Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Se seu ID da Apple foi hackeado, algumas medidas imediatas que você pode tomar incluem redefinir sua senha e configurar a autenticação de dois fatores (A2F). Você também deve considerar colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito. Um alerta de fraude é útil porque exige que credores passem por medidas adicionais para garantir sua identidade no caso de quem hackeou seu ID da Apple estar planejando abrir um crédito em seu nome. Verifique as informações pessoais da sua conta e remova dispositivos desconhecidos do seu ID da Apple. É muito perigoso que seu ID da Apple seja hackeado, porque um hacker pode obter acesso ao seu conteúdo pessoal, incluindo, mas não se limitando a, suas mensagens privadas, fotos, localização e métodos de pagamento.
Continue lendo para saber as indicações comuns de um ID da Apple hackeado, o que você deve fazer se seu ID da Apple foi hackeado e como evitar que seu ID da Apple seja hackeado no futuro.
Sinais de que seu ID da Apple foi hackeado
Se você suspeitar que seu ID da Apple foi hackeado, veja alguns indícios claros de que sua conta está comprometida.
Você não consegue fazer login no seu ID da Apple
Uma das maneiras mais fáceis de saber que seu ID da Apple pode estar comprometido é se você não conseguir fazer login na sua conta. Se você tentar fazer login com sua senha e a Apple informar que está incorreta, há uma alta chance de que o hacker tenha alterado sua senha após obter acesso à sua conta para bloqueá-lo. Isso também é conhecido como um ataque de roubo de conta, que é um tipo de roubo de identidade no qual um cibercriminoso assumirá o controle da sua conta e se passará por você.
Seu dispositivo está bloqueado
Se outra pessoa tiver acesso à sua conta do ID da Apple, seu dispositivo pode ter sido bloqueado pelo hacker. Um hacker também pode colocar seu dispositivo no Modo perdido, o que impediria que você o usasse, porque o hacker marcou seu dispositivo como perdido ou roubado. Ser bloqueado do seu dispositivo quando ele está em sua posse é um indicador forte de que seu ID da Apple foi hackeado.
Você recebe um e-mail da Apple dizendo que alguém fez login na sua conta
Quando sua conta do ID da Apple é hackeada, você pode receber um e-mail da Apple dizendo que seu ID da Apple foi usado para fazer login em outro dispositivo. Essa mensagem informará a data, hora e o tipo de dispositivo (iPhone 13, iPad, Mac, etc.) no qual seu ID da Apple foi usado para fazer login. Se você comprou recentemente um novo dispositivo e usou seu ID da Apple para fazer login, pode ignorar esse tipo de mensagem com segurança. No entanto, se você não fez login no dispositivo mencionado no e-mail, esse é um sinal de que outra pessoa fez login com suas credenciais do ID da Apple em outro dispositivo.
Você é notificado que seu e-mail e número de telefone associados foram alterados
Todo ID da Apple é criado com um endereço de e-mail e um número de telefone. Se você receber uma notificação de que seu endereço de e-mail ou número de telefone foi alterado sem seu conhecimento, esse é um sinal de que sua conta foi hackeada. Semelhante ao exemplo acima, a Apple enviará um e-mail dizendo que as informações do seu ID da Apple foram atualizadas. Se você não fez essas alterações na sua conta do ID da Apple, sua conta provavelmente foi comprometida por um indivíduo não autorizado.
Você recebe uma notificação de alteração de senha
Se você receber uma notificação pop-up pedindo que você altere ou redefina sua senha do ID da Apple, provavelmente é um golpe. Essas notificações são causadas por alguém que sabe seu endereço de e-mail e número de telefone, mas não sua senha. O hacker espera que, ao clicar no pop-up falso da Apple, você “redefina sua senha do ID da Apple”, o que o ajudaria a quebrar a senha da sua conta do ID da Apple.
Você vê cobranças desconhecidas na App Store e no iTunes
Outra pessoa pode ter acesso à sua conta do ID da Apple se você começar a notar cobranças desconhecidas da App Store ou do iTunes. Por exemplo, se você usa outro serviço de streaming para reproduzir música como o Spotify ou o Pandora, mas vê uma cobrança na sua conta do iTunes por um álbum, saberá que essa atividade de compra não foi sua. Ao notar uma cobrança desconhecida na App Store ou no iTunes, você pode concluir que sua conta do ID da Apple foi hackeada.
