
Sim, o Keeper Security oferece suporte às chaves de segurança Yubikey FIDO2 e WebAuthn com conectores lightning ou NFC (Near Field Communication). O NFC permite que os usuários toquem em suas chaves de segurança sem precisar inseri-las em seus dispositivos.
Depois que uma chave de segurança for registrada no seu Keeper Vault, você poderá usá-la como um método de autenticação adicional, fornecendo à sua conta uma camada extra de proteção.