Você percebe fotos, mensagens e aplicativos desconhecidos
Alguns de nós temos centenas, se não milhares de fotos e vídeos em nossos rolos de câmera, mas se você notar conteúdo desconhecido nos seus aplicativos, é provável que seu ID da Apple tenha sido hackeado. Você também pode ver mensagens que não enviou ou itens que foram excluídos por outra pessoa. Atividades como essa são uma indicação clara de que alguém além de você tem acesso ao seu ID da Apple e, portanto, suas informações privadas.
Os detalhes da sua conta foram modificados
Outro sinal de que sua conta do ID da Apple foi hackeada é se os detalhes da sua conta foram modificados por outra pessoa. Por exemplo, um hacker pode alterar seu endereço de cobrança, data de nascimento ou nome no seu ID da Apple. Se você notar essas alterações e ainda tiver acesso à sua conta, tome medidas seguindo as etapas abaixo imediatamente.
O que fazer se seu roteador for hackeado
Embora seu ID da Apple ser hackeado possa ser assustador e perigoso, há várias medidas que você pode tomar para proteger suas informações privadas.
Tente fazer login na sua conta
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer quando suspeita que seu ID da Apple foi hackeado é ver se você pode fazer login na sua conta do ID da Apple.
Se você não puder fazer login na sua conta, inicie uma redefinição de senha
Após concluir que você está bloqueado da sua conta do ID da Apple, você pode iniciar uma redefinição de senha acessando iforgot.apple.com. Isso deve permitir que você redefina sua senha, mas se isso não funcionar, você precisará entrar em contato com o Suporte da Apple. Lembre-se que o Suporte da Apple pode apenas responder suas perguntas sobre esse processo, mas eles não têm acesso para verificar sua identidade na sua conta do ID da Apple. Se você não puder fazer login na sua conta do ID da Apple após essas etapas, precisará criar um novo ID da Apple.
Se você puder fazer login, atualize imediatamente sua senha
Se você puder fazer login na sua conta do ID da Apple, altere sua senha imediatamente. Se você estiver alterando sua senha no seu iPhone ou iPad, acesse Configurações, [seu nome], Login e segurança e Alterar senha. Digite sua senha atual, insira uma nova senha e toque em Alterar para concluir essa atualização. O mesmo processo se aplica a usuários de Mac, exceto que antes de redefinir sua senha do ID da Apple, você deve inserir a senha usada para desbloquear seu computador.
Ao alterar sua senha do ID da Apple, você deve criar uma senha forte e exclusiva. Você pode fazer isso usando um gerador de senhas, que usará critérios que você escolher, como tamanho do caractere, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para criar uma nova senha. Senhas fortes são compostas por pelo menos 16 caracteres, e usar uma combinação aleatória dos critérios acima tornará muito mais difícil para cibercriminosos acessarem sua conta.
Configure a autenticação de dois fatores (A2F)
Se você ainda tiver acesso à sua conta do ID da Apple, habilite a autenticação de dois fatores (A2F). A A2F é uma medida de segurança que força você a usar um método de autenticação adicional para acessar uma conta. Além do seu nome de usuário e senha, quando você tiver a A2F configurada, um usuário precisará de outra forma de autenticação, como um PIN, código de um aplicativo autenticador ou reconhecimento facial. Sem essa forma adicional de autenticação, um usuário não poderá entrar na sua conta, mesmo que tenha seu nome de usuário e senha.
Para fazer isso no seu iPhone ou iPad, acesse Configurações, [seu nome], Login e segurança, toque em Ativar a autenticação de dois fatores e siga as instruções na tela.
Remova dispositivos desconhecidos do seu ID da Apple
Você deve remover dispositivos que não reconhece se ainda tiver acesso à sua conta do ID da Apple, porque o hacker pode ter feito login no seu ID da Apple a partir de um de seus dispositivos. Usuários de iPhone e iPad podem fazer isso acessando Configurações, [seu nome], e depois rolando para baixo para selecionar o dispositivo para ver seus detalhes. Na parte inferior da próxima tela, toque em Remover da conta e confirme após ler a mensagem que aparece.
Verifique as informações pessoais da sua conta do ID da Apple
Você deve verificar se as informações pessoais da sua conta do ID da Apple estão corretas. Você pode fazer isso no seu Mac acessando o menu da Apple (o símbolo da Apple no canto superior esquerdo da sua tela), Configurações do sistema, [seu nome] e Informações pessoais. Aqui, você pode ver sua foto associada à sua conta do ID da Apple, seu nome e sua data de nascimento. Verifique se um hacker não alterou essas informações; se essas informações mudaram, altere-as de volta para suas próprias informações.
Coloque um alerta de fraude no seu relatório de crédito
Independentemente de você ter acesso à sua conta do ID da Apple, se você sabe que foi hackeada, considere colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito. É uma boa ideia fazer isso, porque há uma boa chance de quem hackeou sua conta do ID da Apple ter obtido suas informações pessoais de seus métodos de pagamento. Um hacker pode usar essas informações pessoais para se passar por você e roubar sua identidade. Para colocar um alerta de fraude, entre em contato com uma das três principais agências de crédito (Experian, TransUnion ou Equifax).
Se você armazena senhas no iCloud Keychain, atualize todas elas
Se você salva suas senhas regularmente no seu iCloud Keychain, certifique-se de atualizá-las, porque o hacker pode ter comprometido suas senhas. Embora o iCloud Keychain possa ser conveniente quando você deseja armazenar uma senha de um site instantaneamente, ele não é seguro porque um hacker que obtém acesso à sua conta do ID da Apple poderá ver todas as suas senhas salvas no seu iCloud Keychain. Ao atualizar suas senhas, certifique-se de não reusar a mesma senha em várias contas e, em vez disso, crie senhas com pelo menos 16 caracteres. Idealmente, uma senha forte contém uma combinação de números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas.
Como evitar que seu ID da Apple seja hackeado
Felizmente, há algumas coisas fáceis que você pode fazer para estar preparado e evitar que seu ID da Apple seja hackeado.
Use uma senha forte e exclusiva
A maneira mais importante de proteger sua conta do ID da Apple é usar uma senha forte e exclusiva. Você pode criar uma senha forte usando um gerador de senhas ou um gerador de frases de passe, que são ferramentas que geram senhas aleatoriamente com base nos seus critérios selecionados. Escolha quantos caracteres você deseja que sua senha ou frase de passe tenha, e selecione se deseja letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. As frases de passe são mais seguras do que senhas, porque geralmente são mais longas e mais complexas, tornando-as mais difíceis de serem quebradas por cibercriminosos. Embora sejam inteiramente aleatórias, palavras (frases de passe) são mais fáceis de memorizar do que uma sequência de letras aleatórias, números e símbolos (senhas).
Habilite a autenticação multifator (MFA)
Ative a autenticação multifator (MFA) na sua conta do ID da Apple. Ter mais de uma maneira de verificar sua identidade é crucial para proteger sua conta do ID da Apple no caso de um hacker saber seu nome de usuário e senha. Por exemplo, se você tiver a MFA habilitada, um hacker precisaria saber sua resposta a uma pergunta de segurança, receber um código de um aplicativo autenticador, verificar sua impressão digital ou estar em uma localização geográfica definida para acessar sua conta do ID da Apple.
Tenha cautela com emails ou mensagens SMS que afirmam ser da Apple
Sempre verifique e-mails e mensagens SMS que afirmam ser da Apple para certificar se é a empresa oficial que envia mensagens para você. Hackers podem se passar pela Apple como parte de um golpe de phishing, no qual um hacker espera enganá-lo para você acreditar que é realmente a Apple, para que forneça suas informações pessoais.
Por exemplo, na imagem acima, um hacker está tentando fazer com que seu alvo clique no link na mensagem alegando que seu ID da Apple foi bloqueado. Essa tentativa de phishing atrai o destinatário dessa mensagem para clicar no link e potencialmente compartilhar informações privadas com alguém que finge ser da Apple. Certifique-se de não clicar em links suspeitos e verificar novamente o endereço de e-mail do remetente se você receber um e-mail como esse.
Mantenha o software do seu dispositivo atualizado
Fique em sintonia com as atualizações de software mais recentes para todos os seus dispositivos e certifique-se de manter seus dispositivos na versão mais recente do software. Isso é importante porque cada atualização de software vem com novas funcionalidades de segurança, correções de bugs e desempenho aprimorado. Se seus dispositivos não se mantiverem atualizados, há um risco maior de eles permanecerem desprotegidos contra ameaças e ataques cibernéticos, como malwares. Malwares são softwares que podem infectar seu dispositivo por meio de e-mails de phishing, sites falsos ou baixar de fontes de terceiros. Quando um dispositivo é infectado por malwares, um cibercriminoso pode acessar suas informações privadas e roubar sua identidade.
Mantenha seu ID da Apple protegido contra hackers
Agora você sabe os sinais comuns de uma conta do ID da Apple hackeada, o que fazer se seu ID da Apple for comprometido e como proteger sua conta do ID da Apple de ser hackeada. Embora não haja garantias de que seguir essas etapas manterá sua conta do ID da Apple segura para sempre, você pode estar preparado usando senhas fortes, habilitando a MFA e permanecendo cauteloso com mensagens da Apple.
Crie e armazene sua senha com segurança para sua conta do ID da Apple e qualquer outra conta ao iniciar hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.